emfoco

 

Como organizar a Gestão do Restaurante nos primeiros meses do ano que chegou

Por Redação MN

Sem duvida nenhuma, os Gestores do Setor de Alimentação estão se planejando para as novas etapas a serem implantadas e desenvolvidas ao logo dos primeiros meses do ano para que possam manter o serviço, a qualidade e a organização que levaram a alcançar os resultados positivos do trabalho que realizaram no ano que se passou.

emfoco

Fazendo isso poderão criar situações e ações que possam ser complementares tanto no relacionamento com os clientes que impulsionam o seu negócio e que são a real razão do seu propósito profissional como para os parceiros colaboradores sejam eles funcionários ou fornecedores que neste ano poderão ter novas participações e ajudarem ainda mais neste momento onde somar será tudo.

Com as mudanças que foram muitas neste último ano ficou mais claro do que nunca que os Gestores que estiverem organizados e planejados poderão sentir os resultados positivos mais rapidamente dos que aqueles que ainda estão na espera de uma mudança no mercado, o que só irá acontecer com a ação que só o próprio profissional pode realizar, com isso as possibilidades podem aparecer e assim alcançarem os resultados pretendidos.

Fazer um posicionamento onde se esteja pronto para um crescimento ou para manter as metas e resultados que se planejou para os primeiros meses é que pode trazer uma maior segurança e até evitar possíveis cortes e demissões, afinal só o Gestor sabe a "dor de cabeça" que se tem na hora de ter de recontratar e como isso pode ser prorrogado se o planejamento estiver sendo seguido, afinal , esta parte depende somente de como esse planejamento é feito e aplicado.

Temos visto que os restaurantes que desenvolveram Gestores pontuais tiveram um alcance maior do que estava planejado para o ano que se passou pois tiveram mais tempo para posicionar de forma apropriada tanto quanto a visibilidade de sua marca quanto a procura de novos clientes, o que para eles resultou em uma forma de poder ampliar mesmo com a "Crise".

Elaborar o planejamento é essencial ainda mais para os primeiros meses onde tudo acontece e se o mesmo estiver pronto e os processos sendo feitos, a chance de evitar erros e fazer o controle ponto a ponto será maior, facilitando assim manter o foco exigido neste período.

Estaremos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.

Publicidade

banner

Por Dentro da Notícia

Para Refletir

Delivery recebe pedido inusitado e dá uma aula de bom atendimento

Cliente pediu uma pizza apenas para conseguir ajuda, pois estava muito doente. A resposta do restaurante deixou todos impressionados.

emfoco

Pizza: cliente fez o pedido de comida e perguntou se o restaurante também poderia levar um remédio para ela (Thinkstock)

Um restaurante recebeu um pedido de delivery inusitado e respondeu à altura, com uma aula de bom atendimento ao cliente. Dia de 30 de dezembro, um pedido de comida veio com um comentário diferente: “Vocês poderiam, por favor, parar no caminho para comprar um remédio para febre e gripe para mim, e eu dou o dinheiro para vocês? Estou pedindo comida apenas para conseguir o remédio, estou muito doente”, dizia o recado.

O restaurante Feeley’s Fish and Chips Pizzeria, que fica em Belfast na Irlanda do Norte, postou o pedido em sua página no Facebook, comemorando que seus clientes estejam usando o campo de comentários na hora de fazer um pedido, conforme noticiou o Mashable.Depois, fez questão de atender ao chamado da cliente acamada. A jovem agradeceu e também postou uma foto na internet mostrando o remédio e sua pizza.

A boa ação de fim de ano do restaurante viralizou nas redes sociais, virou notícia e gerou ótima repercussão para o negócio. Um bom exemplo de como um atendimento simples, mas personalizado, pode fazer a diferença para qualquer empresa.

Fonte: acarlosoliveira.com

Economia

AÇÚCAR: NOVO DÉFICIT GLOBAL DEVE SUSTENTAR PREÇOS EM ALTOS PATAMARES EM 2017
emfoco

Os preços do açúcar cristal no mercado brasileiro devem continuar em patamares elevados ao longo de 2017, sustentados pelas novas estimativas de déficit mundial da commodity, conforme indicam pesquisadores do Cepea.- Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada.
 
Apesar da ligeira recuperação projetada na produção global 2016/17, de 3% em relação à temporada passada, o volume não deve ser suficiente para alcançar a demanda. Como resultado, o déficit pode chegar a 2,6 milhões de toneladas de açúcar.

Para a OIA (Organização Internacional de Açúcar), esse volume pode ser ainda maior, atingindo 6,2 milhões de toneladas. Além dos altos preços na atual safra (2016/17), o retorno do PIS/Cofins sobre o etanol desde 1º janeiro de 2017 no mercado brasileiro pode favorecer o adoçante, visto que diminui a competitividade do biocombustível.

Fonte: Cepea

Economia

Minerva desiste de comprar o frigorífico capixaba Frisa
A Minerva havia assumido a obrigação de adquirir 99,56% do capital social da Frisa

 

A Minerva comunicou que desistiu de comprar a Frisa Frigorífico Rio Doce, com unidades frigoríficas no Espírito Santo, além de Minas Gerais e Bahia.O negócio que foi anunciado em novembro de 2016 já havia sido aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sem restrições.

emfoco

De acordo com o fato relevante divulgado pela empresa, que investiria R$ 205 milhões na operação, foi considerado extinto o contrato, “por não terem sido satisfeitas, pelos vendedores, todas as condições precedentes avençadas entre as partes”.A Minerva tinha assumido a obrigação de adquirir 99,56% do capital social da Frisa. Segundo a Minerva informou no anúncio da aquisição, a Frisa é um dos principais produtores de carne bovina do Brasil.

As atividades do Frisa começaram em 1968, com o frigorífico de Colatina e hoje o grupo está entre os maiores do país. Já a Minerva Foods é uma das empresas líderes de produção e comercialização de carne bovina, na América do Sul, com forte presença no mercado internacional, exportando para mais de 100 países nos cinco continentes.

“A administração da companhia esclarece que, com a extinção do contrato de compra e venda, a operação não será implementada neste momento”, afirmou a Minerva. Já o grupo Frisa informou, por meio da assessoria de imprensa, que não houve acordo na negociação entre ambas as partes e, por isso, a venda não foi concluída. Mas ressaltou que cumpriu todas as cláusulas do contrato.

Fonte: GAZETA ONLINE BETA

FOOD SERVICE
emfocoFacilidade e agilidade para encontrar  o que precisa

Participe

Fornecedor - Coloque sua empresa, seus produtos e serviços à disposição dos Grandes Compradores do Mercado de Alimentação – Anuncie no Guia de Fornecedor. 

Profissional – Consulte o Guia de Fornecedores a cada pedido! Facilidade e agilidade para encontrar o que precisa.

emfoco

Facilidade e agilidade para encontrar o que precisa

Com a procura constante dos Compradores por Fornecedores Qualificados e Técnicos no setor da alimentação, o Marketing Nutricional oferece aos gestores de serviços de alimentação, uma ferramenta de consulta fácil e atualizada. 

Saiba mais, acesse oGuia de Fornecedores

Publicidade

banner
Destaque Anunciante

 

Fornecedor

GRSA

Empresa: GRSA

Produto: Soluções em Alimentação

Telefone: (11) 2135-3000
Endereço: Rua Manuel da Nóbrega, 676 - Paraíso, São Paulo

Saiba mais...
fornecedor

Tetra Pak

Empresa: Tetra Pak

Produto: Equipamento de Embalagem

Telefone: (11) 5501-3200
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 4777, São Paulo

Saiba mais...
Fornecedor

Bauducco

Empresa: Bauducco

Produto: Ind. Alimentos

Telefone: (11) 2142-9400
Endereço: R. Endres, 861-Vila Itapegica, Guarulhos-SP

Saiba mais...
Marketing

Pizza Hut se une à Nestlé para criar novas sobremesas
Marcas fazem ação de co-branding e lançam cinco novas sobremesas no Brasil

Por Guilherme Dearo

emfoco

Nova sobremesa da Pizza Hut no Brasil: parceria com a Nestlé (Pizza Hut/Nestlé/Divulgação)

Em uma ação de co-branding, Pizza Hut e Nestlé acabam de lançar no Brasil uma nova linha de sobremesas. Os doces serão vendidos em algumas lojas da Pizza Hut no Brasil por tempo ilimitado. A parceria da rede com a Nestlé Professional criou a campanha Gran Finale, com cinco novas opções de sobremesas (duas tortas, dois bolos e um brownie).

Cada uma traz um produto famoso da Nestlé: os chocolates Charge, Alpino, Sensação e Noblesse; e o Chocolate em pó Dois Frades. As sobremesas serão: uma torta feita com Charge (leva caramelo e amendoim); a torta holandesa feita com Alpino; o bolo de chocolate com morango e chocolate Sensação; bolo de chocolate com Noblesse; e o brownie com sorvete e chocolate Dois Frades.

Fonte: Exame

Marketing

RESTAURANTE DÁ 'VIP VITALÍCIO' A JOVEM QUE CAIU DURANTE ENXURRADA
Paris 6 procurou a cliente que foi derrubada pela água em frente ao estabelecimento

emfoco

O restaurante Paris 6 Classique, em São Paulo (Foto: Reprodução)

O restaurante Paris 6, de São Paulo, concedeu o status de "VIP vitalícia" à mulher que caiu pela força da água em frente ao local, na rua Haddock Lobo, após um temporal em, 15/1. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a jovem tenta atravessar a rua com a ajuda de um manobrista, quando é derrubada pela enxurrada. Nos comentários, muitos internautas pedem que o manobrista também receba um dia de estrela ou pelo menos uma recompensa pelo ato.

O bistrô havia feito um post no Facebook pedindo ajuda para localizar a moça e oferecendo uma "noite de estrela" para ela. "Por mais que um de nossos gentis manobristas tenha tentado ajudá-la, a jovem foi derrubada pela força da água. Queremos convidar essa jovem para uma noite de Estrela no Paris 6, como ela merece. Quem quiser ajudar, por favor compartilhe da nossa intenção de encontrá-la", diz o post feito na noite de segunda-feira (16/1) e assinado por Isaac - o fundador do Paris 6 se chama Isaac Azar.

Na tarde da terça (17/1), a cliente, que se identificou como Nathalia A., publicou um texto no site The Brontës e agradeceu ao Paris 6, ao manobrista que a segurou e a quem manifestou preocupação com ela nas redes sociais. O post da mulher foi comparitlhado pela página do restaurante, com o seguinte comentário: "Vc se tornará uma VIP vitalícia em qualquer PARIS 6 do Mundo! Sua queda na rua poderia ter acontecido com qualquer um de nós. O que não poderia ter acontecido era a viralização de um vídeo satirizando um acidente". O texto foi novamente assinado por Isaac.

Fonte: Pegn

INOVAÇÃO

Rede Bob's tenta atrair jovens com restaurante 'digital'
Empresa pretende reduzir filas nos caixas com pedidos em totens; consumidor só terá de ir ao balcão uma vez, para retirar o pedido

Por Guilherme Dearo

emfoco

Loja do Bob's no BarraShopping, a primeira unidade da rede com atendimento 100% digital

Na tentativa de acelerar o serviço e de adequar o conceito de fast-food aos hábitos cada vez mais digitais dos consumidores, a rede Bob’s lançou na semana passada sua primeira loja com atendimento 100% digital, na qual todos os pedidos são feitos por celular ou em um totem semelhante aos de check-in dos aeroportos.

A unidade do Barra Shopping, no Rio de Janeiro, passou por uma reforma ao longo dos últimos 45 dias para se adequar ao modelo, que será ampliado para toda a rede caso esse projeto-piloto dê os resultados esperados.A intenção da empresa é conseguir atender a um maior número de clientes ao reduzir o tamanho das filas nos caixas, já que o consumidor terá de ir ao balcão apenas para retirar o pedido.

Essa agilização poderá resultar em um incremento de 20% a 30% nas vendas, nas contas do diretor-geral da rede, Marcello Farrel.A reformulação da loja do Bob’s começou a ser desenhada há três anos e meio, quando foram implementadas modificações no cardápio que permitiram pedidos customizados, como o acréscimo de ingredientes aos hambúrgueres.

Fonte: Pegn

Expansão

 


Oportunidade - Evolução do Food Truck Busger Prevê Inaugurar  10 Pontos em 2017
emfoco

A rede Busger estreia no franchising com um formato de loja que tem, segundo a rede, o objetivo de ser uma evolução dos food trucks, uma espécie de ônibus adaptado para restaurante. A empresa afirma, ainda, que a projeção é de inaugurar 10 unidades em 2017, com foco em São Paulo, mas com possibilidades de penetrar outros estados do sudeste. Com investimento total de R$ 350 mil, incluindo taxa de franquia, ônibus, equipamentos, estoque inicial, reserva financeira, marketing de inauguração, etc., a franquia Busger tem faturamento bruto de R$ 195 mil, lucro líquido médio de 23% e retorno do investimento previsto entre 12 e 24 meses. 

 


Projeto de Expansão - QG Jeitinho Caseiro Deve Abrir 5 Novas Lojas
emfoco

A rede de restaurantes, QG Jeitinho Caseiro, aposta em expansão na região Centro-Oeste e espera inaugurar cinco lojas até o final de 2017. Com 37 anos de idade e 28 unidades, a rede, que se tornou franquia em 2010, afirma ter fechado o ano de 2016 com um faturamento próximo aos R$ 36 milhões. Para abrir uma unidade do QG Jeitinho Caseiro, o franqueador deve investir a partir de R$ 450 mil. A rede trabalha tanto em operações no shopping center quanto na rua e o retorno previsto do investimento é de a partir de 36 meses. .  . 

Fonte: Giro News

Quem Acontece

emfoco
emfoco

O empresário: faturamento anual de 20 milhões de reais (Foto: Ligia Skowronski)

O grego que atrai 60 000 pessoas por mês no Baixo Augusta

Nikolaos Loukopoulos controla o quarteto de restaurantes Athenas, sucesso de público na região.

Por Fábio Galib

No Baixo Augusta, ele é conhecido como Grego. Mas também caberia o apelido de “Imperador da Rua Antônio Carlos”. Nikolaos Loukopoulos não reúne o charme dos empresários que ganharam fama por lá, como Facundo Guerra, que fez sucesso com o extinto Vegas. Também não costuma merecer a atenção da crítica gastronômica, a despeito de manter um negócio bem-sucedido nessa área.

Dono do quarteto de restaurantes Athenas, todos em imóveis concentrados em um trecho de duas quadras da Rua Antônio Carlos entre a Haddock Lobo e a Frei Caneca, o empresário de sotaque carregado chega a receber de 1 500 a 2 000 pessoas por dia. A crise parece não passar pelas calçadas de suas casas.

“O Athenas ajudou a transformar a Rua Antônio Carlos, que está bem mais movimentada”, elogia o chef paranaense Marcelo Corrêa Bastos, do restaurante brasileiro Jiquitaia, seu vizinho.

Engenheiro elétrico de formação, chegou a trabalhar em uma montadora e, no ano seguinte à sua vinda para o país, inaugurou o primeiro Athenas, um restaurante a quilo no 460 da Antônio Carlos. “Abri na raça, pois não era do ramo, apesar de gostar de cozinha.”

Ele explica que aprendeu a gerenciar o negócio na prática. “O fato de ser um pequeno restaurante a quilo me possibilitou testar receitas e descobrir o que dá certo ou não.” Os pratos gregos, que sempre fizeram parte do menu, são os que costumava comer em sua casa, quando ainda morava no país mediterrâneo. Loukopoulos encarregou-se de explicar à equipe como prepará-los. Ele concluiu que a fórmula do sucesso era oferecer uma comida trivial a preços atraentes.

Em 1999, veio o segundo restaurante com o formato igual, no número 303 da mesma rua. Dez anos atrás, pôs para funcionar a enorme unidade da esquina com a Rua Augusta, que abre às 7 horas e não raro estende o funcionamento até a madrugada.

Loukopoulos é o dono de outro imóvel, também na Rua Antonio Carlos, para o qual não esconde haver um projeto em curso. "Com a crise, tive de colocar o pé no freio, mas não quero parar", explica. "Desde 2014, venho investindo pesado na reestruturação das casas, inclusive na construção de uma cozinha central na Rua Matias Aires." Nesse período, calcula ter injetado nos restaurantes, pelo menos, 5 milhões de reais. O rei do pedaço não pensa em abrir nada longe dali. "A região do Baixo Augusta é a melhor de São Paulo quando o assunto é gastronomia."

Fonte: Veja

ANUNCIE

Comunicação com o Mercado de Alimentação
EM FOCO Food Service

Notícias, Informações e Acontecimentos do Setor de Alimentação que você Profissional precisa para ficar bem informado sobre a sua área e manter-se atualizado dentro do Mercado de Alimentação

Publicidade

banner

Cadastre-se e receba o EMFOCO Food Service

Você Fornecedor e Prestador de Serviço agora tem uma forma inteligente de manter-se em contato e em evidência com o seu público que é o Grande Comprador.

Publicidade

banner

Peça a sua proposta para anunciar no EM FOCO Food Service

Agenda

AGENDA 2017

Mercado de Alimentação Food Service

 

Mostre sua Feira, Evento, Curso, Congresso, para o Setor de Alimentação

Mais de 35.000 Profissionais recebem Notícias e Informações através do nosso Portal Marketing Nutricional e de nossas ações de divulgação do que irá acontecer durante o ano.

Profissionais da área da Alimentação

Nutricionistas, Chefs, Gerentes, Confeiteiros, Cozinheiros, Proprietários de Restaurantes que procuram por novidades, conhecimento e atualização, acompanhem os Cursos e Eventos para os profissionais do segmento.

Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar

emfoco

Segurança Alimentar

 

Boas Práticas – 5 Procedimentos Importantes para Manter as Boas Condições Higiênico-Sanitário Dentro da Cozinha de um Restaurante

Por Marília Fernandes – Nutricionista da Qualinut Assessoria em Higiene e Qualidade dos Alimentos.

emfoco

Diariamente em uma cozinha industrial, são preparados diversos alimentos que terão como destino final o consumidor. Contudo, é preciso ter bastante atenção desde o recebimento da matéria prima até a distribuição da preparação, para que possa ser garantida a entrega de um alimento seguro.

O alimento é considerado seguro quando não oferece perigo para a saúde do consumidor, podendo este perigo ser de origem química, física e/ou microbiológico. Para garantir essa segurança temos que seguir 5 passos dentro do estabelecimento, são eles:

1) Boas Práticas de Higiene Pessoal

Um dos índices mais altos de contaminação está relacionado a má higienização das mãos e ao asseio pessoal dos funcionários.

Lavar as mãos é uma ação muito importante para o controle da contaminação de alimentos. Deve-se lavar as mãos antes de iniciar o trabalho, na troca de atividades, após ir ao banheiro, quando manusear lixo, ou quando há alguma sujeira ou contaminação nas mãos.

Já para o asseio pessoal é correto manter unha curta, sem esmalte e limpa; vestir o uniforme no ambiente de trabalho e mantê-lo sempre limpo; retirar todos os adornos (piercing, brinco, relógio, aliança, entre outros); manter cabelos presos e fazer o uso de touca descartável para proteção.

2) Higienização dos Produtos Alimentícios

Hortifrútis que serão consumidos crus podem representar um risco de contaminação, portanto é preciso lavar muito bem em água corrente e deixá-los imersos em solução clorada para que possa ser eliminado qualquer tipo de microrganismo que possa causar doenças.

É importante lembrar também que antes de usar um produto industrializado é preciso lavar a embalagem com água e sabão.

3) Cuidados no Recebimento dos Alimentos

O produto pode chegar ao estabelecimento já deteriorado ou deteriorar durante este processo, por isso, é importante que os responsáveis pelo recebimento se atentem a temperatura em que o alimento esta sendo entregue, nas condições dos produtos, das embalagens, do entregador e do veículo de entrega. Se alguma dessas etapas estiverem inadequadas é preciso restringir a entrada do produto no local e exigir a adequação do fornecedor.

4) Higiene do Ambiente de Trabalho

A má conservação de móveis e utensílios na cozinha pode facilitar a proliferação de microrganismos ou possibilitar a contaminação, devido à dificuldade de higienização.

Utensílios como potes, tábuas para corte, talheres, entre outros, devem estar em perfeito estado de conservação sem rachaduras ou fissuras. Estes mesmos cuidados devem ser realizados para os armários, balcões e mesas.

5) Armazenamento de Alimentos

Grande parte dos diferentes tipos de microrganismos podem se desenvolver em uma ampla faixa de temperatura que varia entre 2°C e 70°C, sendo a temperatura ótima de crescimento para a maioria dos microrganismos entre 30°C e 45°C (GERMANO e GERMANO, 2015). Para evitar a multiplicação descontrolada é preciso garantir a temperatura de conservação dos alimentos.

Alimentos congelados devem ser mantidos em temperaturas inferiores a -18°C, enquanto os alimentos refrigerados em geral devem ser conservados em temperatura inferior a 10°C, exceto peixes e carnes que necessitam de temperaturas menores para garantir a conservação adequada. É importante ressaltar que se for armazenado diferentes tipo de alimentos em um mesmo equipamento, este deve ser ajustado sempre para o alimento que necessite de menor temperatura.

Os alimentos devem sempre ser armazenados em potes ou travessas fechados com tampa ou embalados em plástico filme, e também obedecendo o seguinte critério: alimentos crus ou não higienizados na parte inferior do equipamento, alimentos pré-preparados na parte intermediária e alimentos prontos para consumo na parte superior do equipamento.

É importante também sempre armazenar os alimentos no sistema PVPS (Primeiro que Vence Primeiro que Sai), assim evita-se que o alimento ultrapasse o prazo de validade dentro do estabelecimento, prevenindo desperdício e perdas financeiras.

Além das recomendações acima é importante conhecer a legislação sanitária que abrange seu munícipio e sempre disponibilizar treinamentos de boas práticas de higiene e manipulação a todos os colaboradores de seu estabelecimento.

GERMANO, Pedro Manual Leal; GERMANO, Maria Izabel Simões. HIGIENE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS. 5. ed. São Paulo: Manole, 2015, 1115 p. (p.77).

Por: Marília Fernandes

Nutricionista, graduada em Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-Graduada em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi e em Vigilância Sanitária de Alimentos pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua como nutricionista coordenadora na Qualinut Assessoria em Higiene e Qualidade dos Alimentos, para estabelecimentos de alimentação.

 

Vigilância Sanitária

Conheça a nova publicação da Anvisa:

Resolução para prestação de serviços de alimentação em eventos de massa

Preencha os dados do formulário para receber o pdf da resolução

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA- RDC Nº 43

Vigilância Sanitária

Mercado Profissional

 

Mercado Profissional

° Contratar e ser Contratado no Setor de Alimentação.

emfoco

O Setor de Alimentação possui uma demanda tanto na questão de Oferta de Vaga quanto na procura de Profissionais que possam ter interesse seja para começo de carreira no segmento como para quem busca uma oportunidade de recolocação.

Como um bom currículo bem colocado, os profissionais podem ter uma melhor procura e assim mostrar para o mercado a sua disponibilidade. Se esta em um novo momento, mostre-se para o Mercado Profissional

Saiba mais, acesse oMercado Profissional

Receita

 

Dadinhos de tapioca com queijo coalho

 

emfoco

 

Ingredientes

 

  • 250 gramas de tapioca granulada
  • 300 gramas de queijo coalho (ou de coalho)
  • 500 leite quente
  • 8 gramas de sal (pode variar de acordo com o sal do queijo)
  • 1 pitada de pimenta-do-reino branca

 

Modo de Preparo

 

    Misture o queijo ralado e a tapioca e junte ao leite bem quente, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura começar a firmar.

    Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar no momento de desenformar) e cubra com papel filme.Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por, pelo menos, 3 horas.Corte em cubos e frite por imersão a 170 ºC, até dourar. Sirva com molho de pimenta agridoce.

Fonte: M DE MULHER

 

Fornecedores

banner

Veja como Anunciar

banner

MERCADO PROFISSIONAL

banner

ENTREVISTA

banner

BLOG DOS PROFISSIONAIS

banner

Mantenedores

banner

Emprego

Notícias do Setor de Alimentação. Cadastre-se!

DIVULGAÇAO

DIVULGAÇÃO