Marketing Nutricional
blog

XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional Mostra a diversidade Alimentar, Ambiental e Cultural dos Biomas Brasileiros.

Por Juliana Rosa - Nutricionista

Palma, licuri, ora-pro-nóbis, babaçu, mandacaru, dente de leite, taioba entre outras PANCs, conhecidas por serem plantas alimentícias não convencionais foram uma dos temas abordados neste positivo evento. Já ouviu falar de alguma delas? São plantas nativas brasileiras, que não são comumente consumidas.

Lembro na minha infância, quando tive oportunidade de morar próximo a residência do meu avô, saiamos para colher folhas de dente-de-leite, hoje sabido rico em anti-oxidantes benéficos para o bom funcionamento do fígado. E é assim que inicio mais um breve artigo para falar deste evento encontro cheio de conhecimentos pra mim e espero que pra você também! Neste ano o tema foi o “Câncer”.

Grandes nomes da área da Nutrição apresentaram importantes contribuições científicas a todos profissionais presentes. Destaco um pouco do que foi apresentado e, como sempre, de forma aplicável no nosso dia-a-dia para profissionais da área da saúde e a todos que buscam informações na área da nutrição! Falo agora sobre alimentos que podem fazer parte da sua alimentação e bem estar.

  • Imunidade: Camu-camu é a fruta mais rica em vitamina C e já é bem conhecida por atuar na imunidade. Comum na região amazônica, mas encontramos boas opções regionais como acerola, abacaxi entre outras.
  • Sono reparador: Mulungu é uma erva que pode ser usada na forma de chá, em ebulição, bem como uso do maracujá e folhas de alface pode ser usado favorecer o sono reparador, ao final do dia.
  • Menopausa: Uva e a amora são conhecidas por ter fito hormônios interessante para controle da TPM e nos fogachos da menopausa com o consumo de suco da fruta ou chá das folhas de ambas.
  • Bem estar e/ou depressão: Moringa tem muitas propriedades e aplicações por ser anti-oxidantes, hepatoprotetor, neuroprotetor, atua no processo de detoxificação e ajuda a eliminar os poluentes aéreos e metais pesados além de ser rico em proteínas, de uso comum na alimentação vegetariana.
  • Câncer: cará moela (tubérculo, preferir consumo cozido), caruru, folhas de acelga chinesa, frutas como jabuticaba e a graviola para o consumo na forma de suco ou extrato da casca ou folhas.
  • Função hepática e detoxificante: uso de várias tipos de PANCs como folhas de bertalha, azedinha, dente de leão, taioba, capuchinha (possui flores lindas e comestíveis!), cambuquira (broto das aboboras e chuchu), coração de bananeira , folhas de rúcula selvática, peixinho e de mostarda.
  • Alimentação vegetariana: Ora-pro-nóbis é rica em aminoácidos e grande variedade de aminoácidos. Folhas de beldroega além de ser rica em proteínas também tem boa porção de ômega 3 vegetal, onde 100gr de folhas tem 300-400mg de moega 3 e a Moringa, já apresentada acima.

 

E agora, como de costume os principais lançamentos do evento.

LANÇAMENTOS:

BLOG

Banana Brasil: "Chocolate 70% cacau" vegano sabor tradicional, com castanhas, com abacaxi e gengibre, adoçados com açúcar de coco. Destaque para ingredientes orgânicos e com picote para compartilhar em duas partes.

B.eat: "Quinolla cunchy salgada" com flocos de quinoa, castanhas e frutas secas e "Quinolla cunchy doce" com flocos de quinoa, castanhas e sementes. Biscoito salgado de polvilho "Maravilha" sabor tradicional e com cúrcuma e, ambos com óleo de coco.

B.On: lança barra de proteínas vegana "Defense" com cacau, nibs de cacau, avelã, proteína vegetal e pimenta.

"Caldo Natural" sabor galinha sem sal, desengordurada, concentrada, congelada e vindo de galinhas cuidadas sem hormônios.

Copra: lança mais uma elemento na sua linha completa de opções de óleo de coco, desta vez "Óleo de coco extra virgem" em embalagem com dosador.

Essencial lança "Vegan Delight" bebida vegetal à base de coco com fibras, ferro, vitamina D3 vegana, vitamina D1 e vitamina E, "Gold fit" bebida saborosa e nutritiva da medicina Ayurvédica com excelente sabor e barras proteicas "Radiance" planet based sabor chocolate, Berries + White chocolate e Protein bar.

Equaliv: "Nutryeast" levedura nutricional considerada superfood, forma ativa do ácido fólico "Follatus" L-metilfolato de cálcio e vitaminas B6 e B12, "Carbofit" suplemento energético de 100% Palatinose para atletas e "Omega 3 ultra caps" com 100mg de peixe e vitamina E.

Flormel: "Mini" bombom de coco e bombom de amendoim, "bolinhas Doce De Leite cacau", " bolinhas Doce de Leite coco", "bolinhas Chocolate Belga" com creme de avelã e crisp de whey, "bolinhas Chocolate Belga" com nibs de cacau, "bolinhas Chocolate Belga" com creme de avela e nibs de cacau.

F.L.O.W: "Pipoca salgada Superfood" com spirulina e sal do himalaia com grãos orgânicos, snacks "Feijão moyashi Superfood" defumado com feijões germinados sabores lemon pepper, defumado e sal marinho, " Semente de abóbora" sabor tomate e ervas, sal marinho e caramelo & sal marinho.

Food4Fit: "Brownie fit" com whey, fibras e cobertura de chocolate belga 70% cacau.

Max Titanium lança barrinha de proteínas com 16g de proteína, 3,8g de BCAA, flocos de Whey Protein, pedaços de frutas e cookies e com adoçantes naturais (taumatina e stévia) nos sabores: frutas vermelhas, chocolate crisp e cookies e cream.

Mais Pura lança novo sabor de "Pipoca artesanal" sabor tomate defumado com 50g.

BLOG

Mundo Verde lançou produtos marca própria: Adoçante xilitol em pó 270g, "Leite de coco" em pó, "Pipoca Pronta" sabores caramelo e flor de sal, Cacau com coco, Caramelo Diet e Lemon Pepper sem glúten, sem transgênicos. Também apresentou o "Gold milk" - é uma mistura vegana da medicina Ayurveda com ingredientes antioxidantes como cúrcuma, ervas tradicionais da Ayurveda como a Tâmara, Canela, Ashwagandha, Gengibre, Cardamomo, Pimenta Preta e Baunilha e, "Café solúvel" com especiarias.

+Mu: "Achocolatado com whey" com 35% cacau e "Cappuccino com whey" com adoçantes naturais, canela e pimenta e sem glúten, ambos adoçantes naturais stévia e xilitol.

Naiak: "Boost up Coffe" pó para preparo de bebida a base de café, cacau e leite de coco sabor cappuccino, "Cúrcuma hot mix" mix de temperos em pó, "Cúrcuma longa em pó".

Nomoo: Iogurte "Nogurt" feito à base de leite de castanha sabor natural, sabor limão, pêssego e sabor morango.

Nutrify: Proteína vegana "Veganpro" com 18 gramas de proteína vegetal (de arroz e ervilha orgânica) sabor cappuccino e "Nutri Yeast Flakes" levedura nutricional em flocos naturalmente rica em proteínas, vitaminas do completo B e fibras solúveis.

Pucarinho trouxe opções de snacks "Coxinha de inhame" com frango, "Kibe de quinoa" com carne seca, "Kibe de abóbora" e carne seca entre outras delícias com sabor caseiro!

Sanavita: "Morocitrus" bebida rica em ativos combinados com citrus aurantium, fruto nativo do sudoeste asiático para alternativa no gerenciamento do peso.

Sésamo real: linha completa de grãos de gergelim descascado, gergelim preto, mix de gergelim, pasta de gergelim descascado e pasta de gergelim preto. Ótimo para preparações árabes como antepasto.

Veggie: "Hambúrguer de abóbora", "Kibe de abóbora e quinoa" ambos com edamame na composição, que é a soja no estado de grão verde.

Zaya: Empresa pioneira com farinha de mandioca, que vai substituir a farinha de trigo em até 1:1, na maioria das receitas. "Não contém sódio, possui fibras e ferro, não contém conservante e nem aditivos químicos". Lança "Zaya Four" farinha de mandioca versátil, "Bread mix" para fabricação de pães, "Brownie mix" para fazer brownie.

Zaya: Empresa pioneira com farinha de mandioca, que vai substituir a farinha de trigo em até 1:1, na maioria das receitas. "Não contém sódio, possui fibras e ferro, não contém conservante e nem aditivos químicos". Lança "Zaya Four" farinha de mandioca versátil, "Bread mix" para fabricação de pães, "Brownie mix" para fazer brownie.

Gostou das informações? Quero saber sua opinião.
Fique a vontade para me escrever!

 

Juliana Rosa, Nutricionista, CRN-3 23665

Graduada desde 2007, pelo Colégio Salesiano de Santo André. Especialista em Nutrição desde 2009. Atendimento em consultório e Personal Diet com foco na área esportiva.

Consultora em empresas de alimentos e Colunista da Revista Endorfina e Blog do Profissional na revista Marketing Nutricional.

Dúvidas, enviar e-mail para juliana_marinaro@yahoo.com.br ou (11) 99875-3509.

 

 

Post Comentário

Facebook LinkedIn Twitter Google+ WhatsApp Email

 

BLOG

JULIANA ROSA

Graduada desde 2007, Colégio Salesiano de Santo André. Especialista em Nutrição desde 2009. Atende em consultório e Personal Diet com foco na área esportiva. Presta consultoria para empresas de alimentos e Colunista em revista especializada na área esportiva e mkt nutricional.

Acompanhe

BLOG

XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional Mostra a diversidade Alimentar, Ambiental e Cultural dos Biomas Brasileiros.

BLOG

Ganepão 2018: 8º ICNO e CBNC e 2º. NEXSA – Congresso Internacional de Nutrição, Exercício e Saúde

BLOG

5 Meeting de Nutrição Estética 2018

BLOG

O NOVO HÁBITO ALIMENTAR

BLOG

Arnold Sports Festival South America no Brasil 2018

OFFE

banner

JORNAL ELETRÔNICO

banner

Fornecedores

banner

MERCADO PROFISSIONAL

banner

BLOG DOS PROFISSIONAIS

banner

Emprego

Notícias do Setor de Alimentação. Cadastre-se!