Marketing Nutricional
blog

Ganepão 2018: 8º ICNO e CBNC e 2º. NEXSA – Congresso Internacional de Nutrição, Exercício e Saúde

Por Juliana Rosa - Nutricionista

A edição deste ano completou a marca de 40 anos da instituição. O Ganepão 2018 é chancelado por importantes instituições e Associações das áreas de nutrição e saúde. Congresso tradicional na área de nutrição, com corpo docente multiprofissional composto por 400 renomados professores nacionais e internacionais, vindos da América latina, Estados Unidos e Europa. Presença de palestrantes como Dr. Drauzio Varela, Dr. José Bento, a Nutricionista Gagriela Kapim do programa da GNT, Meu Filho mal come, Sergio Groisman do programa Altas Horas e muito mais.

Presença de quase 3000 congressistas, composto por médicos, nutricionistas, farmacêuticos, médicos do esporte, educadores físicos e profissionais da área da saúde em geral.

BLOG

Em duas áreas expositivas, foram apresentado lançamento de novidades da indústria, laboratórios e empresas ligadas a Nutrição. Destaque para esta edição, com stand todo dedicado para os profissionais visitantes com avaliação do estilo de vida, promovido pela empresa farmacêutica FQM em parceria com o evento. Total de 1038 avaliações durante o Ganepão e conferiu a doação de 2 toneladas de alimentos para a ONG Amigos do Bem.

Palestras com temas atuais no esporte, nutrição em oncologia, saúde e imunidade. E neste ultimo tema falarei com mais detalhes abaixo. Importantes e recentes evidências sobre a microbiota intestinal pode desempenhar papel fundamental na fisiopatologia da obesidade e estilo de vida.

Você já ouviu falar o “índice Pral”? É um índice que demonstrado por pontos aos alimentos numa dieta que poder favorecer ao estado alcalino ou ácido. Importante dizer que não há nenhum alimento que muda o pH sanguíneo, isto é, independente do que é consumido, o organismo realiza a harmonia pH, incluindo a água. O pH sanguíneo apresenta pH 7,365.

O “índice Pral” está intimamente ligado com o pH do alimento. O consumo de carnes, peixes e cereais demonstra “nível Pral” por volta de +40, pois as proteínas presentes nesses alimentos, no processo da digestão, liberam +H, oque favorece ao ambiente mais ácido para o organismo. Quanto mais presença de alimentos como frutas e vegetais como verduras e legumes e o valor de pH pode chegar a -20, comum numa dieta vegana, e que há vários estudos demonstrando os benefícios da alimentação rica em alimentos vegetais e in natura. Podemos concluir que os alimentos vegetais trazem ainda mais benefícios ao organismo.

A obesidade induzida por dieta, conhecido por pelo balanço energético positivo, corresponde pelo resultado do balanço entre o que é consumido e o gasto. No contexto da obesidade, o aumento da adiposidade é acompanhado por inflamação de baixo grau nos tecidos, mas a ligação exata com a microbioma intestinal permanece ainda desconhecida. Estudo com roedores, apresentado pelo Médico Dr. Dan Waitzberg por um grupo de autores desde 2015 e apresentado novamente estudo publicado em meados de junho deste ano, 08 de junho, apresentou um tipo de probiótico chamado “Akkermansia muciniphila”, com papel benéfico ao organismo e fator anti-inflamatório gerado no tecido adiposo do paciente obeso. Doutor Dan destaca também o consumo da fruta cramberry, que pode ajudar no aumento saudável desta bactéria no organismo (1).

Dan fala sobre o queijo suísso e os benefícios para a microbiota intestinal ao forner “Propioniubacterium”, responsável por todos aqueles “buraquinhos” no queijo e também é um probiótico e importante aliado para quem apresenta colites, alergias e problemas gastricos ou mucosite oral devido ao desbalanceamento da flora local.

O profissional Nutricionista está habilitado para avaliar e orientar e caso necessário, incluir no tratamento dietético o uso de probióticos distintos, após avaliação individual.

Então, sugiro uma pausa para você anotar todos os alimentos apresentados até o momento e quando possivel, incluir na sua rotina alimentar! E vamos aos lançamentos do evento!

 

Lançamentos

Achê apresenta o “Artrogen duo”, suplemento em pó para cuidados com as articulações à base de colágeno hidrolisado, colágeno tipo II, vitamina C e D3.

Bioma4me - empresa que realiza sequenciamento genético do microbioma. Consiste na identificação de milhares de tipos de bactérias que habitam nosso corpo, por meio da leitura do DNA desses microrganismos.  Pode ajudar na prevenção de diversos tipos de doenças, como por exemplo, diabetes, obesidade e doenças intestinais, ou na sua detecção precoce, auxiliando na indicação de um tratamento personalizado e na definição de uma dieta ajustada sob medida para cada indivíduo. E neste exame pode fazer a leitura em 5 principais sítios corporais, entre eles: microbioma oral, nasal, intestinal, dos órgãos genitais e da pele.

BodyMetrix, empresa pioneira no Brasil e no mundo na apresentação do ultrassom portátil para análise da composição corporal, com alta precisão, possibilita o profissional visualizar na tela do computador a espessura muscular e da gordura corporal em imagem com precisão milimétrica, podendo o profissional monitorar hipertrofia  muscular e sarcopenia em imagem de forma simples e rápida, além de gerar relatórios completos de % de gordura corporal total entre outros dados e indicadores de saúde importantes no acompanhamento médico e nutricional.

Color Andina Food. A empresa nasceu do sonho de seus empreendedores de criar uma empresa especializada em produtos 100% naturais, sem conservantes, sem misturas artificiais, corantes, sem lactose e glúten. Apresentou a “Maca Energy” e a “Stévia em pó”, com característica de não ter sabor amargo, ambos cultivadas por famílias que realizam produção agroecológica da Bolívia e importado e distribuição por aqui

FReeCo, borrifador bloqueador de odores sanitários em spray.

FQM FARMA apresenta "Cartigen C", suplemento a base de colágeno hidrolisado e vitamina C, nos sabores baunilha e sem sabor.

Herbalife lança suplemento em pó para preparo de sopa para controle de peso, sabor frango com legumes. 

Life Mix, empresa pioneira em produzir “Bebida de frutas” com formula de vitaminas, minerais e fibras e chás sabor “Matchá com fibras” e “Hibisco com fibras”.

Laboratórios Baldacci relança o Memoriol, suplemento vitamínico lançado no início dos anos 70, composto por minerais, vitaminas do complexo B, vitaminas D e E, isento de glúten e açúcar.

Línea Alimentos lança “Pipoca pronta” sabores caramelo e chocolate, ambas adoçadas com stévia, tem também o chocolate zero lactose e cookies’n cream e,  adoçando xilitol.

Mantecorp Farmasa lança preparação enzimática à base de lactose (Aspergillus oryzae) “Latolise”.

Nestlé apresentou “Bebida vegetal Nesfit” de aveia e cacau e bebida a base de arroz, composto por 100% cereal integral e lança produto inovador “Novasource® Proline” com arginina e prolina, fundamentais para cicatrização de feridas crônicas.

Piracanjuba lança bebida láctea UHT “Piracanjuba Whey” com 23g de proteínas, para dietas com restrição de lactose, nos sabores chocolate, frutas vermelhas e banana e, “Manteiga com sal” e ”Doce de leite” sem lactose.

Tamarine lança sache de “Mix de fibras sem sabor” composto por inulina, polidestrose e FOS, conhecida por ser uma fibra prebiótica, com funções benéficas para a microbiota intestinal.

Kobber lança linha completa de snacks de frutas, barra de tapioca de vários sabores e sem glúten, granolas integrais.

  1. Obesity treatment by epigallocatechin-3-gallate–regulated bile acid signaling and its enriched Akkermansia muciniphila: FASEB Journal, 2018. Disponível: https://www.fasebj.org/doi/suppl/10.1096/fj.201800370R Acesso em 03. jun.2018

 

Juliana Rosa, Nutricionista, CRN-3 23665

Graduada desde 2007, pelo Colégio Salesiano de Santo André. Especialista em Nutrição desde 2009. Atendimento em consultório e Personal Diet com foco na área esportiva.

Consultora em empresas de alimentos e Colunista da Revista Endorfina e Blog do Profissional na revista Marketing Nutricional.

Dúvidas, enviar e-mail para juliana_marinaro@yahoo.com.br ou (11) 99875-3509.

 

 

Post Comentário

Facebook LinkedIn Twitter Google+ WhatsApp Email

 

BLOG DOS PROFISSIONAIS - Comentários sobre o Artigo - Nutricionista Juliana Rosa

 

emfoco

 

Comentário - Débora Almeida

Show Ju, parabéns adorei suas colocações.

 

emfoco

 

Comentário - Andrea Lima

O seu artigo mostra a importância do Nutricionistas em todos setores da alimentação incluindo coberturas de eventos. Parabéns!!!

 

 

 

 

 

BLOG

JULIANA ROSA

Graduada desde 2007, Colégio Salesiano de Santo André. Especialista em Nutrição desde 2009. Atende em consultório e Personal Diet com foco na área esportiva. Presta consultoria para empresas de alimentos e Colunista em revista especializada na área esportiva e mkt nutricional.

Acompanhe

BLOG

Ganepão 2018: 8º ICNO e CBNC e 2º. NEXSA – Congresso Internacional de Nutrição, Exercício e Saúde

BLOG

5 Meeting de Nutrição Estética 2018

BLOG

O NOVO HÁBITO ALIMENTAR

BLOG

Arnold Sports Festival South America no Brasil 2018

OFFE

banner

JORNAL ELETRÔNICO

banner

Fornecedores

banner

MERCADO PROFISSIONAL

banner

BLOG DOS PROFISSIONAIS

banner

Emprego

Notícias do Setor de Alimentação. Cadastre-se!