Entrevista sobre Food Service
Laudizio Marquesi: Com foco em logística, transporte e novas leis.Economista, Administrador, Pós em Logistica Empresarial. Trabalhou nos grupos HERING , BUNGE e CARGILL. Idiomas : Português, Inglês e Espanhol. Sites que administra : www.tresgeracoes.com.br www.saberjuridico.com.br Membro dos Comites: ABRAVA CB 39 ANFIR CB 55 SETCESP CAD TRIBUTOS COMFROTA NTC - CTCF LOG - CISP E PALESTRANTE MARKETING NUTRICIONAL. FOOD SERVICE .
MN: Qual é a sua visão do mercado de Food Service ?
Laudizio: Acreditamos neste mercado por seu enorme potencial !
Baseamos nossas análises, sempre em informações das associações ABERC, ABAGA, ABRASEL, ABRE, APAS, ECR, NTC&LOGÍSTICA, SETCESP, entre outras, além de instituições como IPEA - USP e FGV e “players” do mercado. Nosso objetivo é estar analisando “ tendências de mercado “ para transmiti-las de forma fidedigna aos empreendedores e investidores que focam seus negócios na “ Alimentação fora do Lar “.
MN: Qual é representatividade do mercado de “ Food Service” e agentes e fatores que impulsionam seu crescimento no Brasil?
Laudizio: Prefiro ser conservador e estimar este mercado em R$ 100 Bilhões de reais, pois grande parte ainda é representada pela informalidade. Mas dados da ABIA nos últimos 10 anos , nos conduzem a um crescimento de 262%, enquanto que o varejo no mesmo período pontuou crescimento de 107%.
No momento em que a “ mulher “ passou a ser “ peça chave “ na composição da renda familiar , manutenção de uma política séria de estabilidade econômica , mudança do perfil das classes sociais com crescimento forte e visível das classes sociais, com predominância da classe “C”, além da mudança dos perfis familiares e da busca incessante de mudança de padrões e qualidade de vida, o “ FOOD SERVICE “ conseguiu alcançar níveis estáveis de negócios, que sinalizam seus passos futuros.
MN: Como as indústrias estão buscando soluções para o mercado FOOD SERVICE?
Laudizio: Sem dúvida de forma bastante positiva. Hoje existe por parte das indústrias , uma preocupação na formação da “ Divisão Food Service “, buscando direcionamento da linha de produtos para este segmento de mercado. E dentro da política de “ Fazer certo da primeira vez “ , criam - se embalagens adequadas , produtos semi - prontos e com maior valor agregado , equipes de atendimento bem treinadas , além de malha de distribuidores especializados em todos os segmentos ( secos , resfriados e congelados ), e com potencial crescente de atendimento à clientes fora de “ rotas normais de distribuição“.
MN: Por ser uma área estratégica e atendimento do Cliente, quais são os cuidados que devem ser observados?
Laudizio : Como estamos falando de “Clientes “e partindo do principio de que o produto saiu em perfeitas condições da indústria, alguns aspectos devem ser observados , como : transportes, recebimento e armazenamento correto das mercadorias, (origem, embalagem ,estocagem ), boas práticas de manuseio no processo produtivo,além do atendimento do código do direito do consumidor e às normas tributárias e de fiscalização governamentais.
MN: O crescimento deste mercado, trouxe problemas na logística para a entrega de mercadorias, com o aumento de veículos rodando na cidade. Como as indústrias devem se adequar para atender os seus clientes do Food Service?
Laudizio: Com certeza, S.Paulo representa um pólo de desenvolvimento e atrai empreendedores de todo Brasil. S.Paulo, porém , não posicionou -se com relação ao crescimento do “ transporte público “.
A Prefeitura de S.Paulo, baixou os decretos 49.487 e 49.636, que entraram em vigor em 30 de junho/ 2008, que aumenta de 25,4 km para 100 km, a ZMRC (Zona Máxima de Restrição de Transito), prevendo entregas noturnas , entre 21 hs e 5 da manhã. Os veículos de produtos perecíveis, desde que atendendo à normas de rodízio municipal poderão circular entre 5 da manhã e meio dia. As indústrias de porte, já contam com operadores logísticos e transportadoras que estão aptas ao cumprimento destas normas e ao perfeito atendimento aos clientes do “ FOOD SERVICE “. no centro expandido de S.Paulo.
MN: O transporte e entrega no Food Service, na sua visão , deve ser visto de forma diferente de como é realizado hoje ?
Laudizio: Quando falamos de entregas em metrópoles ou grandes cidades não temos maiores preocupações, pois a indústria está estruturada para efetivar estas entregas através de malha de distribuição e logística. Preocupa-nos , empreendedores que colocam seus estabelecimentos em cidades turísticas e pequenas cidades e ficam praticamente à margem deste atendimento. Atendimento por distribuidores especializados em food service ( secos / resfriados e congelados ) e aqui reforço que devem ser “especializados em food service ... mesmo “ , e operadores logísticos que façam a consolidação de carga de diversos fornecedores e marcas e as transportem até o cliente Final, mediante grade de entrega e fidelização e assertividade de entrega.
MN: O senhor acha que transportadoras que já tenham uma adequação logística de transporte de alimentos também podem auxiliar na distribuição direta para o mercado Food Service?
Laudizio: Felizmente os operadores logísticos perceberam este mercado em crescimento e passaram a investir no mesmo. Hoje, por solicitação da indústria já se busca transportar mercadorias deste segmento de mercado em carrocerias com mais de uma temperatura , as transportadoras que já efetivam este transporte é crescente. É importante mencionar, que o Brasil tem conseguido desenvolver - se em determinadas áreas , como rastreamento de veículos e mercadorias, telemetria , emissão eletrônica e fiscalização de documentos fiscais. É uma exigência do mercado!
MN: Sabe-se que são muitos os problemas dos alimentos perecíveis. Como a indústria pode escolher melhor seus parceiros de transportes para a entrega destas mercadorias nos serviços de alimentação, mantendo a qualidade do produto?
Laudizio: É importante notar que em diversos segmentos produtivos ou
comerciais ou serviços, estão ocorrendo “ fusões e aquisições “, sejam através de investidores nacionais ou estrangeiros e de maneira generalizada na área de alimentos pelo seu posicionamento estratégico . O Consumidor final hoje conhece seu poder e o exerce , fazendo com que toda a cadeia de abastecimento seja obrigada a evoluir para melhor atende - lo!
MN: Tendo trabalhado em várias empresas, onde sempre atuou nas áreas de transporte, distribuição e logística, em sua opinião, quais as mudanças que já deveriam ter sido feitas e ainda não foram?
Laudizio: Sem dúvida , obras de infra-estrutura. Citamos algumas ,como a melhoria das malhas Rodoviária e Ferroviária . Melhoria do serviço de cabotagem. Conclusão de eclusas, para expansão do modal aquaviário . Com certeza tudo isto fará grande diferença no abastecimento de matérias primas e produtos.
MN: Seja uma indústria, seja uma transportadora que esteja envolvida com o Food Service o que devem desenvolver agora para não terem problemas futuros?
Laudizio: Profissionalmente, trabalho na TRÊS GERAÇÕES TRANSPORTES ,
que presta serviços à PERDIGÃO, FRIBOI , BATAVO e disponibilizamos para o atendimento, veículos refrigerados e compartimentados, com menos de três anos de fabricação, além de equipe constantemente treinada, uniformizada e acompanhada pelos modernos meios de comunicação disponíveis no mercado e sempre em sinergia e orientações de nossos clientes.
Nossa orientação é a de que as empresas procurem sempre “ fazer certo da primeira vez “, buscando sempre o melhor operador logístico e melhor transportadora , que tenham referências e que de preferência trabalhem para o “ Food Service “. Sucesso a todos e ficamos à disposição!
Laudizio Marquesi.
CONSULTOR.