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Mudança de Hábitos

Por Chef Euler Viana

“Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?“

Peter Drucker

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Quando eu digo que todo gestor deve se sentir inconformado com o dia a dia da sua empresa, é porque na verdade não existe uma empresa modelo 100% sem problemas. Seja no processo produtivo, onde envolve padronização de processos, qualidade dos produtos, exposição, vendas, atendimento ao cliente e satisfação dos mesmos etc... Você pode acreditar que algo não está alinhado e cabe a você descobrir o que o seu cliente está buscando nem que  para isso você precise se reinventar.

Muitas empresas não se atentam para a evolução das tendências, e nem tão pouco pensam no seu cliente. Empresários que se embriagam com a própria vaidade e depois de algum tempo reclamam porque a loja maravilhosa que ele montou não dá o resultado esperado. Como é possível esperar um resultado satisfatório se ele pensou apenas em satisfazer o seu ego. Nunca acomode com aquilo que você planejou tanto tempo, todo dia é dia de mudança, é dia de saber como estão seus colaboradores em questões como a de capacitação e treinamento. É dia de saber qual a necessidade do seu cliente hoje. Talvez você se preocupasse em deixar sua frente de loja maravilhosa, mas, e lá na produção? Os equipamentos estão adequados? Seguindo todas as normas de segurança e eficiência para produção e para seus colaboradores?

 Se sinta revoltado com as condições que você oferece para seus colaboradores, qualidade de vida nas empresas para todos os envolvidos é muito importante para que os resultados  aconteçam. Quando você se preocupa  com os bastidores da sua  empresa  a consequência  é a fidelização do cliente e o aumento da produtividade e produtos e serviços de excelência. Quando você for fazer uma reviravolta na sua empresa faça por completo porque tem pessoas que vão se sentir menos importantes com suas ideias.

Até hoje, não me lembro de alguém que começou a reformar a frente de loja para chamar a atenção do cliente que tenha feito a reforma por completo. E para dizer a verdade o que vi, foi empresas quebrando com sua frente de loja maravilhosa e sua  produção sucateada incluindo seus colaboradores. Como diz Mário Sérgio Cortella, “Cuidado com gente que não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir”. Nunca dará certo quando você colocar a sua equipe em segundo plano, nunca dará certo quando você achar que a pessoa mais importante da sua empresa é seu cliente.

Comece a repensar e rever alguns conceitos que já não cabe nos dias de hoje e que particularmente para mim nunca deveria ter existido. Sabe quem merece uma medalha por conquistar seus clientes e principalmente fidelizá- los? Você, com toda sua equipe empenho suor e lágrimas. A senhorinha da limpeza, a pessoa simpática do atendimento, e o pãozinho sempre fresquinho na vitrine. Outro fator que vai ajudar sua empresa fechar as portas é você achar que engana seu cliente com produtos de má qualidade, maquiados, tanto por dentro quanto por fora. Tô cansado de ver torta com a data do dia voltar porque o recheio estava estragado ou mofado, produtos reembalados em supermercados e ou reaproveitados, nem falo da variedade de picanhas que são vendidas nos restaurantes e botecos renomados que de picanha mesmo não tem nada e suas batatas fritas quero dizer,refritadas e encharcadas.

Você que acha que vai se dar bem vendendo gato por lebre vai começar com aquele sintoma de que a concorrência é culpada dos seus clientes estarem sumindo. Depois começa colocar a culpa nos seus colaboradores ou na falta de qualificação profissional da sua cidade. Acorde, para a vida da sua empresa, para a vida dos seus funcionários. Não adianta gastar com cardápios deslumbrantes se o que tem dentro deles é vazio de qualidade. Cliente tem que comer e tem que voltar. Não sirva seu cliente achando que será a última vez que você irá vê lo. Provoque o clima, sensações, aromas e sabores. E como sempre digo ascenda as luzes e abra as cortinas porque um novo dia vai começar e você será o protagonista de sempre uma nova história.

Chef Euler Viana

Consultor Técnico de Gastronomia
Ênfase em PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA

 

Post Comentário

BLOG DOS PROFISSIONAIS - Comentários sobre o Artigo - Chef Euler Viana

 

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Comentário - Cíntia Gonçalves

Acho importantíssimo tudo quefoi falado nessa matéria. Indico para todos os empresarios do setor de alimentos e gostaria muito que todos tivessem estes valores. Tive o prazer de conhecer o Chef Euler e adimira ló pelo profissional que é.

 

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Comentário - Anderson Barbosa Nunes

Padeiro e confeiteiro

 

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Comentário - GERSON DUARTE RIBEIRO

Euler, profissional mega capacitado, conhecedor profundo da arte de confeitaria e desenvolvimento de produtos na gastronomia contemporânea.

 

 

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Comentário - JOSE RAMOS BORGES

Euler, um profissional de grande valor que possui uma grande sensibilidade. Sua análise trás á tona a inquietude de uma pessoa que procura incansavelmente por inovações, neste grande universo que é a panificação e confeitaria.

 

 

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Comentário - Gustavo

Texto muito produtivo!
Esse tezro, nos mostra, que realmente temos que sempre inovar, mudar, não ficar acomodado!
Temos que preocupar com a qualidade do produto e satisfação do clinte!

 

 

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Comentário - Jefferson Mendes Pinheiro

Este cidadão é extremamente profissional, aprendi muito com ele a anos atrás, o trabalho dele merece ser exportado para o mundo.

 

 

emfocoomentário - carlos Carmo

Blz meu brother!!! Tamos juntos

 

 

emfocoComentário - Lu Medeiros

Interessante matéria. Enriquecida de informações úteis ..

 

 

emfocoComentário - Janine Candida

Um Profissional excelente, um exemplo de pessoa encanta as pessoas com sua simplicidade e seu jeito lindo de ser, uma das pessoas mais fantásticas q eu já conheci, tem toda minha admiração e respeito, não é somente um funcionário, mas sim um grande colaborador!! Saudades meu amigo!! Te adoro Bjs!

 

 

emfocoComentário - Nayara Venâncio

Amigo, muito se fala em qualidade, mas ainda não se sabe ao certo o que ela realmente é ou onde deve aparecer!!! Inúmeras empresas pecam nesse quesito. Investem de maneira equivocada, centralizam demais na administração, eliminam a criatividade de seus colaboradores e, portanto, começam uma corrida rumo ao desmoronamento. hoje as pessoas tendem a ser mais prudentes ao gastar seu dinheiro, elas querem maior QUALIDADE e o melhor negócio, não necessariamente PREÇO. Assim, para se obter sucesso no atendimento e, consequentemente nas vendas, é preciso estar preparado sempre.
nós que trabalhamos com qualidade sabemos que é sempre necessário superar as \"expectativas de satisfação das pessoas envolvidas\". Logo, no mundo de hoje, sabemos que o mercado é outro.... ele ultrapassa os conceitos de qualidade dos produtos e serviços, estendendo-se desde a limpeza do restaurante, atenção no atendimento, apresentação e exposição dos alimentos, banheiros amplos e sempre limpos, funcionários bem vestidos, educados e bem treinados, funcionários trabalhando satisfeitos, pós vendas e serviço de atendimento ao cliente. Hoje a qualidade supera até às questões de qualidade de vida e qualidade ambiental.

 

 

emfocoComentário - Priscila

Euler, parabéns! Seu trabalho é maravilhoso. Sou sua fã.

 

 

 

 

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Euler Viana

Instrutor de Formação Profissional Consultor Técnico de Gastronomia

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