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CONHEÇA MELHOR O SEU CLIENTE PARA FIDELIZÁ-LO

Texto - Wanderley Onorato

Ciao,
Bello essere di nuovo con te!

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Aposto caros leitores que sempre (ou quase sempre) que desejam cortar o cabelo irão ao mesmo salão. Também acho que quando querem comprar um pãozinho para levar para casa passam na mesma padaria.

E ainda me arrisco a dizer que vocês têm suas marcas de produtos de beleza, cerveja preferida, mesmo shampoo e quase sempre compram sem comparações. Estou errado?
Mas o mais importante sobre a fidelização de clientes não é o que ela é, e sim sua importância e como fazer para fidelizar seus clientes. Mas não pensem que isso acontece apenas porque eles querem ser donos de uma empresa admirada e conhecida.

 

Há algumas razões muito mais importantes por trás deste desejo:

 

 

. É muito mais barato reter um cliente atual do que conquistar um novo;

. Um cliente que consome com frequência sempre será mais rentável para a empresa no longo prazo;

. Um cliente habitual tende a consumir mais que um novo cliente;

. Um cliente fiel pode estar disposto a pagar mais por seus produtos e serviços;

. Um cliente satisfeito costuma indicar e recomendar os produtos e serviços para outras pessoas;

. Uma boa fidelização de clientes cria dificuldades à concorrência.

Comecem com o “feijão com arroz”, ou seja, simpatia e confiança. Tenham um bom produto e cumpram o prometido mas, obviamente, sem deixar de oferecer um ótimo atendimento. Simples assim!!

Bem, mas isso é “chover no molhado”!... é obrigação a quem se propõe a ter um estabelecimento comercial.  A ordem é deixar de exercer o atendimento a um “freguês” e tratá-lo como um verdadeiro “Cliente”, afinal, o que desejamos não é oferecer um produto, mas um “prazer”.

Vamos conhecer, na prática, propostas INÉDITAS de fidelização que deram certo e, tenho certeza, que poderão incentivar nossos leitores. Alguns exemplos inspirativos:

- Porque clientes da Apple fazem filas quilométricas para comprar um lançamento e terem “experiências de tirar o fôlego”? (palavras de um Applemaníaco).

- O restaurante Hotspot disponibiliza aos consumidores um local único, onde gastronomia, arte e música se encontram.  Para torná-lo mais conectado,  os sócios investiram  em mesas interativas.  Com o toque do dedo,  o  cliente  pode  conhecer  o  cardápio,  fazer e receber o pedido,  solicitar a conta  e  avaliar o atendimento da equipe.  Com  esta  ferramenta  foi possível  aumentar  o  faturamento em mais de 30%, principalmente do público mais jovem.

- O restaurante “U53”  e o  Bistrô carioca  Rosita Café  usam arquitetura verde  e  decoração ecológica e resultam em verdadeiros oásis para os olhos do público usuário e fiel a estes princípios.

- No restaurante Dans Le Noir de Paris, os clientes comem sem ver e isso significa, sem nem saberem os pratos, que serão servidos por empregados cegos. Uma ideia extraordinária para a captação de clientes nos restaurantes que querem estimular os 5 sentidos, fazendo com que os clientes fiquem completa e permanentemente atentos ao que vai acontecendo.

- O Heart, situado em Ibiza, mistura a comida criativa com a encenação do Cirque du Soleil. Os clientes passeiam por 3 ambientes protagonizados por personagens surrealistas, mesas que estão vivas e comida de diversas cores.

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- Chamam-se Zoodles, (combinação de ‘zucchini’, abobrinha italiana e os ‘noodles’, termo inglês) e efetivamente é espaguete feito de abobrinha italiana, cenoura ou beterraba, que surgiu como uma alternativa à massa de sempre, mas sem carboidratos pesados. Moda que prova a tendência generalizada de comer de uma forma saudável.

- Há uma tendência que tem servido como marketing de restaurantes em todo o mundo (de forma gratuita!). É a utilização do hashtag #Foodporn (paixão por partilhar imagem de qualquer prato que inspire um prazer visual) em imagens de comida que são partilhadas nas redes sociais, especialmente em pratos muito sugestivos e provocadores. Uma ferramenta viral que está no auge.  Só no Instagram 87 Milhões de fotografias foram publicadas com #foodporn até à data.

Valor que demonstra o enorme potencial publicitário desta tendência para os restaurantes, pois os clientes também comem com os olhos. E como!!!

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O mais útil desta tendência é que as pessoas acrescentam às suas fotos partilhadas #foodporn, a sua localização, assim como hashtags dos estabelecimentos onde foram tiradas.

O que significa isto? Marketing de restaurantes – gratuito!

Bem, o material a se discutir é extenso e gostaria de estendê-lo na próxima publicação onde irei falar sobre tendências e novos comportamentos de fidelização.

arrivederci!
Grazie a tutti!

Referencias:
- textos de Tomás Duarte e Helio Meirim
- BRF Food Services
- SEBRAE Nacional
- TheFork TripAdvisor

 

Wanderley Onorato:
MOAI Consultoria e Treinamento
:

Dúvidas e sugestões entre em contato pelo e-mail: wanderleyonorato@gmail.com

 

 

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Wanderley Onorato

Coord. de Negócios na MOAI Prestação de Serviços, Treinamento e Eventos

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