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Recrutador x Candidato

Relação que pode dar certo

 

O que o Recrutador espera do Candidato? O que o Candidato espera do Recrutador?

Por Redação MN

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A entrevista de emprego é um dos momentos mais importante de um processo seletivo. É nessa ocasião que candidatos e empresas têm a oportunidade de avaliarem e desenvolverem conhecimentos mútuos. O sucesso de uma seleção se dá sob a responsabilidade do entrevistador e do entrevistado. Quantos profissionais não possuem receio em relação ao recrutador, e tem muitas expectativas de como ele conduzirá o processo seletivo, qual abordagem ele adotará na entrevista e qual deverá ser a sua melhor postura diante dele.

E o recrutador o que espera de um futuro funcionário da empresa? Primeiro que entenda a descrição da vaga que está sendo ofertada e que tenha a maioria das habilidades exigidas e seja capaz de responder a algumas perguntas, como: Por que você acha que se encaixa nesta vaga? Você é capaz de dedicar o tempo exigido? Você concorda com a localização? Espera  também que o candidato esteja disponível, saiba bem dos seus objetivos , seja cortês e mostre interesse pelo trabalho.

Portanto, a preparação ajuda o candidato e o recrutador a definirem as expectativas corretas, sem que ninguém perca tempo. Algumas recomendações valem a pena serem analisadas:

RECRUTADOR -  Ao passar a proposta da vaga para o candidato seja claro, objetivo e procure detalhar as informações do cargo. Quanto mais informações você passar, melhor para o candidato que se sentirá mais seguro, e melhor para você que não perderá tempo entrevistando candidatos que não tenham interesse na vaga ou que estão fora do perfil, colabore com o candidato, seja cordial e demonstre simpatia.

Em todas as etapas do processo seletivo dê informações ao candidato, fale sobre o que será feito, como você estará o avaliando e como será conduzida a seleção (se haverá entrevista individual, dinâmica de grupo, avaliação psicológica e entrevista com o gestor). Esta sua atitude deixará o candidato mais preparado, motivado e possivelmente você não correrá riscos dele desistir da vaga no meio da seleção.

E por fim e não menos importante, no término da seleção dê  também um retorno para os candidatos que não foram aprovados. Este papel é extremamente importante, é sinal de que você se preocupa com eles e de que os respeita.

CANDIDATO -  Antes de aceitar o convite para entrevista, pergunte ao recrutador sobre a vaga. Evite perder tempo em entrevistas que não são do seu interesse, colabore com o entrevistador, seja paciente e demonstre empatia.

Mostre ao recrutador as suas habilidades e conhecimentos relevantes; demonstre segurança sobre seus objetivos, concentre-se nos motivos pelos quais você deve ser qualificado para o trabalho e mostre o quanto você é bom no que faz.

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Atenção

Para não se atrasar, usar roupas inapropriadas, exagerar no currículo, mentir, falar mal das empresas anteriores e para não manter o celular ligado.

Cuidado

Com tirar fotos na recepção

Se você chegou cedo à entrevista, não use o tempo extra  para alimentar suas redes sociais. Ficar usando o celular durante a espera não causa uma boa impressão. Folheie seu currículo ou converse com a recepcionista, se for o caso, ou apenas observe o ambiente.

 

O ideal é aliar as boas ações de Recrutador x Candidato durante o processo seletivo, de modo que o resultado final seja a satisfação de ambos.

Muitas empresas, restaurantes, serviços de alimentação realizam o processo de seleção por competências, ou seja, busca-se identificar as entregas esperadas pelo profissional à organização e não somente as tarefas que irá desenvolver. Para os profissionais não é diferente, eles procuram empresas que possuem capacidade de proporcionar crescimento e resultado para sua carreira. Desta forma, para o sucesso de ambos é crucial que a instituição apresente uma imagem séria, assertiva e confiante. Assim, além de conquistar um novo colaborador, a empresa irá motivar o candidato a obter os resultados esperados.

 

Boa sorte e sucesso!

 

Estamos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.

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Por Dentro da Notícia



Para Refletir

França irá banir copos e talheres descartáveis

A medida que proíbe utensílios descartáveis de plástico valerá a partir de 2020, de acordo com François Hollande

 

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Copo plástico (iStock/Getty Images)


A França irá se tornar o primeiro país do mundo a banir venda de copos, pratos e utensílios de plástico descartáveis, em uma lei que entrará em vigor em 2020. Serão aceitas exceções para itens fabricados com pelo menos 50% de materiais biodegradáveis, parcela que aumentará para 60% em janeiro de 2025.

De acordo com presidente François Hollande, a proibição é parte de um esforço maior para “fazer da França uma nação exemplar em termos de redução na emissão de gases, diversificação do modelo de energia e uso de fontes renováveis”. Nem todos, porém, concordam com a boa intenção do governo Hollande. Empresários do ramo alegam que a medida viola leis da União Europeia, além de regras de proteção de fabricantes.

Apoiadores da causa pediram que a proibição fosse aplicada já a partir de 2017, mas a ministra do meio-ambiente francês, Ségolène Royal, afirmou que o ato seria “antissocial”, já que algumas famílias de baixa renda dependem deste tipo de utensílio. Segundo o governo, com o prazo modificado para 2020, há tempo para os fabricantes se adaptarem.

A nova regra é uma adição ao ato de Transição de Energia para o Crescimento Verde, uma extensa regulamentação aprovada no ano passado na França.

 

E você, o que acha?

Fonte: Veja

Economia

Setor de alimentação fora de casa registra crescimento

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Fast food ainda é a principal opção do brasileiro que come na rua

 

A economia em recessão, o desemprego elevado e o pessimismo do consumidor ao longo de 2016 não foram impeditivos para que o setor de alimentação fora de casa registrasse um crescimento de 7,8% no número de transações, na comparação com 2015. O faturamento total do segmento expandiu 5,2% no mesmo período. É o que mostra o Índice de Desempenho Foodservice (IDF), divulgado nesta quinta-feira (16/03), em São Paulo, pelo Instituto de Foodservice Brasil, que reúne empresas fornecedoras, prestadoras de serviços e operadoras (como restaurantes, lanchonetes e padarias) do setor.

Uma análise mais detalhada, entretanto, diminui o entusiasmo sobre os números de 2016. A queda do PIB impactou o desempenho de estabelecimentos que estão no mercado há mais de um ano, pois o faturamento se manteve estável, com uma leve alta de 0,3%. A projeção do instituto para 2017 é uma elevação de 10,7% nas receitas.

Além disso, o estudo apresenta uma radiografia da alimentação do brasileiro na rua em 2016. Foram gastos R$ 184 bilhões, crescimento de 3% em relação a 2015, enquanto o valor médio do ticket subiu 8%, de R$ 12 para R$ 13. Porém, o número de visitas aos estabelecimentos caiu 4% – de 15 bilhões para 14 bilhões.

Fast Food é o preferido dos brasileiros

Os estabelecimentos fast food são os preferidos dos brasileiros que precisam comer fora de casa e representam 48% do setor. 72% de todos os que optaram por uma refeição rápida, escolheram padarias, lanchonetes, restaurantes por quilo e o comércio ambulante, sendo que 85% do consumo foi feito em estabelecimentos independentes, enquanto 15% aconteceu em redes de lanchonete e padarias.

Fonte: Forbes Brasil

Economia

E-commerce vira alternativa e empresas investem em negócios diferenciados

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De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, mais de 11,2 milhões de internautas usaram a rede para vender algum produto. Para driblar a crise e o desemprego, que atinge 12 milhões de pessoas no Brasil segundo o IBGE, muitos passaram a oferecer serviços inusitados para se diferenciar da concorrência e conseguir faturar uma renda extra nesse período. Atualmente, é possível encontrar desde roupas e livros no universo online, até pratos de camarão congelados.

De olho nesse mercado, muitas redes tradicionais viram que a internet seria uma oportunidade para conseguir aumentar o faturamento e decidiram se lançar no e-commerce, como é o caso da rede Vivenda do Camarão. Conhecida como a maior rede de franquias com pratos à base de camarão e frutos do mar do Brasil, a Vivenda lançou sua microfranquia, a Vivenda em Casa. Com investimento inicial de apenas R$30 mil, o modelo de negócio permite que o franqueado trabalhe em casa vendendo pratos prontos congelados, sobremesas e até frutos do mar in natura para o consumidor final, restaurantes, hotéis, bares e empresas. O projeto, incrementou em receita, mais de R$500.000,00 para a rede.

“Uma das vantagens da venda direta, ou seja, sem intermediários, é a diminuição dos encargos adicionados ao produto em cada etapa da cadeia. Os itens serão comercializados em média 20% mais baratos aos consumidores finais. Os clientes tradicionais, donas de casas e de estabelecimentos menores poderão consumir produtos de excelente qualidade por um preço abaixo do praticado pelo mercado. Com isso, queremos aumentar o consumo per capita dos frutos do mar de maneira geral”, afirma Fernando Perri, presidente da rede.

Para atender a essa nova demanda, a Vivenda do Camarão estruturou nos últimos anos o Centro de Distribuição, além de aumentar a capacidade produtiva e preparar a parte operacional e logística da empresa para o projeto. “Todas as etapas foram pensadas para que o preparo, armazenamento e entrega sigam à risca as rigorosas políticas aplicadas em nossa linha de produção. Os camarões da marca não possuem conservantes químicos e tóxicos, populares por causar alergia em consumidores, além de aplicação da tecnologia Cook Chill, onde os produtos são submetidos à cocção, acondicionados ainda quentes e fechados hermeticamente em embalagens resistentes à passagem de gases, por exemplo”, diz Perri.

Fonte: Site Encontre sua Franquia

FOOD SERVICE
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GRSA

Empresa: GRSA

Produto: Soluções em Alimentação

Telefone: (11) 2135-3000
Endereço: Rua Manuel da Nóbrega, 676 - Paraíso, São Paulo

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fornecedor

Tetra Pak

Empresa: Tetra Pak

Produto: Equipamento de Embalagem

Telefone: (11) 5501-3200
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 4777, São Paulo

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Fornecedor

Bauducco

Empresa: Bauducco

Produto: Ind. Alimentos

Telefone: (11) 2142-9400
Endereço: R. Endres, 861-Vila Itapegica, Guarulhos-SP

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Marketing

Foco no Food Service
Linha de Atomatados Cargill ganha embalagem sachê para Food Service
As marcas Elefante, Pomarola e Tarantella ficam ainda mais versáteis para atender o segmento de Food Service
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A Cargill apresenta novidades para a categoria de atomatados ampliando o portfólio e deixando a linha ainda mais completa, robusta e pronta para atender todas as necessidades, tanto no food service como no varejo. Agora as marcas Elefante, Pomarola e Tarantella, referência em extrato e molhos de tomate, estão disponíveis a partir de abril também nas embalagens de sachê 1,02 kg e 2 kg.

Considerada prática, econômica e segura a embalagem do formato sachê já tem grande representatividade no mercado de Food Service. Na categoria molhos, essa embalagem é líder absoluta no momento da escolha e no segmento extrato tem a mesma representatividade que a tradicional embalagem lata (Nielsen C&C, 2016).

“O mercado de atomatados no food service está migrando para a embalagem sachê pela versatilidade e praticidade e nossos produtos não poderiam ficar de fora dessa tendência. Com a ampliação da linha atenderemos todas as necessidades e continuaremos levando a mesma qualidade e rendimento para todos restaurantes e transformadores desse mercado”, afirma Luis Claudio, gerente de food service da Cargill Foods Brasil. 

A linha completa de atomatados Cargill, Elefante, Pomarola e Tarantella, pode ser encontrada também nas versões lata, Tetra Pak.® e sachê.

Fonte: Revista Distribuição

Marketing

Native amplia oferta de açúcares em sachê

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A Native acaba de incluir em sua linha de alimentos as versões em sachê de açúcar orgânico dos tipos demerara e mascavo: o demerara vem em caixas com 250 unidades e o mascavo com 200 unidades. O objetivo é atender principalmente ao mercado de food service.

Além desses, a Native tem ainda a versão sachê de seu açúcar cristal claro, lançada há 17 anos e que teve a embalagem renovada. O produto está disponível em embalagens com 50, com 200 e com 1 000 sachês.

 

Fonte: EmbalagemMarca

NOVIDADE

Informe Publicitário

Petiscos Saudáveis para Restaurantes

Tupyoca Gastronomia

A Tupyoca Gastronomia e Cultura surgiu em São Paulo em julho de 2013, com a idéia de oferecer diferentes petiscos para bares e restaurantes, após constatar que a maioria apresentava as mesmas opções, geralmente feitas com farinha de trigo.

A partir daí começamos a fornecer para estabelecimentos do setor além de buffets e hotéis, sempre comprometidos com a qualidade e sabor . Desenvolvemos receita própria e agora vamos lançar outros produtos feitos com farinha de tapioca. Atualmente nossos petiscos também estão presentes em mercados e mercearias.

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Nosso principal produto é o dadinho de tapioca congelado, em prática embalagem e 4 saborosas opções. Criamos os dadinhos de tapioca com coco, uma versão doce inspirada na sobremesa da baiana do acarajé que é o famoso bolinho de estudante, um gostoso “cafuné” para o paladar. Nossa produção é artesanal e sem conservantes e por isso ainda é apenas encontrado em São Paulo, mas estamos planejando formas de levar esse sabor a mais pessoas no Brasil.

A tapioca é um produto 100% brasileiro. Foi inventada pelos índios e redescoberta atualmente por conta de seus benefícios: leve digestão e muito versátil. É uma revalorização de um ingrediente tipicamente brasileiro. O que constatamos é que muito além das qualidades nutricionais, o produto promove a alegria de conectar pessoas de diferentes tribos através do sabor. É uma alternativa onde mesmo vegetarianos encontram uma opção ideal para reunir os amigos e fazer a festa sem nenhuma culpa!

 

Contato: tupyoca@gmail.com
Paulo Bernini – Tupyoca Gastronomia
11 987 105090
facebook:@tupyoca
instagram: @tupyoca

 

 

 

COMUNICAÇÃO

Tetra Pak apresenta novas embalagens para consumo fora de casa

Tamanhos menores atendem demanda crescente dos consumidores globais

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A Tetra Pak expande sua liderança no mercado de bebidas para consumo fora de casa com dois novos tamanhos de embalagem: a Tetra Prisma® Aseptic 200 ml e a 250 ml Edge, ambas com tampa DreamCap™ 26.

Desenvolvidos a partir do sucesso da Tetra Prisma® Aseptic 330 ml, os novos formatos oferecem aos consumidores opções de tamanhos menores com o mesmo diferencial da tampa de rosca resselável, alternativa que, além de ser perfeita para o consumo em trânsito, foi desenvolvida para aperfeiçoar a experiência sensorial do usuário.

Segundo estudo da Tetra Pak¹, pelo menos uma vez por semana, mais de 40% dos consumidores globais estão se alimentando em trânsito, no deslocamento entre seus compromissos. Leite fortificado, iogurte e bebidas energéticas são as escolhas favoritas deste público. O estudo aponta ainda que, para algumas pessoas, as bebidas em embalagens com 300 ml ou mais podem fazê-las se sentirem muito cheias.

Os dados refletem o grande potencial de mercado para formatos com menos 250 ml. Em todo o mundo, a demanda por produtos dessa dimensão deve atingir 72 bilhões de litros até 2019, 10% acima do volume atual.

“Nossos clientes precisam de soluções que os ajudem a identificar oportunidades e maximizar crescimento. Trazendo mais duas novas versões à bem-sucedida linha Tetra Prisma® Aseptic, conseguimos ajudá-los a explorar esse enorme potencial do mercado on-the-go. Estamos muito satisfeitos em já termos alcançado bons resultados com os primeiros clientes a utilizarem a novidade”, afirma Charles Brand, Vice-Presidente Executivo de Gerenciamento de Produtos e Operações Comerciais da Tetra Pak.

Segundo Ken Haubein, Presidente da Jasper Products, empresa americana do setor de processamento de alimentos, nos últimos anos houve um crescente interesse pelas embalagens Tetra Prisma® Aseptic DreamCap™. “Tendo mais opções a oferecer, maiores serão as oportunidades de diferenciação dentro do mercado norte-americano de leites com diferentes sabores, que é altamente competitivo”. 1: Ropert Reports Worldwide 2015.

 

Fonte: Revista Alimentos & Bebidas

Investindo no Grande Mercado

 


Queijos Práticos Regina Adapta Produtos para Food Service
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A empresa de laticínios Barbosa & Marques, detentora da marca Regina, lança dois produtos voltados para atender ao mercado de food service, o Queijo Parmesão Ralado, disponível em embalagem de 1 kg, e o Leite em pó integral, em embalagem de 800g.

Segundo a companhia, as novidades foram desenvolvidas para atender aos estabelecimentos que utilizam os alimentos com frequência e procuram opções práticas e de fácil manuseio. Para o consumidor final, o Queijo Parmesão Ralado está disponível em embalagem de 50g e 100g. Já o Leite em pó integral pode ser encontrado no varejo em embalagem de 200g e 400g.

Fonte: Giro News.

 


Quem Acontece

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Foto da esquerda para direita: Abner Ivan, Ramiro Bertassin e Fernando de Oliveira

Coupe du Monde de la patisserie - Parabéns equipe pelo empenho, dedicação e profissionalismo

QUEM ACONTECE - Cada vez mais os Profissionais de diversas áreas da gastrônomia fazem e acontecem fora do Brasil.

Um bom exemplo disso é o Setor de confeitaria que com a boa participação dos profissionais confeiteiros: Abner Ivan, Ramiro Bertassin e Fernando de Oliveira na Coupe du Monde de la patisserie marcou a presença da confeitaria brasileira.

Isso vem reforçar o quanto é difícil se destacar em um mercado muito competitivo mas estes grandes profissionais brasileiros mostram que o comprometimento, o entusiasmo e a persistência pode levar o Profissional cada vez mais longe.

 

 


 

Blog dos Profissionais

 

 

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Veja abaixo os Comentários sobre o Artigo do Chef Euler Viana no BLOG DOS PROFISSIONAIS
Na área de Alimentação a atualização sempre é fundamental ainda mais em época de "Crise".

 

Comentário - Andreia 
Falou tudo!! A crise é uma otima oportunidade de se reinventar e quem souber aproveitar com certeza se tornará destaque.

 

 Comentário - Kellen Lyrio
Acredito Chef, que o momento é único! É hora de arregaçar as mangas e realmente acreditar na capacidade que temos como profissionais e INOVAR! Apurar sabores, aperfeiçoar as apresentações e simplesmente amar cada produto finalizado!  

  
Comentário - André
Acredito que seja mesmo o momento de reinventar, dar o seu melhor, criar suas próprias oportunidades. Toda crise tem solução, só temos que estar preparados para cada um de sua forma somar para esse fim, o momento é de criar de movimentar sair se quer novo crie.
André Vilas Boas. Esteticista animal
  

Comentário - Cleder Roberto Módolo
Parabéns meu caro amigo.
Se cruzarmos os braços e ficarmos esperando as soluções caírem do céu, realmente não iremos à lugar algum. Temos que nos reinventar e principalmente nos qualificar cada vez mais pra podermos fazer a diferença Isso vale não só para o ramo da panificação, mais sim para todos os segmentos e serviços Forte abraço!!

Leia o Artigo

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Agenda

AGENDA 2017

Mercado de Alimentação Food Service

 

Mostre sua Feira, Evento, Curso, Congresso, para o Setor de Alimentação

Mais de 35.000 Profissionais recebem Notícias e Informações através do nosso Portal Marketing Nutricional e de nossas ações de divulgação do que irá acontecer durante o ano.

Profissionais da área da Alimentação

Nutricionistas, Chefs, Gerentes, Confeiteiros, Cozinheiros, Proprietários de Restaurantes que procuram por novidades, conhecimento e atualização, acompanhem os Cursos e Eventos para os profissionais do segmento.

Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar

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EXPOMEAT - A FEIRA QUE O VISITANTE QUER, NO MOMENTO CERTO!

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Entre os dias 09 e 11 de maio de 2017, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a cidade de São Paulo receberá a ExpoMeat - Feira Internacional de Processamento e Industrialização de Aves, Bovinos, Ovinos, Suínos e Pescado.

A ExpoMeat 2017 reunirá as empresas fornecedoras dos mais diversos setores da indústria mundial da carne, onde o visitante poderá encontrar uma gama maior de produtos e soluções completas para o seu negócio, entre eles refrigeração, automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens, transporte e armazenagem, equipamentos e acessórios. Também inclui fabricantes de máquinas, equipamentos, implementos, insumos e instalações para todas as etapas do processo industrial, desde o abate até o embalamento, congelamento, higiene, segurança e análise de processos.

 

A ExpoMeat é organizada pela Entreprise e Rofer Feiras e Eventos, sob a coordenação da empresária Maria Antônia S. Ferreira profissional com mais de 30 anos de serviços prestados ao setor de Processamento e Industrialização da Carne, realizando em setembro passado a Mercoagro na cidade de Chapecó, com grande sucesso de visitação qualificada e negócios gerados.

O Brasil tem um papel fundamental no atendimento à demanda por proteína animal no planeta. No entanto, o crescimento dos mercados interno e externo possui desafios muito grandes, pois o consumidor está cada vez mais exigente em relação à qualidade e origem dos alimentos. Isto necessita que a indústria invista em tecnologia para aprimorar os processos, reduzir custos e buscar mais eficiência para ser competitiva. Isso requer uma grande feira de negócios para o setor! São Paulo, pólo central de um mercado sempre em expansão, é o local mais apropriado para abrigar um evento com essas características especificas, reunindo todo um conjunto expositivo atento ao vácuo existente na tarefa de intensificar a sinergia da cadeia de industrialização da proteína animal.

A ExpoMeat reunirá mais de 120 empresas, mais de 8 mil visitantes compradores e qualificados e uma prospecção de geração de negócios diretos na ordem de US$ 190 milhões, apresentando o mais atualizado conjunto de insumos e equipamentos para o processamento de aves, bovinos, suínos, ovinos e pescado.

 Mais do que apresentar produtos para os mais diversos mercados, as grandes feiras de agronegócios que acontecem no Brasil já entendem que a difusão de informações e a capacitação dos visitantes são pontos importantes para o sucesso.

Com a ExpoMeat, não será diferente. Além da exposição dos produtos das empresas participantes da feira e dos congressos e seminários, inovações tecnológicas; um espaço em particular vai chamar muito a atenção dos visitantes, trata-se do Frigorífico Modelo, desenhado por especialistas nesse tipo de negócio, o espaço tem como objetivo mostrar ao visitante ligado ao agronegócio, o funcionamento ideal de um frigorífico no que diz respeito à gestão eficiente dos processos.

O Frigorífico Modelo ficará disponível aos visitantes da Expomeat 2017, no período da feira, das 13h às 20h, as visitas serão guiadas por especialistas. Não será preciso fazer agendamento.

Área do conhecimento, também estará representada na EXPOMEAT 2017!

Seminário da Industrialização e Processamento da Proteína Animal
Realizado pelo ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos e CTC- Centro de Tecnologia de Carnes, abordará as técnicas e inovações mais surpreendentes do mercado mundial. Um momento único de atualização e troca de conhecimentos.

Seminário de Gestão de Custos para Frigoríficos
Estratégia Competitiva de Custos, Maximizando os Resultados e Reduzindo os Custos Utilizando o Método UEP – Unidade de Esforço de Produção – Teoria e Prática.

Seminário Como Atingir o Comprador com Qualidade e Custo x Benefício
A nova maneira de avaliar e consumir carne bovina pelos clientes, onde os frigoríficos vão precisar seguir buscando um melhor entendimento do negócio, principalmente do portão para fora das empresas, e também como o cliente está procurando o produto, seja em preço ou qualidade.

MeatShow - Palestras Técnicas e Comerciais dos Expositores
Auditório exclusivo com toda infraestrutura aos expositores para que possam apresentar as novidades tecnológicas e processos inovadores.

Feira simultânea, PackFair
Ampliando seu papel estratégico de participação no mercado de alimentos,
a ExpoMeat 2017, abrigará em seu evento simultaneamente, a PackFair - Feira Internacional de Embalagem. Este setor representa importante insumo que agrega valor à indústria da proteína animal. Sua participação adicionará a ExpoMeat 2017 caráter interativo que contemplará seus participantes.

O mercado brasileiro de embalagens é o sexto maior do mundo e o maior da América do Sul. O setor apresenta anualmente importantes inovações e lançamentos que melhoram o dia a dia dos consumidores e colaboram sobremaneira com o meio ambiente.

ExpoMeat - Feira Internacional de Processamento e Industrialização de Aves, Bovinos, Ovinos, Suínos e Pescado Carne) é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Conta com o apoio institucional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), do Centro de Tecnologia de Carnes do ITAL, da Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carne do Estado de Mato Grosso do Sul (Assocarnes), Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV/SIPARGS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), entre outras instituições.

Informações: 11 2730-0522 - expomeat@expomeat.com.br

Veja as Informações sobre as palestras no site - www.expomeat.com.br

Segurança Alimentar

 

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Como evitar a contaminação dos alimentos através do binômio tempo x temperatura

Por Thaís Ono, nutricionista consultora na Qualinut Assessoria

Uma das reclamações mais temidas, e também mais graves, que um estabelecimento de alimentos pode receber é a de um cliente dizendo que passou mal após fazer uma refeição em seu restaurante. As doenças transmitidas por alimentos (DTA) podem causar desconforto abdominal ou reações mais graves, com internações e óbito. Diante de uma situação tão grave e de clientes tão rigorosos, como evitar a contaminação dos alimentos?

Para garantir a segurança dos alimentos é importante aplicar um conjunto de medidas de higiene, chamadas Boas Práticas de Fabricação. Dentre as normas estabelecidas, encontra-se o binômio tempo x temperatura, ou seja, o controle simultâneo da temperatura de um alimento e o tempo que estará exposto a esta temperatura. Este controle é o fator mais eficaz ao combate de microorganismos, pois através do aumento ou redução da temperatura é possível controlar sua multiplicação e, consequentemente, a possibilidade de causar doença a quem consome o alimento contaminado. (FAÉ; FREITAS, 2009).

Este controle é obrigatório durante todo processo de produção de um alimento, desde o recebimento até a distribuição do alimento, com a finalidade de garantir um alimento seguro em toda a cadeia produtiva. Dessa forma, a verificação do tempo e da temperatura, com a implantação de sistemas de monitoramento, é a peça chave para evitar a deterioração dos alimentos.

Considerando todo o processo produtivo de um alimento, podemos considerar que na distribuição, etapa onde os alimentos são expostos ao consumo imediato, como por exemplo, buffet e self service, deve existir um controle mais rigoroso. Manter os alimentos em quantidade suficiente para o tempo de exposição; realizar a reposição constante; manter os alimentos em recipientes protegidos nos balcões térmicos e verificar a temperatura dos produtos durante o tempo de distribuição são formas de monitorar o tempo e a temperatura dos alimentos.

Os critérios de tempo e temperatura são específicos para cada tipo de alimento, como por exemplo: pescados e seus produtos manipulados crus: no máximo 2ºC por 3 dias; carne bovina, suína, aves, entre outras, manipulados crus: 4ºC por 3 dias, entre outros, e podem ser encontrados na Portaria municipal de São Paulo 2619/11 que estabelece regras que consideram o binômio tempo e temperatura desde o recebimento, armazenamento e distribuição.

Para maiores  informações acesse:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/portaria_2619_1323696514.pdf

Thaís Ono

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, é consultora da Qualinut Assessoria e atua na área de controle de qualidade em hotéis, restaurantes, padarias e escolas.

Referências Bibliográficas
FAÉ, Tarlis Suelen Moura; FREITAS, Angelica Rocha de. Avaliação do Binômio tempo x temperatura na distribuição de alimentos, em uma unidade de alimentação e nutrição em Guarapuava PR. 2009. Disponível em:

http://www.unicentro.br/graduacao/denut/documentos/tcc/2009/TCC%2029-2009%20(TARLIS%20S.%20M.%20FA%C3%89)).pdf


AGÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Guia de alimentos e vigilância sanitária. Disponível em:

http://www.anvisa.gov.br/alimentos/guia_alimentos_vigilancia_sanitaria.pdf

BRASIL. Portaria 2619/11. Publicada em DOC 06/12/2011. Disponível em
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/portaria_2619_1323696514.pdf

 


 

Vigilância Sanitária

 

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Dr. Êneo Alves da Silva Jr- Traz mais informações sobre as questões Sanitárias, através destas informações você pode estar atualizando-se, informando-se e fazendo um melhor controle.

 

DECRETO No - 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

Dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal.
Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal.

Enviado por Dr. Êneo Alves da Silva Jr - Biomédico – Microbiologista. Especialização em Microbiologia Geral e Metodologia do Ensino Superior. Mestrado e Doutorado em Microbiologia de Alimentos e Controle Higiênico-Sanitário em Serviços de Alimentação. Autor do Manual de Controle higiênico-Sanitário em Alimentos da Livraria Varela. Sócio/Diretor da CDL Central de Diagnósticos Laboratoriais

Preencha o formulário e solicite o pdf do DECRETO No - 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

 

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Conheça a nova publicação da Anvisa:

Resolução para prestação de serviços de alimentação em eventos de massa

Preencha os dados do formulário para receber o pdf da resolução

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA- RDC Nº 43


Anvisa:

O DECRETO No - 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017


Preencha os dados do formulário para receber o pdf do DECRETO - 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

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Mercado Profissional

 

Mercado Profissional

° Contratar e ser Contratado no Setor de Alimentação.

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O Setor de Alimentação possui uma demanda tanto na questão de Oferta de Vaga quanto na procura de Profissionais que possam ter interesse seja para começo de carreira no segmento como para quem busca uma oportunidade de recolocação.

Como um bom currículo bem colocado, os profissionais podem ter uma melhor procura e assim mostrar para o mercado a sua disponibilidade. Se esta em um novo momento, mostre-se para o Mercado Profissional

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Receita

 

Atum com crosta de gergelim e especiarias e molho oriental: (Receita descomplicada, saudável e apresentação linda)

 

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Ingredientes

 

  • 300 gr de Atum fresco
  • Azeite Q.b
  • Sal Q.b
  • Gergelim preto e branco Q.b
  • Coentro em pó Q,b
  • Cominho Q.b
  • 1 fatia de gengibre (aromatizar)

 

Mollho

 

  • 100ml saquê
  • 100ml Shoyu
  • 150gr açúcar
  • 1 Limão (suco)
  • Gengibre 1 fatia

 

Modo de Preparo

 

    Preparo Molho: Coloque tudo em uma panela, misture e em fogo baixo deixe reduzir (ficar espesso).

    Preparo Atum: Tempere com sal, misture as especiarias com o gergelim e envolva seu atum nessa crosta, leve em uma frigideira quente com 1 fio de azeite e sele o atum por volta de um minuto cada lado. Importante que por dentro quando fatiado a carene esteja rosada.

    É só servir com o Molho Oriental e Bom Apetite!

Chef Cristina Mota - (Hell's Kitchen)

 

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