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Entrevista - Decio Garcia

Aquisição de Empresas no Setor de Alimentação Corporativo para Melhoria de Processos

Decio Garcia - Empresário e investidor, Fundador do Grupo Consuma e sócio de empresas como Eco Foods, Eco Fresh Açaí, La Bella Gastronomia Empresarial, Integral alimentação e Zucca Design.

MN: O Setor de Alimentação Corporativo é muito competitivo e com isso existe uma boa oportunidade de negócio, trabalhando neste mercado como vê que os serviços podem ter seus processos bem definidos? 

Decio Garcia: Bem, tudo na vida sempre é muito competitivo, principalmente quando se fala em serviços e isso também acaba gerando oportunidades. O Serviço de Alimentação Corporativa deve ser conduzido por profissionais experientes, gabaritados, responsáveis e formados na área. Não é um ramo para aventureiros. São necessários investimentos constantes na própria empresa, colaboradores e clientes. Isso faz com que tenhamos muitos desafios  para ajustar os parâmetros corretos da excelência do serviço com a margem de lucratividade da empresa. Mas eu amo o que faço e tenho uma equipe incrível ao meu lado. Isso é fundamental. 

MN: Como uma Empresa de Alimentação pode se preparar para uma futura compra por outra empresa do setor? 

Decio Garcia:  Bom, a maneira correta é ter sempre os números financeiros bem apontados e sem maquiagem, mostrando claramente as margens de lucratividade que cada unidade operacional deixa no "Botton Line" da planilha. Porém a maioria das empresas que aparecem sendo vendidas no nosso mercado é porque a saúde  financeira delas já estão bastante deficitárias, fazendo com que a empresa compradora tenha um trabalho redobrado para superar esses desafios e  mais a provável insatisfação do Cliente . 

MN:  Qual o melhor modelo de aquisição de uma empresa no Setor de Alimentação: De forma parcial onde os sócios atuais continuam participando da empresa  ou  aquisição integral ? 

Decio Garcia: Essa sem dúvida é uma pergunta bastante interessante por ser simples e ao mesmo tempo tão complexa (rsrsrs). Nós do grupo Consuma trabalhamos nas duas modalidades sem dificuldade alguma. O ponto chave é entendermos o porque a empresa está sendo vendida e trabalhar essa situação da forma mais favorável para nós, usando parte da antiga gestão ou trocando pela nossa inteira filosofia de trabalho. Tanto faz, o importante é entender o porquê da venda total ou parcial. 

MN: Quando uma empresa é adquirida por outra, como melhorar os processos da empresa que foi adquirida e manter o comprometimento dos colaboradores que a essa empresa possui? 

Decio Garcia: Desculpe ser realista , mas qualquer aquisição de empresa traz consigo trocas de funcionários. Vai ter aqueles que vão se adaptar e outros não, seja por filosofia de trabalho ou Cargos semelhantes. O importante é sempre ter em Mente melhorar os processos sempre a favor dos Clientes, dos colaboradores e dos sócios. 

MN: O que é o mais importante na hora de decidir se uma empresa concorrente é uma aquisição interessante para o portfólio de quem está fazendo o estudo para adquiri-la? 

Decio Garcia: Região de atuação dela e a expansão desejada da empresa compradora nas novas áreas.

MN: Como empresário com foco no Setor de Alimentação e que atende empresas que buscam fazer a terceirização do serviço , quais são os três pontos que pode indicar para quem pretende terceirizar seu restaurante? 

Decio Garcia: Vou colocar 4 pontos pode ser ? Rsrs :

• Verificar se a Visão e o Propósito da empresa estão alinhados com sua realidade 

• Visitar seus Clientes com padrões mais simples de serviços e cardápio 

• Visitar o Escritorio administrativo para conhecer sua estrutura e a experiência da sua equipe de operações 

• Finalmente, verificar o potencial que a empresa prestadora de serviços tem em tratá-lo como um Cliente personalizado. 

MN:Como a empresa que terceiriza este serviço deve buscar o prestador de serviço que possa atender às suas necessidades e de seus funcionários?

Decio Garcia: Costumo dizer que cada empresa tem seu prestador de serviço que merece. Quase sempre essa verdade se aplica, pois o prestador de serviços em alimentação está todos os dias praticamente 24 horas por dia. Sendo assim a empresa que irá tomar o serviços terá que ter um parceiro com a mesma ideologia de pensamentos para que a   Prestação de serviços seja mais duradoura e com a menor ruptura possível.   

MN: No processo de escolha em terceirizar a cozinha seja em uma empresa ou um hospital qual é o papel do RH nesta questão?  

Decio Garcia: Tanto o RH do Cliente como o nosso, a Importância é total desta área de RH . Nosso maior patrimônio são os nossos colaboradores e a qualidade do serviço que eles prestam aos nossos Clientes. Desta forma o RH tem total importância em elaborar em nossos Clientes a equipe mais adequada para o trabalho e pelo lado do Cliente o RH deles de passar toda filosofia e visão dos colaboradores que irão se alimentar em nossos restaurantes. Um trabalho de 4 mãos bem "azeitado"

MN: Em um plano de aquisição, como é possível medir o potencial de uma empresa que possa vir a ser adquirida? 

Decio Garcia: No caso do nosso seguimento de alimentação a medição é feita pelo o que o sócio faz na empresa e toda interligação da sua gestão com planilhas analíticas, e se a aquisição não incluir a continuidade do sócio, a medição é feita pelo famoso DRE e pelo grau de atuação dos responsáveis por cada área administrativa, operacional e de RH. 

MN: Qual é hoje o interesse do seu grupo em fazer aquisições de novas empresas dentro do Setor de Alimentação? 

Decio Garcia: Total interesse, somos voraz em ter em mente a busca de empresas de nosso ramo que venham somar crescimentos mais rápidos, mas  com qualidade em todas linhas de processos e com foco no Cliente.

 


 

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