Entrevista com Marcio Alvarez: Organizador da 1ª Feira Gastronômica até R$10,00 e do Festival do Sorvete
Mercado Gastronômico, Empreendedorismo e Sucesso.
MN : Como surgiu a criação dos eventos com foco neste Mercado de Alimentação?
Márcio Alvarez: Somos uma empresa produtora de eventos diversificados, e percebemos, com a experiência acumulada nos últimos 17 anos, que o público buscava por eventos mais completos, para todas as idades, e que também tivesse opções gastronômicas - as praças de alimentação de nossos eventos temáticos são sempre muito concorridas. Além disso percebemos que as pessoas procuram por alternativas de alimentação com valores justos durante um passeio. E com todas essas informações, resolvemos criar uma Feira Gastronômica com todas as comidinhas até R$ 10,00 (dez reais), que aconteceu no mês de agosto no Club Homs, com muito sucesso.
MN: Os eventos têm sido uma porta de entrada para profissionais do Setor de Alimentação mostrarem seus trabalhos?
Márcio Alvarez: Com certeza os eventos são grandes oportunidades para os profissionais desse setor tanto darem o pontapé inicial em suas carreiras quanto apresentarem suas criações. Temos casos de profissionais que não são (ou não eram) do ramo alimentício, como dentistas, por exemplo, que passaram a participar dos nossos eventos, encontraram sucesso em uma nova carreira, e estão contribuindo com a economia criativa
MN: O Mercado de Eventos Gastronômicos está preparado para dinamizar e promover os novos empreendedores do segmento de alimentação ?
Márcio Alvarez: O que posso afirmar é que a Art Shine Promoções e Eventos está preparada para promover esses novos empreendedores, pois estamos continuamente nos reinventando. Fazemos pesquisas para entender quais são as exigências do nosso público, e sempre direcionamos orientamos os nosso expositores a criarem opções atrativas de acordo com o tema do evento, a estarem uniformizados, a oferecerem sempre a melhor apresentação para o seu produto, mas também buscarem a qualificação profissional por meio de cursos. Muitas vezes esses empreendedores vivenciam a primeira experiência em eventos com a Art Shine, portanto procuramos sempre nos superar e entregar a esses empreendedores bases sobre as quais eles possam construir seus sonhos.
MN: Tendo realizado os eventos 1ª Feira Gastronômica até R$10,00 e o Festival do Sorvete de São Paulo com sucesso, como os expositores se sentiram vendo os eventos bem cheios?
Márcio Alvarez: Os expositores nos deram um feedback bastante positivo. Eles contaram como sentiram realizados e satisfeitos vendo pessoas procurando pelos seus produtos, enfrentando filas, e depois indo até eles para dizer como aquilo que eles compraram estava gostoso. Hoje esses empreendedores são parceiros da Art Shine, sempre nos procurando e pedindo por novas edições dos eventos, que já se tornaram cases de sucesso.
MN: Mesmo em uma época menos favorável economicamente, como vê a procura dos empreendedores para mostrarem os produtos e serviços?
Márcio Alvarez: Essa procura só tem feito aumentar. Como o brasileiro tem prestigiado, cada vez mais, os eventos e feiras gastronômicas, onde é possível encontrar produtos de qualidade com valor diferenciado, esse segmento se tornou muito atraente. Alguns empreendedores que vêm até nós são novos no segmento de alimentação, e migraram para esse setor por vivenciarem uma crise em suas áreas de atuação. Outro grupo que busca a Art Shine é formado por pessoas que já são do ramo alimentício, que têm pontos fixos, mas cujas vendas vêm caindo.
Esses empreendedores/empresários nos procuram porque já perceberam que fazemos um trabalho sério e comprometido com resultado, não apenas para nós, mas para todos aqueles que participam dos nossos eventos.
MN: Sendo um mercado bem movimentado , como vê o desenvolvimento do setor de Comida de Rua para o próximo ano?
Márcio Alvarez: Vejo que a tendência é que o mercado de Comida de Rua fique ainda mais aquecido no próximo ano, mas o brasileiro também ficará mais comedido. Buscará as opções que conciliem qualidade com preços acessíveis, pois ele já percebeu que isso é possível. Com o 1a Feira Gastronômica de até R$ 10,00 conseguimos mostrar aos expositores que dá para alcançar um resultado positivo com o volume de vendas.
MN: O mercado de Comida de Rua deve ver os eventos como a Feira Gastronômica até R$ 10,00 como um ponto de promoção efetiva?
Márcio Alvarez: Acredito que sim. Para a Art Shine Promoções esse evento foi um balizador para que sigamos realizando eventos gastronômicos com essa proposta. Nós estamos sempre atentos às exigências do nosso público e por isso entendemos a Feira Gastronômica até R$ 10,00 como uma promoção efetiva para nossa empresa.
MN: Eventos gastronômicos tendem a ter uma nova leitura para que possam trazer os empreendedores que querem comercializar e mostrar seus produtos?
Márcio Alvarez: Sim. A tendência é de uma nova leitura. Antes vistos apenas como novidades, hoje existem uma quantidade expressiva dessa modalidade no mercado, o que exige maior criatividade dos produtores de eventos e maior consciência dos empreendedores que querem comercializar seus produtos.
MN: Como organizador de eventos qual a sua opinião sobre as Feiras de Alimentação que existem no mercado ?
Márcio Alvarez: De forma geral, vejo que as Feiras de Alimentação podem durar e não serem apenas consideradas como modismo. Há feiras bastante conhecidas na capital paulista que ainda não tive a oportunidade de visitar.
Atualmente, muitos empreendedores, novos ou já experientes, querem ser parceiros da Art Shine, e nosso trabalho é diferenciar, é tematizar. As nossas realizações visam atrair um grande público para que o expositor obtenha sucesso e os resultados dos nossos eventos mostram que estamos no caminho certo. Acredito que as Feiras de Alimentação sentirão as exigências do mercado e terão que inovar.
MN: Qual a dica que você pode deixar para quem pretende empreender no setor de Eventos Gastronômicos?
Márcio Alvarez: A dica é estudar o mercado, mas estudar muito, e se diferenciar. Muitas pessoas pensam que já tem de tudo no mercado gastronômico, mas sempre há algo novo. Ser criativo. Ser inovador. E acima de tudo, acreditar em seu potencial, pois o novo empreendedor não deve iniciar um negócio de forma insegura.É preciso coragem e disposição para "arregaçar as mangas". A Art Shine Promoções e Eventos está de portas abertas para receber os novos empreendedores.