Marketing Nutricional
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5 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE INDICAM UM BOM CLIENTE NO FOOD SERVICE.

Texto - Wanderley Onorato

Ciao,
Bello essere di nuovo con te!

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Tenho notado, ao longo de todos estes anos de convívio, um mercado dinâmico e, em certos casos, cruel com a complacência aos empreendedores que esquecem de buscar o novo, de pesquisar, de inovar, de ousar, etc. Casos evidentes de sucesso se destacam tais como a Forage e a Love with Food – ecommerce com seus projetos de vendas gourmet por assinatura, as Padarias Pets, Zero Lactose ou Sem Glúten, assim como as Lojas Containers da Hot n’Tender, os Food Trucks e tantos outros que poderíamos destacar.

Cabe destacar também que conveniência tem-se tornado um atrativo forte perante a agitação constante dos usuários, o transtorno do trânsito nas grandes cidades diminuindo o tempo dedicado ao trabalho ou lazer e, infelizmente, custos de deslocamento e assaltos.  A somatória de tantos entraves provocou uma mudança de hábitos de consumo. O uso de segmentos que até então eram considerados marginais, passaram a ser valorizados pelo mercado tais como sistemas de consumo através de take-away e coma em casa, casual dinings vai até você e o exemplo do iFood com seu delivery online.

Estes modelos também podem ser movimentados, por situações criadas pelo próprio empreendedor, modelos de gestão, tributos, leis, logística, desperdícios, etc. Ainda passamos por momentos financeiros conturbados em nosso país e tudo que se relaciona à economia será sempre bem vindo. Por exemplo, em nosso país uma refeição custa pelo menos 20% mais cara do que para um americano e praticamente o mesmo que um consumidor alemão paga por sua refeição.Como consequência, hoje verificamos que a frequência com que o brasileiro realiza estas refeições está entre as menores do mundo, com 1,3 vezes/dia, tomando apenas aqueles que afirmam ter realizado refeições fora de casa.

Uma constatação bastante importante, que desfaz qualquer mito sobre a associação direta do Food Service com o lazer e o entretenimento é que o consumo ocorre prioritariamente nos dias de semana (mais de 70%) e o principal momento de refeição (day-part) é o almoço, com mais de 34% de todas as refeições do dia todo. Cabe um destaque para uma forte incidência de pessoas que consomem também um “lanche da tarde”, que já aparece como o 2º momento mais importante do dia no consumo fora do lar.

E, quando buscamos entender as razões que levam um consumidor a escolher os locais em que realiza suas refeições fora do lar, uma conclusão muito importante se evidencia para surpresa de muitos: é o relacionamento e a conveniência que motivam a decisão. Afirmações como “gosto de lá”, “a localização é conveniente” e “sempre vou  lá” são as 3 mais frequentes:BLOG

Não que qualidade da comida deixe de ser importante para o usuário, porém o que toca o ser humano, e principalmente os brasileiros, está na relação afetiva e a forma com que ele é cativado.

Então, vamos lá?
Mãos à obra?

Com base no que discutimos, proponho estabelecerblog
uma relação com o cliente da seguinte forma:

1. Mantenha-se atualizado.
2. Estabeleça valores ao lugar onde se encontra.
3. Descubra motivos para o cliente ir até você.
4. De foco ao “como” e não “o que” você vende.
5. Mergulhe no mundo digital.

O especialista de mercado Caio Camargo explica que é muito importante entender que a sociedade passou por tantas transformações sociais que quebraram por completo o modelo de vendas. Hoje, as empresas são criadas a partir de problemas e demandas específicas, e não mais a partir de um produto ou algo que queira apenas vender. Quem entende seu consumidor, consegue operar de forma mais focada junto ao seu mercado, minimizando esforços e aumentando resultados.

Volto em breve com novos conceitos de Food Service no Brasil..

 

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arrivederci!
Grazie a tutti!

Referencias:
- FB – Instituto Foodservice Brasil
- Diário Web
- SEBRAE Nacional
-
ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

 

Wanderley Onorato:
MOAI Consultoria e Treinamento
:

Dúvidas e sugestões entrem em contato pelos e-mails: wanderleyonorato@gmail.com
Wanderley.onorato@youcapusa.com

 

 

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Wanderley Onorato

Coord. de Negócios na MOAI Prestação de Serviços, Treinamento e Eventos

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