Marketing Nutricional

Mercado Profissional

Nutricionista

Márcia Almeida Santos de Melo
Brasileira

Rua Piracema, 110 ap. 123 – Santa Teresinha (alto de Santana) – São Paulo/SP – CEP: 02460-040
Tel: (11) 2236-0621 Cel.: (11) 97122-8350
almeida.melo2@gmail.com

 

Objetivo: Operações e Qualidade em serviços de alimentação e Docência


Formação:

Especialização Latu Sensu em Microbiologia (UNG / 1995 – sem certificado)
Graduação em Nutrição - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (U.E.R.J. em 1989)

 

Resumo das Qualificações:

• Formada em Nutrição (UERJ/1989), especialista em Microbiologia, tenho atuado em operações, qualidade e produção de alimentos nas indústrias, cozinhas industriais e lojas de redes de fast food (Vivenda do Camarão, Habib´s, Marriott Serviços de Bordo e Hotelaria S.A., rede GRAAL e participação no projeto de Autoatendimento p/ novas lojas de conveniência Select da rede Shell do grupo Raízen.

• Gestão, atendimento a clientes, supervisão, inauguração, expansão de lojas, restaurantes comerciais; atuação em marketing; adequação de procedimentos internos para exportação aos EUA e CE; reengenharia do HACCP; adoção e desenvolvimento de novas práticas para melhoria da produtividade, desenvolvimento de novos produtos; treinamento prático de equipes, implantação de novos serviços de alimentação comercial; padronização de serviços, matérias primas e logística.

• Professora em cursos de graduação, extensão e pós-graduação em Nutrição e Gastronomia. Consultora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas – CRN3. Colaboradora do Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo e membro da diretoria da APAN (Associação Paulista de Nutrição) onde coordenei o grupo de estudos GENMARK (nutrição e marketing).

• Consultora de hamburguerias e de dimensionamento e instalação de equipamentos de panificação p/ instalação de padarias em grandes UANs no estado de SP; treinamentos de funcionários; implantação de novos procedimentos operacionais, como o sistema de Produção Antecipada (Cook Chill e Cook Freeze) diminuindo em cerca de 80% o desperdício de alimentos além de diminuir as compras de carnes. Fui Diretora Fundadora da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição (SBGAN); participei da elaboração do Código Sanitário da cidade de São Paulo (port. 2535), delegada da I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade de São Paulo (COMUSAN – 2002). Autora do livro “Congelamento de Alimentos” (Editora Mônica, Rio de Janeiro, 1989).

 

Experiência Profissional:

• Jan/17 até Abr/17: AGR CONSULTORES – Consultora temporária para participação no projeto Raízen de desenvolvimento do sistema Auto Atendimento em novas lojas de conveniência Select da rede Shell, responsável pela loja piloto em São Paulo. Desenvolvimento de fornecedores, produtos especiais e equipamentos específicos para o projeto que visou franquiar lojas menores com mesmo faturamento e menos mão-de-obra neste momento de crise. Previsão: venda de 170 novas lojas franquiadas.

• Jul/2006 até Jan/2017: REDE GRAAL – Gerente de Operações: Redes Nyc Burger (rede de 9 hamburguerias), Graato (rede de 29 sanduicherias tradicionais), Più Pizza (rede de 19 pizzarias), Bella Farinha (rede de 33 panificadoras e confeitaria), auxílio na padronização dos produtos Route Café (rede de 29 cafeterias), responsável pelo desenvolvimento também em equipe dos fast food dentro da praça de alimentação Graal: Gotham, Oh! Sushi, Sushi Do, La Piccola Itália, Più Itália, Pastel e Grill. Desenvolvimento de produtos e submarcas; padronização de produtos; implantação de serviços; acompanhamento de projeto de lojas; definição, padronização, negociação e compra de matérias-primas e equipamentos; apoio na implantação do projeto de produção antecipada nas casas com sistema Self Service por Kg (Cook Chill e Cook Freze); atuação em Marketing, criando campanhas promocionais de incentivo às vendas e divulgação de produtos, alavancando a saída de produtos pouco vislumbrados pelos clientes (engenharia de cardápios), responsável pela criação do site da Nyc; elaboração e renovação de manuais de produtos, operacionais e de Boas Práticas; unificação de preços junto aos fornecedores principais, garantindo melhor negociação e resolvendo problemas logísticos sérios; apoio total aos lojistas e diretoria; responsável pelo plano motivacional que criou a Premiação Anual para os colaboradores das submarcas supervisionadas durante todo o ano.

 

10 Projetos na rede Graal:

 

PRODUÇÃO ANTECIPADA - fev de 2015 – jan de 2017 Implantação dos sistemas Cook Chill e Cook Freeze em 4 unidades: Estrela, Alemão, Shopping Resende e Carvalho Pinto, prospectando para as unidades Uberaba, Ribeirão Preto, Barueri...

LA PÌCCOLA ITÁLIA E PIÙ ITÁLIA - fev de 2015 – nov de 2016 Descrição do projeto: Desenvolvimento de submarca "fast food" para pizzas e massas finalizadas na hora, à partir da necessidade de se adicionar variedade e praticidade à escolha do cliente, oferecendo produtos que caíram no gosto popular do mundo inteiro de forma personalizada e rápida com muita qualidade. Cardápio, desenvolvimento de produtos, embalagens, matérias primas, mecânica de atendimento, cálculos de custos, cálculos nutricionais, projetos, equipamentos e utensílios, fichas técnicas, dimensionamentos, planejamento de compras, acompanhamento da produção de fotos para sinalizações e divulgações internas e via "out door", treinamentos operacionais, manuais, implantação, inauguração, "check lists" para posterior supervisão. 5 unidades implantadas até 2017.

BALTAZAR - fev de 2015 – fev de 2016 Descrição do projeto: Desenvolvimento de padaria e confeitaria estilo artesanal para uma das unidades da rede Graal, à partir de pesquisas de campo pautadas nas tendências de consumo atual no Brasil e no mundo. Cardápio, desenvolvimento de produtos, embalagens, matérias primas, rótulos, cálculos de custos, cálculos nutricionais, projetos, equipamentos e utensílios, fichas técnicas, dimensionamentos, planejamento de compras, acompanhamento da produção de fotos para sinalizações e divulgações, treinamentos operacionais, manuais, implantação, inauguração, check lists para posterior supervisão.

GOTHAM - fev de 2015 – jan de 2016 Descrição do projeto: Desenvolvimento "fast food" para hamburgueria estilo americana gourmet, à partir de pesquisas pautadas nas tendências de consumo atual no Brasil e nos EUA. Cardápio, desenvolvimento de produtos, embalagens, matérias primas, parceria com fornecedores, logística, rótulos, cálculos de custos, cálculos nutricionais, projetos, equipamentos e utensílios, fichas técnicas, dimensionamentos, planejamento de compras, acompanhamento da produção de fotos para sinalizações /divulgações internas e via "out door", treinamentos operacionais, manuais, implantação, inauguração, check lists para posterior supervisão.

SUSHI DO e OH! SUSHI! - fev de 2015 – jan de 2016 Descrição do projeto: Desenvolvimento de submarca foodservice estilo "pegue e leve" para comida japonesa, à partir de pesquisas pautadas nas tendências de consumo atual no Brasil. Cardápio, desenvolvimento de produtos, embalagens, matérias primas, rótulos, cálculos de custos, cálculos nutricionais, projetos, equipamentos e utensílios, fichas técnicas, dimensionamentos, planejamento de compras, acompanhamento da produção de fotos para sinalizações e divulgações internas e via "out door", treinamentos operacionais, manuais, implantação, inauguração, check lists para posterior supervisão.

VIA LEV - fev de 2015 – jan de 2016 Descrição do projeto: Desenvolvimento de submarca no estilo "pegue e leve" de acordo com as tendências de consumo atual previamente pesquisada no Brasil e no mundo, pautado na saudabilidade: Cardápio, desenvolvimento de produtos, embalagens, matérias primas, rótulos, cálculos de custos, cálculos nutricionais, avaliação nutricional complementar para divulgação em marketing, projetos, equipamentos e utensílios, fichas técnicas, dimensionamentos, planejamento de compras, acompanhamento da produção de fotos para sinalizações e divulgações internas e via "out door", treinamentos operacionais, manuais, implantação, inauguração, check lists para posterior supervisão.

PIÙ PIZZA - fev de 2009 – fev de 2009 Descrição do projeto: Desenvolvimento de submarca "fast food" para pizzas de tamanho especial com sabores reduzidos e tradicionais, à partir da experiência bem sucedida da unidade Mairiporã. Cardápio, desenvolvimento de produtos, embalagens, matérias primas, cálculos de custos, formação de preço, cálculos nutricionais, projetos, equipamentos e utensílios, fichas técnicas, dimensionamentos, planejamento de compras, acompanhamento da produção de fotos para sinalizações e divulgações internas e via "out door", treinamentos operacionais, manuais, implantação, inauguração, check lists para supervisão. 17 unidades implantadas.

BELLA FARINHA - mai de 2008 – mai de 2008 Descrição do projeto: Desenvolvimento de rede de padaria e confeitaria tradicional com pães padronizados, além de doces artesanais à partir do histórico de vendas da rede e colaboração dos gerentes regionais. Cardápio, desenvolvimento de produtos, embalagens, matérias primas, cálculos de custos, cálculos nutricionais, projetos, equipamentos e utensílios, fichas técnicas, dimensionamentos, planejamento de compras, acompanhamento da produção de fotos para sinalizações, treinamentos operacionais, manuais, implantação, inauguração, check lists para supervisão. 33 unidades implantadas até 2017.

GRAATO - fev de 2007 – fev de 2007 Descrição do projeto: Desenvolvimento de submarca "fast food" para sanduíches tradicionais de SP, à partir de pesquisas de campo pautadas no hábito paulista do consumo de lanches preparados na chapa aos olhos do cliente. Cardápio, desenvolvimento de produtos, matérias primas, cálculos de custos, cálculos nutricionais, projetos, equipamentos e utensílios, fichas técnicas, dimensionamentos, planejamento de compras, acompanhamento da produção de fotos para sinalizações e divulgações internas e via "out door", treinamentos operacionais, manuais, implantações, inaugurações, "check lists" para supervisão. 29 unidades implantadas e supervisionadas até 2017.

NYC BURGER: primeira reengenharia da submarca com então 3 unidades implantadas - jun de 2006 – jun de 2006 Descrição do projeto: Desenvolvimentos de novos produtos; modificação de receitas e montagens; acompanhamento de fotos para a mídia. Supervisão das operações. Treinamentos; parceria com grandes fornecedores e operadores logísticos, diminuindo sensivelmente os custos nas operações. 9 unidades implantadas. Projeto original e principal desenvolvido por Wilson Stuch em 2001. Atualmente (2017), participei de nova reengenharia no negócio Nyc Burger, diminuindo os custos de instalação para novas unidades e enxugando o mix de produtos.

 

Jul/02 até Jul/06: CONSULTORIA INDEPENDENTE

• Hamburgueria Burgo´s (São Paulo) Jul/04-Jul/06: Definição do cardápio; elaboração e testes de receitas; avaliação de fornecedores e matérias primas; confecção de fichas técnicas, Manual de Boas Práticas, POPs, Licença de Funcionamento, Cadastro Municipal da Vigilância Sanitária, Responsabilidade Técnica;

Gran Royalle Casa de Pães(São Paulo) JUL/04-JAN/05: Treinamento de funcionários; elaboração do plano de higienização para alimentos e superfícies; implantação de novos procedimentos operacionais; trabalho de redução da conta de água junto a SABESP; desenvolvimento da mini-central de tratamento para o poço semi-artesiano e sua outorga; responsável pelo programa de auto-avaliação junto a Vigilância Sanitária regional; controle de desperdícios através do acompanhamento da produção e vendas de produtos; estudo da validade de produtos; cálculo do valor nutricional;

• Restaurante Clube Condomínio Novo Leblon (Rio) NOV/04: Auditoria Técnica, Orientação Sanitária, Relatório e Acompanhamento do Plano de Ação;

• Restaurante Ocean (São Paulo) ABR-JUN/05: Redução do cardápio, desenvolvimento de novas receitas e assinatura do novo cardápio em parceria com a colega Andréa Esquivel, auditoria sanitária, correção de procedimentos, Manual de boas práticas, treinamento de funcionários em higiene, treinamento de garçons em atendimento e composição do cardápio;

• INDUSPAN (São Paulo e interior) ABR/05-NOV/05: Área comercial, montagem de pequenas unidades de panificação e confeitaria em cozinhas industriais de grande porte;

• Escola de Educação Infantil Reinação JUN/05-JUN/06: Educação Nutricional para pais, alunos, professores e auxiliares – aulas práticas e teóricas;

• RESTAURANTE PASTA GRILL (São Paulo) JUL/AGO/2002:Administração técnico-operacional de todo o restaurante por quilo, incluindo o atendimento a clientes de mais de mil pessoas no almoço por período de 30 dias, quando atualizei uniformes da linha de frente; substituí calçados por mais seguros e confortáveis; consegui mais duas empresas como clientes para alimentação transportada; organizei curso de decoração em saladas e sobremesas; iniciei controle do estoque de carnes; implementei o cardápio de saladas e incluí sobremesas light e diet; realizei pesquisa de opinião e tabulei todos os dados com posterior plano de ação imediato; viabilizei o aumento do número de clientes e TM.  

Jul/2002 até Jul de 2004: REDE VIVENDA DO CAMARÃO (indústria de pescado, exportadora e fast food):

• Gerente de Produção: Adequação de procedimentos internos para viabilizar a exportação para o Mercado Comum Europeu e USA; reengenharia do HACCP; adoção de novas práticas para melhoria da produtividade; participação do projeto de reforma da indústria; desenvolvimento de novos produtos como quiches, lasanha, molhos e sobremesas; registro de novos produtos junto ao Ministério da Agricultura (SIF); apoio operacional as lojas fast food (Brasil e Portugal) e restaurantes Mare D´Itália da rede; Planos de Ação diante das auditorias do Ministério da Agricultura (Serviço de Inspeção Federal) para garantir o título de estabelecimento exportador; acompanhamento das “estufagens” para exportação a CE; atendimento ao cliente.

Jun/1995 até Jun/2002 - REDE HABIB'S (Fast Food e Indústria de Alimentos):

Gerente do Controle de Qualidade, Supervisão e Atendimento ao Cliente da Rede (desde 1998): Gerenciando todas as rotinas para o atendimento a clientes por escrito, via telefone, correio eletrônico e até pessoalmente. Gerenciando a auditoria interna sobre padrão e qualidade dos produtos e serviços de toda a rede de 135 lojas e Masters Franquias com 10 Centrais de Produção no Brasil e México. Além do desenvolvimento de novos produtos, procedimentos, serviços e fornecedores. Criação, seleção e gerenciamento da equipe de quase 35 profissionais de alimentos (diretos e indiretos) em São Paulo e demais regiões;

Gerente do Controle de Qualidade da Rede (95 a Ago/98): Atuando nas quase 86 lojas da época, Cozinhas Centrais, Panificadora e Fábrica de Sorvetes (Ice Lips), incluindo as Máster Franquias (SP - CE - RJ - PR ). Participando dos processos de inaugurações, implantando sistemas e serviços de produção e qualidade, treinando pessoal e franqueados ou candidatos à franquia, lançando e desenvolvendo novos produtos, gerenciando campanhas internas de qualidade, atendendo e respondendo a clientes, planejando e executando Planos de Ação, participando das decisões com a presidência e diretoria da Rede, respondendo às solicitações da mídia quando necessário.

1990 (Jan) - 1995 (Mar)MARRIOTT SERVIÇO DE BORDO E HOTELARIA S/A(CATERAIR INTERNATIONAL E CATERAIR BRASIL S/A (esta última, numa joint enture com a VARIG):

Gerente de Sanitarismo (CATERAIR BRASIL S/A, Guarulhos/São Paulo - Set. 1993 a Mar 1995):

Participação da construção e implantação do Catering, que atende 30.000 refeições/dia (todos os vôos VARIG, BRITISH AIRWAYS, LAB,

VIASA, WORLD e TOWER) – Cumbica;

Responsável pelos controles sanitários no Catering de Congonhas, atendendo vôos da ponte aérea (RIO-SUL, TAM, VARIG), além de 8 unidades industriais, dentre elas a RHODIA com 5.000 refeições/dia;

Gerenciei equipe de 7 Nutricionistas, 4 Supervisores de Higiene, além dos contratos com ISS MASTER - SERVICE para  higienização dos CATERINGS, a empresa  INTRANSCOL (destino do lixo), GESSY - LEVER (fornecedora de serviços e  produtos químicos), e os Laboratórios de Microbiologia (MICROBIOTECNICA E MAGMA), além dos controles de  pragas; 

Desenvolvimento de Fornecedores;

Recepção Técnica em MARKETING a várias empresas, grupos profissionais e companhias aéreas;

Implantei todas as rotinas do controle sanitário e prêmio Sanitarismo, através do sistema H.A.C.C.P.

Promovi o treinamento de todas as equipes de produção com freqüência periódica;

Supervisora III (CATERAIR INTERNATIONAL)

Departamento de Sanitarismo: Rio de Janeiro

Apoio à gerência na liderança de equipe de nutricionistas e estagiários para desenvolvimento de Fornecedores, através de visitas técnicas e contatos de parceria; supervisão das atividades e rotinas do Departamento; coordenadora do estágio oferecido, cobrindo as áreas de Saúde Pública, Tecnologia dos Alimentos e Controle de Qualidade, das Universidades  SANTA ÚRSULA, GAMA FILHO, U.F.F. e U.F.R.J.; realização de pesquisas microbiológicas;  participação  das obras de ampliação; encaminhamento de problemas  a solução junto as demais gerências e acompanhamento de inspeções internacionais  em Higiene como A.S.I.; KLM; BA; IB.

Nutricionista I (Nutricionista de Bordo)

Departamento de Sanitarismo: Rio de Janeiro

Cerca de 3.500 ref./dia, servidas a bordo por 18 Companhias  Aéreas  Internacionais, como a - B.A., A.F., A.A., L.H., S.W.    e outras

Utilização do sistema H.A.C.C.P. para controle de qualidade da Produção, Higiene e Operações.

Coordenação das análises microbiológicas

Acompanhamento das ocorrências médicas

Controle de Tempo e Temperatura

Supervisão orientada da Manipulação

Check List Diário

Recepção de gêneros

Elaboração e supervisão do plano de limpeza

Planejamento e execução de Treinamentos Admissionais, de Reciclagem em Noções Básicas de Higiene e para Recepção e Estocagem.

Nutricionista II (Almoxarifado Central da CATERAIR INTERNATIONAL) Rio de Janeiro

Controle de validade (FIFO) e características dos produtos perecíveis, programando compras e supervisão da  correta estocagem;

Responsável pelo transporte de gêneros e estabelecimento das rotas para 28 unidades industriais;

Apoio central de atendimento emergencial e programado;

Nutricionista II (Cervejaria SKOLL, pela MARRIOTT):

Área de atuação - Produção

Funcionamento 24 horas em refeitórios administrativo, gerencial e industrial, além de dietas padronizadas, cerca de 500 refeições/dia.

Controle de custo

Participação do projeto e obras de reforma da cozinha e refeitório

Desenvolvimento de treinamentos - organização das equipes de trabalho

Nutricionista III, trainee (Indústria Química e Farmacêutica MERCK, PELA MARRIOTT)

Planejamento e Supervisão geral da produção (750 refeições/dia )

Controle e apropriação de custos.

Docência:

UNIRP – São José do Rio Preto – Professora do curso de Pós Graduação do curso Administração de Serviços de Alimentação e Gastronomia – Desde 2003 até atual;
Fev/06 até Jul/06 - Restaurante-Escola da Assembléia Legislativa de São Paulo - Professora do Projeto Arte Culinária, curso de qualificação profissional para 60 adolescentes de baixa renda;
Ago/05 até Jun/06 – HOTEC (Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo) – Professora do Curso Superior em Gastronomia, disciplina Cozinha Quente (prática em laboratório);

Nov/05 até Fev/06 - Centro Tecnológico Paula Souza, Projeto FEBEM – Professora dos cursos de Culinária Salgados, Panificação, Confeitaria Básica e Garçom;

Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN) – Curso de Graduação em Nutrição:
2006

Professora de Nutrição Experimental e Gastronomia - 2º. Ano (Campus MC, CL e ABC - 2006 / Atual);
Professora de Marketing - 4º. Ano (Campus MC - 2006).

Fev/1998 até Jul/2001 – Curso de Graduação em Nutrição: 

Professora de Composição dos Alimentos – 2º.  Ano de Nutrição (1998);

Professora de Higiene dos Alimentos – 3º. Ano de Nutrição (1999-2001);

Professora de Técnica Dietética – 2º. Ano de Nutrição (desde 1998-2001). 

Professora no curso de extensão do Instituto Racine – Tema: "Case: Auditoria em Restaurantes Comerciais" – 2016 e 2017;
Palestrante no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (COBRAN) – Tema: "Aplicação de Boas Práticas Nutricionais em Restaurantes Comerciais" – ASBRAN, Porto Alegre, OUT/2016;
Palestrante no Congresso Sul Brasileiro (CONSULBAC) – Tema: "Inovar para Renovar em Restaurantes Comerciais" – SINURGS, Porto Alegre, SET/2016;
Palestrante no curso CRN3 de 2016 com o tema: "Controle Higiênico Sanitário em UAN";
Palestrante em diversos cursos e Rodas de Conversas na APAN (Associação Paulista de Nutrição) nos anos de 2014, 2015 e 2016;
Professora do Curso de Pós-Graduação da UNOPAR (Londrina/PR) – Especialização "Gerenciamento de Serviços de Alimentação" – Tema: Catering Aéreo e Restaurantes Comerciais – 1999-2006;
Professora convidada no Curso de Pós-Graduação da UNIP (Universidade de Araçatuba) – no curso de "Gerenciamento de Serviços de Alimentação e Nutrição" – tema: Catering Aéreo e Fast Food – 2004;
Professora do minicurso "Novas Tendências na Gestão de Restaurantes Comerciais e Fast-Food" na UNIRP (S. J. do Rio Preto) em Outubro de 2005;
Professora do curso "Gestão de Restaurantes Comerciais, Catering Aéreo e Fast Food" do Instituto Racine – 2002, 2003 e 2005;
Professora do curso "Na Hora do Intervalo: Alimentação Infantil – de 2 a 6 anos" no Espaço Erva Doce, em São Paulo, Novembro de 2005;
Professora substituta/convidada no curso superior de Gastronomia da Universidade Anhembi-Morumbi – 2002 e 2003;
Palestrante do III Congresso Latino Americano de Gastronomia e Nutrição – tema: "Personalização em Refeições Institucionais" 2007;
Palestrante no Seminário da Prefeitura de Suzano – tema: "Segurança Alimentar como Valor Agregado no Serviço de Alimentação" 2007;
Professora do curso "Gestão de Restaurantes Comerciais / Fast Food" da SBGAN - 2003
Professora do Curso de Extensão "Atualização em Gastronomia e Administração de Food Service" na UNIBAN (2000);
Professora convidada no Curso de Pós-Graduação da Universidade Sagrado Coração de Jesus (Bauru/SP) - "Catering e Fast Food" - 2001;
Professora convidada no Curso de Pós-Graduação da Universidade Tuiutí (Curitiba/PR) – "Gerenciamento de Serviços de Catering e Fast Food" - 2001;
Palestrante no 1º. Congresso Latino Americano de Gastronomia e Nutrição – tema: "Aplicação da Gastronomia e Nutrição em Catering" – SP/2005;
Palestrante da I Jornada Integrada da Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da UNIRP (SP) – tema: "Influência da Tecnologia de Alimentos na Gastronomia e na Nutrição", em Outubro de 2005;
Palestrante do Workshop Novos Mercados de Trabalho do SINESP – tema: "Assessoria em Restaurantes Comerciais/Fast Food", em Setembro de 2005 e 2016;
Palestrante na X SEMACC – Semana Cultural e Científica do Curso de Nutrição da FESB (Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista) – tema: "Influência da Tecnologia de Alimentos na Gastronomia e na Nutrição", em Setembro de 2005;
Professora do Depósito Pinheirense (SP) com os temas Frituras, Legislação Sanitária, e Massas – desde 2004;
Palestrante na Jornada de Nutrição da UNIBAN – tema: "Controle de Qualidade na Área de Nutrição, relato pessoal", Novembro de 2005 / em 2014 (?) "Desenvolvimento de Novos Produtos";
Palestrante convidada pelo SENAC para a EQUIPOTEL (SP-2004) – tema: "Compras e a Estocagem de Alimentos";
Palestrante no Congresso de Entidades de Nutrição – tema: "Influência da Tecnologia na Gastronomia e Nutrição" – 2003 / RJ;
Nutricionista Colaboradora do DIMA/SEMAB como Instrutora no Programa de Controle de Óleos e Gorduras de Fritura da Prefeitura de São Paulo (2002);
Palestrante convidada para a Jornada de Nutrição da UNIBAN (JONUTRI) com o tema "Formação e controle de Radicais Livres em meios de fritura" - 1998;
Palestrante convidada pela Universidade de Engenharia Mauá para o tema "Sistemas da Qualidade em Alimentos" (SP / 1998);
Palestrante da Jornada de Nutrição da UNIBAN com o tema "HACCP em Catering" (1996);
Palestrante convidada da LEVER INDUSTRIAL para treinamento técnico sobre 'higienização' (1994);
Palestrante convidada do Sindicato de Nutricionista em Seminário, sobre "Experiência com a Qualidade em Busca da ISO 9000" - 1994- São Paulo;
Palestrante convidada pelo laboratório SARSA em 1992 e 1993 para o tema "Procedimentos Higiênico Sanitários e Cólera" - RJ;
Convidada para dar aula na disciplina de Tecnologia dos Alimentos da UFRJ sobre "Controle Sanitário na Indústria de Alimentos" (RJ – 1992/ 93) - professora Matilde;
Palestrante convidada pela Escola Americana para o tema "Cólera" (RJ / 1992 e 93);
Palestrante da Semana Científica da Universidade Gama Filho – "Controle Higiênico Sanitário em Alimentos" (1992) – RJ;
Palestrante no Curso - Alimentação Alternativa e Orientação Nutricional em cerca de 8 oportunidades entre 1991 e 1992 na instituição Filantrópica RAMATIS– RJ.

Cursos e mais Atividades:

• Diretora Fundadora/Executiva da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição (2002-03) – trabalho voluntário;
• Participação da elaboração do novo Código Sanitário da cidade de São Paulo através do CRN3 (Consulta Pública 01) e da diretoria do DIMA/SEMAB (2002) – trabalho voluntário;
• Delegada da I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade de São Paulo (COMUSAN - 2002) - voluntária;
• Membro da Comissão Julgadora do prêmio Maria Lucia Ferrari Cavalcanti do CRN3 em 2002 e 2004;
• Vencedora do prêmio Integração 2001 da rede Habib´s pelo cumprimento de todas as metas;
• Autora, junto com a Dra. Gillian Arruda, Dr. Eneo da Silva e Dra. Luciana, do artigo "Recepção de Matérias Primas" no Jornal Temperando Notícias da APAN (1997);
• Diretora da APAN nos anos de 1996-97 e depois de 2014-17 – trabalho voluntário;
• Consultoria para a Maná Refeições Coletivas em 1995, identificando pontos críticos de controle e elaboração de planos de limpeza e treinamentos para implantação de novos procedimentos, além da elaboração de novos cardápios;
• Voluntária por 9 anos na Instituição Filantrópica Ramatis no Rio de Janeiro, desenvolvendo trabalhos comunitários de Saúde Pública com gestantes, crianças e adolescentes (1984 a 1993);
• Prêmio Melhor Funcionário da Marriott em 1992;
• Autora do livro "Congelamento de Alimentos" (Editora Mônica, Rio de Janeiro, 1989);
• Participação em exposições de feiras como a FISPAL, EQUIPOTEL, FRANQUIAS e PRONATURA - São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

 

Mantenedores

banner

JORNAL ELETRÔNICO

banner

Fornecedores

banner

MERCADO PROFISSIONAL

banner

BLOG DOS PROFISSIONAIS

banner

ENTREVISTA

banner

Emprego

Notícias do Setor de Alimentação. Cadastre-se!