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O Profissional Moderno e os Desafios nas Buscas e Expectativas

Cada vez mais no Mercado, os Profissionais estão em busca de superar os desafios e expectativas, seja no ambiente no qual já atua ou em uma nova oportunidade que esteja buscando, com isso procuram melhorar, se prepararem e assim serem mais qualificados.

Por Redação MN

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Com a tecnologia presente praticamente a um toque, o Mercado busca no Profissional Moderno alinhar varias qualidades entre elas a capacidade de gerenciar questões que nem com toda tecnologia à disposição consegue, o de sempre termos o maior fator de todos: o Ser e Sentir Humano.

Nos dias de hoje uma das principais perguntas a ser feita é: Qual o Legado e Impacto que posso gerar seja na Equipe ou Comunidade que estou? Ter estas perguntas respondidas fará o Mercado Profissional desejar ter você próximo e trabalhando na Empresa.

Afinal em tempos tecnológicos, pessoas que se tornem referencias são indispensáveis, seja para os Clientes ou para os Colaboradores que querem ter uma direção a seguir e se sentirem valorizados.

A modernização tecnológica é só um facilitador, pois o diferencial é o Profissional: Qualificado, Preparado, Solidário, Dinâmico e disposto a entender as necessidades de dentro da Empresa, criando assim maior valor tanto ao Cliente como para o Mercado que busca cada vez mais soluções que só o Profissional Moderno pode dar.

- Como você se vê hoje com tantas informações que estão à disposição de um toque?
- Como elas transformam e te impactam no dia a dia?
- Qual é o modelo que quer para você como Profissional Moderno?

As Empresas e o Mercado sempre estão de Olhos bem abertos para o Profissional Moderno que pode e consegue gerar mais Propósito e engajar mais no Processo dando e elevando o resultado final.

Nos anos 80 e 90 o protagonismo era estar e trabalhar nas Empresas: A, B ou C,  com a popularidade da internet e redes, hoje pode se dizer que as posições mudaram e muito o protagonismo passou a ser do Profissional Moderno.

Isso é um excelente ponto, afinal as Empresas: A, B ou C sempre foram e são feitas por Pessoas e Profissionais, ser Moderno faz parte do processo do quanto se quer Aperfeiçoar e Melhorar, tendo desta forma uma visibilidade que se trabalhada de forma eficiente pode ser muito boa no âmbito Profissional, Empresarial e no Circulo de Relacionamento.

Sendo mais procurado e consultado para vários assuntos e até mesmo Cargos e Desafios novos, pois sua qualificação Profissional e de sempre estar pensando nas soluções, seja em pontos Especificos ou Estratégicos se tormaram uma Qualidade onde lhe destaca ainda mais, sendo assim uma aquisição mais desejada nestes tempos onde o Mercado e as Empresas querem ser lembradas pelo público a ser renovado e conquistado.

 

Estamos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.

Oferecimento da Seção

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Atualidade

FOOD SERVICE

Clientes Especiais: Como Ajudam a Indústria Food Service Alcançar Mais Compradores?

Por Osvaldo Camacho

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Clientes especiais são fundamentais na indústria de food service, possibilitando chegar a mais compradores e ajudando a consolidar o sucesso do negócio. Esse tipo de clientes ou parceiros tem a potencial de grandes compradores como redes de fast food de grande porte, clientes de grande processamento alimentício e empresas de grande expressão no marketing profissional. Alguns conceitos básicos auxiliam nessa construção, aqui vamos tratar de alguns.

1) Visibilidade - Ao atender a clientes especiais, a indústria de food service tem a oportunidade de aumentar sua visibilidade e consolidar sua reputação. Quando grandes restaurantes, hotéis ou grandes redes de food service utilizam os produtos de uma determinada indústria, isso gera uma imagem positiva e atrai a atenção de outros compradores em potencial. A associação com clientes especiais pode ser um fator decisivo para o sucesso da indústria.

2) Pedidos em grande escala - Esse tipo de cliente se diferencia também pela possibilidade de grandes volumes de aquisição. Isso ajuda significativamente o planejamento da indústria, fluxo de caixa e programação dos insumos para a produção, possibilitando oportunidades de redução nos preços dos materiais necessários, e acompanhamento da produtividade da fábrica.

3) Parcerias na estratégia do negócio - Ao estabelecer relacionamentos com clientes especiais, a indústria de food service pode abrir portas para parcerias estratégicas, esses clientes podem se tornar grandes parceiros a longo prazo, colaborando em projetos conjuntos, desenvolvendo novos produtos ou expandindo para novos mercados. Essas parcerias podem impulsionar o crescimento e a inovação da indústria.

4) Feedback dos seus clientes - Clientes especiais geralmente têm altos padrões de qualidade e exigências específicas. Ao atender a essas demandas, a indústria de food service, é levada a buscar a excelência em seus produtos e serviços, melhorando continuamente toda a cadeia relacionada a seu produto e serviço. O feedback fornecido pelos seus clientes, é fundamental na busca da excelência de produtos e serviços.

5) Ser  reconhecido como referência no negócio - Clientes especiais têm uma ampla rede de contatos e influência no setor de food service, ser referência em um negócio traz uma série de benefícios, desde reconhecimento e prestígio até maior visibilidade e oportunidades de crescimento. É um objetivo que impulsiona a excelência e a busca pela liderança em um mercado tão competitivo.

6) Novos clientes e negócios - Ao trabalhar com esse tipo de clientes, a indústria poderá desenvolver seus negócios para outras empresas e regiões. Por exemplo, se um de seus clientes tem filiais em outras cidades e/ou estados, essa pode ser uma oportunidade de expansão do negócio, diversificando sua carteira de clientes, levando seu produto ou serviço para outros possíveis clientes.

7) Produtos especiais ou exclusivos - Clientes especiais podem ter necessidades diferentes do mercado comum, ao buscar essa fatia de mercado de produtos especiais ou exclusivos, novas oportunidades podem surgir.  Essa possível nova demanda, poderá ser uma porta de entrada para fornecimento de produtos exclusivos. Essa personalização pode incluir embalagens personalizadas, formulações exclusivas, tamanhos específicos, ou um novo produto.

Em resumo, para captação ou desenvolvimento de clientes especiais, deve se construir e atender um conjunto de fatores que tendem a expandir as fronteiras de atuação da empresa, alcançando compradores, regiões e mercados nunca antes prospectados, gerando crescimento do negócio, estabilidade no planejamento e fortalecendo o desenvolvimento sustentável da estratégia de negócio. Ao buscar esse Market share a indústria, aumenta sua visibilidade e com um planejamento solido, e mantendo as premissas de qualidade de produto e serviço, acaba se transformando uma referência para inúmeras empresas do segmento, para obtenção de mais mercados e mais clientes.

Se tornar uma referência nesse mercado tão sensível e desafiador, abrirá oportunidades de parcerias estratégicas, oportunidade de desenvolvimento de produtos personalizados, que não só abrirão portas para o mercado, mais desenvolverá o sentimento no cliente de uma parceria e não simplesmente uma relação de compra e venda.

Portanto a expansão do negócio está diretamente ligada a relação que será construída com novos clientes e parceiros, portanto, é fator fundamental para a indústria de food service, desenvolver e cultivar relacionamentos sólidos com clientes e atendê-los com excelência, buscando sempre a inovação, a melhoria contínua e a sustentabilidade da relação comercial

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Osvaldo Camacho - Diretor Industrial na Itabom. Carreira desenvolvida na área produtiva e de planejamento, com ampla experiência no controle de operações da indústria no segmento de aves, suínos e industrializados. Há mais de 25 no segmento, atuando em todos os níveis de gestão.

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Corporativo

Porque as Lideranças Devem Ser Mais Próximas e Participativas

Por Thaisse de Oliveira Fonseca

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Caro leitor, estamos no ano de 2023, o ano em que no dia 5 de Maio a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência de saúde pública da pandemia da COVID-19 em todo o planeta. Você que está lendo esse texto é um sobrevivente do marco histórico da pandemia. Qual o significado que você atribui a essa sobrevivência?

Diariamente ainda sentimos o efeito da pandemia em diversas áreas de nossa vida. A velocidade em que tivemos que nos adaptar a diferentes formas de nos relacionarmos foi, e ainda é uma tarefa desafiadora em diversas esferas da vida, seja familiar, afetiva, saúde física e mental, espiritual e ainda profissional.

As relações humanas de trabalho foram amplamente impactadas nos últimos 3 anos e atualmente existe uma necessidade latente de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Nesse sentido a busca pelo propósito na atividade profissional que se exerce também cresceu. E o que é propósito para você? A razão pela qual você faz o que faz é o propósito.

Uma empresa só é uma empresa porque existem pessoas comprometidas, engajadas em algo que atenda a necessidade de outras pessoas. Uma vez atendida essa necessidade, aquele que está por trás desse trabalho de muitas mãos espera se beneficiar também respeitando a lei do equilíbrio entre dar e receber, tendo a certeza de que a recompensa de seus esforços virá.

Empresas bem-sucedidas que avançam permanentemente defendem uma causa. E a liderança tem papel fundamental nesse processo. Todo aquele que exerce influência sobre o outro é um líder. A liderança próxima e participativa é aquela que inspira os outros, que impacta os outros a seguirem na direção do algo maior.

A liderança flexível que está disposta a rever normas, regras e padrões anteriormente estabelecidos de forma a atender as necessidades atuais dos colaboradores, promove um ambiente favorável de reconexão, adaptação.

A liderança que comunica com clareza, que possui atitude empática, escuta ativa, troca e aceite de ideias, desperta nos colaboradores o sentimento de segurança emocional e isso retém talento porque gera pertencimento e reduz turnover, otimizando tempo e custos de contratação, demissão, treinamento.

A liderança que reconhece talentos, delega e não sobrecarrega, treina as habilidades, desenvolve as equipes através de um trabalho colaborativo, gera emoção positiva de inspiração que produz uma alta performance, ou seja, os colaboradores trabalham com mais rapidez, qualidade e eficiência.

A liderança não é um cargo por assim dizer. Liderança é uma postura interna. Liderar a si mesmo em primeiro plano, reconhecer seus dons e talentos e seus pontos falhos te dá força e clareza de como agir frente a equipe.

Quando você olha para sua história você consegue se lembrar do líder que te deu uma palavra de encorajamento? E qual foi o impacto que esse encorajamento te causou? O que você foi capaz de realizar a partir disso?

Enquanto líder, pergunte a si mesmo o quanto você está sendo próximo, participativo junto a seus liderados. O quanto você os encoraja?

Frente a todos os desafios como você demonstra coragem para continuar buscando o que deseja quando as coisas ficam difíceis ou parecem incertas?

Quais as 3 realizações como líder das quais você mais se orgulha?

Você consegue perceber que essas realizações ocorreram quando você estava próximo e participativo dos seus liderados? A troca de vivências no ambiente de trabalho de forma sadia e construtiva é um caminho de realização comprovadamente eficaz, porém ainda muitas vezes negligenciado.

Quero compartilhar com você algumas iniciativas que vão levar sua liderança para um patamar elevado:

1) Acredite em você mesmo;

Perceba o que você faz bem e coloque esse talento em fluxo pois irá fortalecer a sua confiança para em seguida modificar aquilo que você não faz com tanta maestria. Por exemplo, se você é um líder criativo e precisa melhorar a forma como se comunica, opte por usar a criatividade para desenvolver a comunicação.

2) Assuma a mudança;

Anote as estratégias que evidenciem que você ousa fazer diferente

3) Crie novos hábitos de forma gradativa e sustentável;

Por exemplo um encontro semanal para alinhamento de estratégias, avaliação dos acertos e pontos de melhoria estabelecidos e inclua a troca de vivências entre os liderados.

4) Mude suas palavras;

Quais frases positivas fazem parte da sua vida? Incentive sua equipe a refletir nesse sentido e trocar entre eles. Quais palavras negativas você vai deixar de utilizar hoje?

5) Crie um novo mindset;

Como você pode conhecer melhor seus liderados, fazer contatos novos?
Comece anotar o que você fez de diferente e o resultado positivo produzido na sua equipe.

O sucesso é uma soma das escolhas diárias que fazemos com base numa visão de futuro promissor. Não por acaso você, eu e outros somos sobreviventes como eu disse no início desse texto. Eu desejo fortemente que você se conecte com essa ideia, abrace essa oportunidade de fazer a diferença, de ser um líder extraordinário, de viver de um propósito maior que si mesmo.

A liderança próxima e participativa é para os dispostos, corajosos, determinados. Antes de ter um CNPJ ou fazer parte de um, você tem um CPF, e a sua vida é o ativo mais importante que você lidera. Todo restante é uma extensão de você então, seja você o ingrediente que conduz o seu time ao sabor do triunfo!

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Thaisse de Oliveira Fonseca - CEO da D´Vigore Brasil desde 2016. Especialista em alimentação empresarial com mais de 20 anos de experiência no ramo. Possui formação Técnica em Nutrição e Gestão Empresarial. Master Coach e Business Executive Coach Pelo IBC. Pós-graduação em Psicologia Positiva e Constelação Sistêmica familiar e empresarial. Amor, fé e perseverança na missão de servir e evoluir através da alimentação e das relações humanas é o meu propósito de vida.

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Somos Green !

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Somos Green !

No ramo da alimentação existem muitos profissionais competentes trabalhando duro em cozinhas de hospitais, escolas, hotéis, indústrias, redes de fast food e varejo em geral. No entanto, sem ter com quem trocar ideias, muitos desses profissionais permanecem anônimos em suas mesas, esquecidos num canto e sem ninguém para ouvir suas histórias. 

Há uma outra parte desse mesmo conjunto, que se associa a programas como o Green Kitchen, descobre outros caminhos, tem apoio nas suas ações e divulgação dos seus resultados. Assim se faz a dinâmica de um grupo fechado de profissionais, de todas as partes do Brasil, que se atualizam e surpreendem em ideais renovados. 

Na simples divulgação de resultados já se valorizam os méritos e seus mágicos desdobramentos, com inspiração aos colegas e benefícios as suas empresas. As conquistas se acumulam, os resultados compensam de longe e o Green permanece de braços abertos a quem quiser vir e fazer sua história. Com sustentabilidade nenhum investimento se perde.

greenkitchen.com.br

Legado

A AMIZADE, O FOODSERVICE E A GALHARUFA

Por José Aurélio Claro Lopes

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É comum se perder o sono na noite que precede a inauguração do seu restaurante, quando serão testadas as novas soluções e alguns sonhos para um mundo melhor. Os cardápios e as instalações estão sob controle total. Há um controle médio nos produtos e na equipe, mas o que vai mesmo dar a nota do dia serão os incontroláveis clientes.

No histórico dos infortúnios com restaurantes, existem casas que fecharam logo após a sua inauguração e esse é o temor que tira o sono. Da contagem dos utensílios até a orientação básica de treinamento, é nessa noite perdida que se repassam os novos protocolos e detalhes. Mesmo assim, sob o stress do momento, pode haver um "branco", um esquecimento natural que põe tudo a perder. Para se evitar esse autêntico desastre existe a galharufa.

Em todas as profissões existem galharufas, mas foi nas estreias de peças de teatro que elas se notabilizaram como um objeto que protege o novo ator de seu medo maior, que é esquecer sua fala na hora. Afinal, um "branco" na cena principal pode comprometer toda a peça. Aí entra a galharufa, um objeto com história em uma peça teatral anterior, para proteger o texto.

Ela pode ser uma capa ou espada de uma aventura, um livro que estava sobre a mesa, um chapéu, um véu, um espelho, uma caneta, uma vela, um cachecol, enfim um pequeno objeto do personagem ou de cena. Muitos objetos de peças famosas ficam guardados, à espera de humildes novatos, que os buscam através de seus colegas mais antigos.

Inexistem galharufas para vender, mesmo porque as verdadeiras só podem ser presenteadas. Normalmente são de atores mais experientes quando apadrinham algum colega novato. Podem ser conseguidas também com algum amigo contrarregra de um teatro organizado. Além de bem conservada, a galharufa vale por seu tempo de uso e suas passagens anteriores.

A galharufa se torna um objeto particular e discreto de cada ator, que desconversa sobre o assunto para disfarçar seu histórico de stress. No entanto, nas estreias das novas peças sempre aparecem uns objetos estranhos nos armários do elenco. Ninguém mexe, brinca ou pergunta o que é. Numa estreia, o clima nos camarins já é suficientemente tenso. Vai saber...

No fundo, cada profissão tem sua galharufa, como um velho estetoscópio do médico novo, a caneta da sorte do advogado, a calculadora mecânica do engenheiro, o termômetro de mercúrio da enfermeira, o leitor de temperatura da nutricionista, a camisa vermelha de um saudoso técnico de futebol e até mesmo o caderno de anotações de um professor maluco.

Tem um chef de cozinha que guarda uma concha, vinda de um antigo restaurante em Berlin e a utiliza quando há coquetéis ou eventos importantes. Quanto valem as três facas básicas de um chef famoso? As guitarras, discos e roupas usadas nas decorações de ambiente das lojas do Hard Rock Café são em parte compradas e algumas doadas. Embora nem todas sejam autênticas galharufas, a maioria conserva o valor pelas suas histórias de origem.

A galharufa é um privilégio de quem tem amigos. Numa reunião de equipe, o Emmanuel Vianna me deu uma lapiseira Caran d'Ache, suíça, com bom tempo de uso, que guardo com todo cuidado para as horas mais difíceis. Mesmo sem esquecer de nada, o que se destaca num projeto é o traço firme de suas soluções, ainda mais com a proteção em uma galharufa raiz.

OBS

Quem quiser doar um objeto usado de cozinha, daqueles "que dá pena jogar fora", pode enviá-lo ao Marketing Nutricional, com seu nome, história e tempo de uso. O Emílio, guardião oficial de galharufas da sorte, certamente o reenviará a quem precisar de uma boa noite de sono.

 

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José Aurélio Claro Lopes
Diretor na Precx Consultoria em Alimentação Ltda.

Qualidade
de Vida

Qualidade de Vida

Restaurantes: Por que Investir em Opções para Clientes com Intolerâncias Alimentares

Por Vania Konopa

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As intolerâncias alimentares podem representar um desafio significativo para aqueles que desejam se alimentar fora de casa. As restrições dietéticas podem limitar as opções de menu disponíveis e criar dificuldades adicionais para os indivíduos que precisam encontrar alimentos que sejam seguros para consumir.

Listo algumas das principais dificuldades enfrentadas por pessoas com intolerâncias, para ser alimentar fora de casa:

Limitações do cardápio: Muitos restaurantes comerciais podem não oferecer opções claras ou variadas para pessoas com intolerâncias alimentares, o que pode restringir severamente as escolhas disponíveis.

Falta de informação nutricional: Alguns estabelecimentos não fornecem informações nutricionais detalhadas sobre seus pratos e informações sobre a presença de alérgenos, o que torna difícil para os clientes identificarem os itens do cardápio que atendem às suas restrições dietéticas.

Risco de contaminação cruzada: A contaminação cruzada pode ocorrer em cozinhas que lidam com uma variedade de ingredientes, tornando difícil para os clientes confiarem na segurança dos alimentos servidos nos restaurantes.

Falta de conscientização e compreensão: Algumas equipes de restaurantes podem não estar adequadamente treinadas para lidar com pedidos relacionados a alergias ou intolerâncias, o que pode levar a erros ou falta de compreensão sobre a seriedade das restrições alimentares.

Para superar esses desafios, os restaurantes podem adotar práticas como:

 -  Oferecer opções de menu específicas para clientes com intolerâncias alimentares;

-  Fornecer informações claras sobre os ingredientes em cada prato, treinar a equipe de cozinha sobre práticas seguras para evitar contaminação cruzada;

-  Aumentar a conscientização sobre a importância de acomodar clientes com necessidades dietéticas especiais.

Investir em opções para clientes com intolerâncias alimentares é uma prática cada vez mais importante e vantajosa para os restaurantes por diversas razões, entre os principais benefícios estão:

Aumento do público-alvo: Ao oferecer opções para clientes com intolerâncias alimentares, os restaurantes podem atrair uma base de clientes mais ampla, incluindo aqueles que de outra forma não seriam capazes de desfrutar de suas refeições devido a restrições dietéticas.

Diferenciação no mercado: Em um mercado altamente competitivo, a inclusão de opções para clientes com intolerâncias alimentares pode diferenciar um restaurante dos concorrentes, destacando-o como um estabelecimento que se preocupa com as necessidades e preferências individuais dos clientes.

Reputação e fidelidade do cliente: Ao demonstrar sensibilidade e preocupação com as necessidades alimentares específicas dos clientes, um restaurante pode construir uma reputação positiva e conquistar a lealdade dos clientes, que podem valorizar a consideração e a atenção extra dadas às suas restrições dietéticas.

Conformidade com regulamentações: Em muitas regiões, os restaurantes são obrigados por lei a fornecer informações claras sobre os alérgenos presentes em seus pratos. Investir em opções para clientes com intolerâncias alimentares não apenas atende a essas exigências regulatórias, mas também demonstra conformidade e responsabilidade em relação à saúde dos clientes.

Oportunidade de inovação: A adaptação do cardápio para acomodar clientes com intolerâncias alimentares pode levar a oportunidades de inovação culinária. Isso pode inspirar os chefs a criar pratos únicos e saborosos que atendam não apenas aos requisitos alimentares, mas também ao paladar sofisticado e exigente dos clientes.

Consciência e responsabilidade social: Ao adotar uma abordagem inclusiva em relação às intolerâncias alimentares, os restaurantes demonstram consciência social e responsabilidade corporativa. Isso pode ser bem percebido pelo público em geral e pode melhorar a imagem e a marca do restaurante.

Ao considerar essas vantagens, investir em opções para clientes com intolerâncias alimentares pode ser uma estratégia de negócios inteligente para os restaurantes, que podem colher benefícios não apenas em termos financeiros, mas também em termos de reputação,  satisfação do cliente, credibilidade e empatia para com esse público, adotando um cardápio inclusivo.

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Vania Konopa - Nutricionista, Pós-Graduada em Nutrição Clínica pelo Ganep, Pós-Graduada em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos pelo Centro Universitário São Camilo Ampla experiência na área de Nutrição e na Gestão de Serviços de Alimentação. Atuação no setor privado, nos segmentos Hospitalar e Serviços. Nutricionista Consultora na empresa QualyFood

Oferecimento UNIFLAVORS

Economia

Negócio

A Importância do Domínio da Cadeia Produtiva para o Fornecedor de Alimentação

Por Marcia Manfrin

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Um fornecedor de alimentos que domina sua cadeia produtiva tem maior controle sobre a qualidade das matérias-primas utilizadas em seus produtos. Isso implica em uma seleção mais criteriosa de ingredientes, garantindo a segurança alimentar e a satisfação dos clientes. Para o setor que incorpora o mercado de Food Service é essencial ter esse domínio e prezar para que todas as atividades inerentes sejam bem executadas. Nas diversas frentes que envolvem os serviços de alimentação, a cadeia produtiva é notável pela importância entre tantos processos. Como fundadora e presidente da Apetit, empresa de serviços de alimentação, com foco em alimentação corporativa e mais de 30 anos de mercado, identifiquei alguns pontos fortes que poderiam ser aprimorados, que otimizariam os processos relacionados a entrega dos serviços nos restaurantes corporativos. A partir disso, junto a minha equipe de especialistas, desenvolvi um plano de implementação de indústrias para ter um controle eficaz, contribuir para a redução de desperdícios e custos operacionais, através da otimização de alguns dos processos que a envolvem, como o armazenamento de produtos e o controle de temperatura de cada item.

Assim, nasceram as indústrias incorporadas às necessidades e alinhadas aos processos da Apetit: beneficiamento de carnes, beneficiamento de vegetais e desenvolvimento de formulados em pó. Todas essas indústrias foram primordiais para o crescimento da Apetit, juntamente com um processo de logística integrada em cada restaurante, assegurando que os produtos cheguem ilesos e em tempo hábil para serem servidos conforme cardápio previamente acordado com os clientes. Por meio de um Centro de Distribuição, nosso CD, a Apetit garante o abastecimento das unidades atendidas com o máximo de eficiência técnica e operacional. A estrutura atesta alta performance no armazenamento de aproximadamente 154 itens entre alimentos perecíveis e imperecíveis.

A compreensão da cadeia produtiva é essencial para qualquer food service, pois representa a capacidade de controlar todas as etapas do processo, desde a produção até a entrega ao consumidor final. Nesse contexto, compreender e gerenciar cada elo da cadeia torna-se crucial para garantir a qualidade dos produtos alimentícios oferecidos, e é essa a premissa que rege a Apetit Serviços de Alimentação. Podemos enfatizar alguns deles como o armazenamento em porções adequadas para evitar o desperdício de alimentos, armazenagem correta de ingredientes perecíveis, monitoramento de estoque e evitar a sobra de produtos prontos. No cenário dinâmico e competitivo da indústria de alimentos, o domínio da cadeia produtiva emerge como um fator determinante para o sucesso dos fornecedores, pois são essas características conferem vantagem competitiva.

Garanta a qualidade dos alimentos

Um dos aspectos mais cruciais sobre a dominação da cadeia produtiva é a garantia da qualidade e segurança dos alimentos. Ao controlar as matérias-primas desde a sua origem, é possível realizar uma seleção criteriosa, assegurando que apenas ingredientes de alta qualidade sejam utilizados. Isso não apenas atende aos padrões regulatórios rigorosos, mas também constrói a confiança por parte dos consumidores. Com o desenvolvimento das nossas indústrias, o próximo passo foi rentabilizar a produção de itens que auxiliariam nos processos e cadeia produtiva de outras empresas do segmento. Assim, a Bella Giornata surgiu como uma alternativa em food service e private label. A empresa possui expertise na produção e fornecimento de alimentos em pó, em um catálogo rico e variado de itens saborosos e de alto valor agregado, como: sobremesas, caldos, purês, suplementos, bebidas energéticas, bebidas para vending machine e produtos com formulação personalizada. O polo industrial possui alta capacidade produtiva e está preparado para atender prontamente a demanda dos nossos clientes que necessitam de insumos de qualidade para o atendimento do público de interesse.

O controle efetivo da cadeia produtiva minimiza os riscos de contaminação, garantindo produtos seguros e saudáveis para o consumo. Esse domínio também está  conectado com a eficiência operacional. Ao compreender cada fase do processo, é possível identificar oportunidades de otimização. A eficiência operacional resultante não apenas aumenta a margem de lucro, mas também permite oferecer aos clientes produtos de alta qualidade a preços competitivos. No contexto atual, em que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à origem e qualidade dos alimentos que consomem, o domínio da cadeia produtiva, como colocado anteriormente, confere ao fornecedor uma vantagem competitiva significativa. Por esse motivo, a transparência na produção, aliada ao conhecimento aprofundado de cada etapa do processo, gera confiança nos clientes e fortalece a reputação da marca. É necessário contar com o alinhamento de diferentes agentes que atuam em etapas distintas da produção, e usufruir positivamente destes para trocar informações, organizar fluxos logísticos e firmar parcerias capazes de entregar o que o consumidor necessita, no local e no tempo certo. Este configura-se como um grande desafio para as indústrias.

Ademais, o controle da cadeia produtiva possibilita uma resposta mais rápida às demandas do mercado. Ao estar atento sobre elas, é possível ajustar a produção de acordo com as tendências de consumo, lançar novos produtos de forma ágil e adaptar-se a mudanças de acordo com as preferências e demandas de seus próprios clientes. O que pode vir a impulsionar o crescimento sustentável do negócio. Outro aspecto fundamental é a gestão eficiente dos fornecedores. Ao dominar a cadeia produtiva, o fornecedor de alimentos tem maior controle sobre os parceiros de negócios, podendo estabelecer padrões de qualidade, prazos e condições mais estreitos e assertivos. Isso contribui para a construção de relacionamentos sólidos e duradouros, fundamentais para a estabilidade e continuidade das operações a longo prazo.

Olhar para o futuro

No âmbito da inovação, o conhecimento profundo da cadeia produtiva permite a exploração de novas oportunidades. O fornecedor pode identificar áreas de melhoria, investir em tecnologias mais avançadas e encontrar maneiras criativas de agregar valor aos produtos. Esse dinamismo é essencial para se destacar em um mercado que está em constante evolução, como o food service. Para além das vantagens empresariais, o controle da cadeia produtiva contribui para a sustentabilidade. A Apetit tem controle total, integrado e inteligente da cadeia produtiva. Do campo à mesa, auditamos processos, fornecedores e logística por meio de softwares consagrados no mercado. Somos vanguarda na implantação de um complexo industrial próprio, que garante agilidade e pontualidade nas entregas, além de diminuir a flutuação dos preços. A partir da compreensão de todos os processos inerentes ao ciclo de vida dos alimentos, é possível adotar práticas que sejam mais ecoeficientes, reduzindo o impacto ambiental da produção. Isso não apenas atende às demandas dos consumidores, que estão preocupados com a sustentabilidade do planeta, mas também fortalece a responsabilidade social corporativa.

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A inovação é um pilar fundamental no setor de alimentos. O domínio da cadeia produtiva proporciona o conhecimento necessário para explorar novas oportunidades. Através dele, é possível identificar lacunas no mercado, experimentar com novos ingredientes e desenvolver produtos inovadores que atendam às demandas dos clientes parceiros. O ciclo contínuo de inovação é alimentado pela compreensão aprofundada de cada fase da produção. A dinâmica do mercado de alimentos exige rápida adaptação às mudanças nas preferências dos consumidores. Através desse controle, faz-se os ajustes das operações de acordo com as demandas do mercado. Isso significa introduzir novos produtos de forma ágil, modificar fórmulas para atender às tendências de saúde e bem-estar e ajustar volumes de produção de acordo com a sazonalidade.

A crescente conscientização sobre a sustentabilidade exige que os food services adotem práticas responsáveis em suas operações. O domínio da cadeia produtiva permite uma análise detalhada do impacto ambiental de cada etapa da produção. Isso possibilita a implementação de práticas sustentáveis, como redução de resíduos, eficiência energética e utilização responsável dos recursos naturais. Em suma, o domínio da cadeia produtiva é um elemento central para que os food services prosperarem em um ambiente de negócios desafiador. Ele não apenas garante a qualidade e segurança dos produtos, mas também impulsiona a eficiência operacional, a inovação e a sustentabilidade. Sendo assim, a dica é: invistam no conhecimento profundo de sua cadeia produtiva para prosperar em um setor que está constantemente evoluindo e exigindo excelência em todas as etapas no processo de produção de alimentos.

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Marcia Manfrin - Fundadora e Presidente da Apetit Serviços de Alimentação, empresa com mais de três décadas de solidez. Devido à sua essência empreendedora e com grande tendência à inovação, fundou a holding Dela Foods, responsável por administrar os diversos negócios do grupo voltados à alimentação: Indústria de Beneficiamento de Carnes e Vegetais, Indústria de Formulados (Bella Giornata), Indústria de Alimentos Congelados (Izzi), a marca de geleias e conservas gourmet (Duga) e linha exclusiva de cafeterias (Casa Taste). Além disso, verticalizou a cadeia de suprimentos e implantou o Centro de Distribuição com capilaridade nacional.

Informe Uniflavors

Agilidade e Mais Sabor na Cozinha
com a Qualidade UNIFLAVORS

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Uma Cozinha Profissional precisa ser ágil e rentável, isto é um desafio pelo grande volume de trabalho que o dia a dia exige.

Seja um Restaurante, uma Cozinha Industrial, uma Padaria ou uma Lanchonete, a busca pela produtividade na cozinha é uma constante.

A implementação de estratégias que agilizam processos, otimizam o uso do tempo e garantem eficiência é fundamental, evitar desperdícios e manter os clientes satisfeitos fazem parte das exigências de uma gestão para bons resultados.

Com isso a UNIFLAVORS, sempre parceira e pensando nos clientes, traz os Caldos e Temperos para dar mais sabor às preparações e agilizar o trabalho na cozinha do restaurante.

Ganhe mais Agilidade, Praticidade, Sabor, Cor e Textura:
Com a linha de Caldos UNIFLAVORS

CALDO DE CARNE - CALDO DE GALINHA
CALDO DE LEGUMES - CALDO DE BACON

O caldo é um ingrediente dá mais sabor às preparações. Pode-se usar para preparar diversos pratos. Para temperar carnes, legumes, saladas e massas. Para fazer sopas, molhos, caçarolas e risotos, conferindo mais sabor , cremosidade e consistência às preparações.

Os caldos UNIFLAVORS têm um excelente resultado de sabor no produto final, dispensa o uso de sal, tem ótimo custo benefício, evitando desperdícios, com rendimento em média 50 litros de caldo a cada 1,01 kg do produto.

Uma parceria que leva mais sabor, deixando o cliente cada vez mais satisfeito, leva praticidade que agiliza o trabalho na cozinha e ainda permite que o chef coloque o seu toque pessoal dando uma pitada a mais de glamour nas preparações.

O SABOR QUE FAZ A DIFERENÇA

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Para completar a linha de sabor para seu Restaurante, tem akiaa com: Cebola, Alho, Coentro, Manjericão desidratados sendo práticos e facilmente armazenados, não precisando de refrigeração.

Na Linha akiaa, você também pode contar com o Tempero Completo desenvolvido para temperar alimentos crus e prontos, como massas, salgados, saladas, peixes, aves, carnes e temperos para churrasco.

Assim o seu Restaurante tem tudo para ficar mais ágil e ao mesmo tempo levar o sabor que o seu Cliente merece

Conte com a UNIFLAVORS.

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Restaurantes

Cardápio e Ficha Técnica - A Importância para o Gestor Nutricionista e o Setor de Compras

Por Ana Paula Pazotto

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O papel do cardápio e da ficha técnica na gestão de uma unidade de alimentação vai muito além de simplesmente listar pratos e ingredientes. Eles são peças fundamentais para o sucesso operacional e a satisfação do cliente. Neste artigo, exploraremos a relevância desses instrumentos para o nutricionista e para o setor de compras.

O Cardápio como Ferramenta Estratégica

O cardápio é a vitrine da operação. Ele não apenas espelha a identidade e os valores da empresa, mas também exerce uma influência direta na experiência do cliente. Para o nutricionista, trata-se de uma ferramenta estratégica que possibilita a adaptação das opções alimentares aos perfis e necessidades dos clientes, levando em consideração a sazonalidade. Este fator, por sua vez, impacta significativamente na qualidade e na variedade dos produtos oferecidos. Além disso, possibilita a gestão de custos, a definição de porções e o controle de estoque, fatores cruciais para a eficiência do negócio.

A Importância da Ficha Técnica na Padronização e Qualidade

A ficha técnica é o guia detalhado de cada receita. Ela descreve os ingredientes, quantidades, modo de preparo, utensílios e equipamentos necessários e apresentação. Para o nutricionista, é uma ferramenta essencial na busca pela padronização e qualidade dos pratos. Ela assegura que cada preparação seja feita de acordo com os padrões estabelecidos, garantindo não apenas o sabor, mas também a segurança alimentar.

O Impacto no Controle de Custos e no Setor de Compras

Para o setor de compras, o cardápio e a ficha técnica são aliados valiosos. O cardápio bem elaborado, em conjunto com a ficha técnica precisa, permite uma compra mais assertiva. Isso significa adquirir os insumos na quantidade exata, evitando desperdícios e reduzindo custos operacionais. Além disso, facilita a negociação com fornecedores e a busca por alternativas mais econômicas, sem comprometer a qualidade dos produtos.

A Eficiência na Gestão de Estoques

Manter um controle rigoroso sobre os estoques é vital em qualquer operação de alimentação. O cardápio e a ficha técnica atuam como guias, indicando quais ingredientes são necessários e em que quantidade. Isso não apenas evita excessos, mas também garante a disponibilidade dos
insumos essenciais para a produção. Dessa forma, o setor de compras pode atuar de forma proativa, antecipando necessidades e evitando possíveis interrupções na produção.

A Sincronia entre Nutrição e Compras

A colaboração entre o nutricionista e o setor de compras é crucial para o sucesso da operação. O cardápio e a ficha técnica servem como a ponte que une essas áreas. A nutrição fornece as diretrizes para a composição dos pratos, enquanto as compras traduzem essas orientações em aquisições estratégicas. Essa sincronia resulta em uma operação mais eficiente, capaz de oferecer um serviço de alta qualidade de forma sustentável.

A Importância Estratégica do Cardápio e Ficha Técnica

Eles são mais do que simples documentos. São ferramentas estratégicas que impulsionam a eficiência operacional e a satisfação do cliente. Para o nutricionista e o setor de compras, representam instrumentos poderosos na busca pela excelência na gestão alimentar. Ao reconhecer sua importância e investir na sua elaboração e atualização, assegura-se uma operação bem-sucedida e sustentável no universo da alimentação.

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Ana Paula Pazotto - Com mais de 17 anos de experiência no setor de alimentação (refeições corporativas), estou atuando em Consultoria na Empresa Cancian Refeições Coletivas com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da empresa. Comecei minha carreira como Nutricionista, Supervisora de Operações, Gerente de Operações, até a liderança dos departamentos: Comercial e MKT, Implantações e Pós-venda, Arquitetura e Desenvolvimentos de Produtos e Serviços - passei por diversas posições e isso contribuiu para que eu pudesse desenvolver uma visão mais profunda do negócio e desenvolvesse uma grande percepção da necessidade do cliente, como foco da estratégia do negócio.

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Nosso principal diferencial são as embalagens a vácuo fracionadas para sua necessidade, assim facilita o seu controle, sua organização fica mais prática, evita desperdícios, facilita o trabalho do cozinheiro, fazendo você ganhar em diversos sentidos.

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Mercado

Diferença Produtiva Quando Executivos Trocam Informações e Experiências

Por Marcelo Trovati

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Um dos maiores erros e as vezes permitidos nas organizações é a criação de "ilhas", ou seja, uma departamentalização em excesso ao ponto de existirem várias empresas dentro da mesma empresa, claro que esse exemplo é figurativo.

Isso é mais do comum do que se imagina, não importa o tamanho, é um problema que afeta as pequenas, as médias e as grandes empresas, até já ouvi certa vez de um gestor do BackOffice:  “É nós contra eles” e quem são eles nesse caso?  São, as áreas de vendas, marketing, operações, etc.…

Evidente que isso afeta em muito a produtividade, os objetivos e até os propósitos que deveriam ser comuns entre todos da organização.

Essas “ilhas” são históricas e foram se alastrando pelos ambientes corporativos, muitas vezes com a permissão dos c-levels uma vez que se acreditou que o “conflito” seria saudável!

Ledo engano, todos perdem com esse modelo ou essa cultura, mais do que nunca (pós pandemia) hoje as pessoas precisam umas das outras, precisam conviver num ambiente colaborativo, equilibrado e saudável, compartilhar conhecimento, exemplificar experiências profissionais e pessoais, gerar empatia e dizer simplesmente, “tamo junto”, eu garanto que fará uma enorme diferença.

E só assim, depois dessa dose de humildade e altruísmo corporativo em minha opinião, podemos almejar patamares de Produtividade nivelados com Europa, Ásia e Estados Unidos.

Evidente que a produtividade tem também uma relação direta com o nível de conhecimento técnico e acadêmico mas tem também um vínculo muito forte com o Clima Organizacional e o convívio saudável e amistoso num mesmo ambiente.

Como fazer isso?

Provocar suas lideranças a construir e motivar maior sintonia e objetivos comuns entre seus liderados, promover workshops que incentivem a troca de informações e experiências, conhecer mais seu colega da mesa ao lado, enfim tratá-lo como pessoa e não como um número, empoderá-los para que tenham mais engajamento e comprometimento com os objetivos da empresa e por fim demostrar com atitudes que você está ao lado deles, nas alegrias e nas tristezas.

Parece óbvio mas perdemos essas características ao longo dos anos, resgatá-la é uma questão de sobrevivência!

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Marcelo Trovati - Profissional com experiência de 25 anos em Facility Management, Graduado em Comunicação Social e Administração de Empresas, MBA em Gestão Comercial pela FGV, educação executiva pela Fundação Dom Cabral com extensão na Ohio University, Kellogg School of Management em Chicago/EUA e INSEAD/França. Diretor Comercial | Diretor Executivo | Marketing | Estratégias Mercadológicas | Inteligência Competitiva

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13 A 16 JUNHO - 2023 EXPO CENTER NORTE A Fispal Food Service. A feira conta com diversas atrações que fazem parte do Serviço de Desenvolvimento do Mercado

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Feiras - EXPOTEL 2023

A EXPOTEL - Feira Internacional de Hotelaria e Gastronomia, ocorrerá dias 14 e 15 de junho de 2023, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo...

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Clientes

A importância do Pós-Vendas no Mercado de Alimentação Corporativa

Por Rosangela Andrade

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Os objetivos estratégicos de uma empresa são claros: atingir o crescimento através das vendas! Mas ao mesmo tempo que a empresa cresce, ela deve se preocupar com o que serviço que está sendo entregue ao seu cliente e mais que isso, se o que foi contratado está sendo cumprido.

Em um mercado competitivo, em que a alimentação corporativa está inserida, o cliente encontra vários fornecedores dispostos a atendê-lo, mas quem de fato, terá o potencial para fidelizar e manter esse cliente?

Nesse momento o pós-venda desempenha um papel crucial para a manutenção e sucesso dos restaurantes industriais. Destaco alguns motivos que tornam como papel fundamental no planejamento estratégico das empresas:

Fidelização de clientes: No segmento de restaurantes industriais, a retenção de clientes é fundamental. Um sólido programa de pós-venda, que envolve o acompanhamento da satisfação do cliente e a resolução ativa de problemas de maneira rápida e eficaz, evitando que se transformem em situações mais complexas, ajuda a manter os clientes fiéis.

Feedback construtivo: O pós-venda permite coletar feedback valioso dos clientes. Isso ajuda a identificar áreas de melhoria, aperfeiçoar cardápios, serviços no geral e se adaptar às mudanças nas preferências dos clientes.

Reforço da marca: Um atendimento de pós-venda eficaz reforça a imagem da marca. Os clientes se sentem valorizados e reconhecem o compromisso da empresa em proporcionar uma experiência excepcional.

Oportunidades de upselling: É uma oportunidade para oferecer serviços adicionais, como coffee breaks e eventos especiais, ampliando o relacionamento com os clientes.

Marketing boca a boca: Clientes satisfeitos são os melhores defensores de sua marca. Eles compartilham suas experiências positivas com colegas e parceiros de negócios, o que pode atrair novos clientes.

Competitividade: Em um mercado competitivo, o pós-venda é uma maneira de se destacar. Clientes que se sentem cuidados e valorizados têm menos probabilidade de procurar alternativas.

Em resumo, o pós-venda não é apenas um luxo, mas uma necessidade estratégica. Ele ajuda a construir relacionamentos sólidos, impulsionar a fidelização do cliente e garantir o sucesso a longo prazo de seu negócio!

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Rosângela Andrade - MBA em Gestão de Negócios (USP), Bacharel em Administração e Técnica em Nutrição Atuante no mercado de refeições coletivas por mais de 10 anos e experiência ampla por 5 anos em uma multinacional alemã como Key account Manager, para venda de instrumentos de medição no mercado de alimentos, sendo responsável pela carteira de cliente internacionais do food service, indústria, catering e varejo. Há 5 anos atua como Consultora Comercial no Grupo Risotolândia.

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Chocolate com Leite da Vovó – 1kg

 

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Mistura para preparo de Chocolate com Leite – Solúvel

MODO DE PREAPRO: Colocar 1 parte do Chocolate com Leite da Vovó para 2 partes de água quente (em volume).

Conservar em local seco e arejado. Após aberta a embalagem, consumir em até 30 dias.

RENDIMENTO: 50g do produto prepara até 200ml de bebida.

INGREDIENTES: alimento em pó à base de glucose e soro de leite (xarope de glucose, soro de leite, gordura vegetal, leite desnatado, emulcificante monoediglicerídeos de ácidos graxos (INS 471), mistura para chocolate com leite (açúcar, composto lácteo com gordura vegetal sabor de leite, leite em pó integral, cacau em pó, soro de leite em pó, maltodextrina, sal, espessantes carboximetilcelulose sódica e goma xantana, antiumectante dióxido de silício e aromatizante sintético idêntico ao natural), base para chocolate (açúcar, cacau, sal, corante caramelo, espessantes goma guar e carragena e aromatizante sintético idêntico ao natural), leite em pó, maltodextrina, cacau lecitinado, fosfato tricálcico e sal.

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Marca

O Impacto da Governança Corporativa na Imagem da Marca

Por Alexandre Silva Rosa

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A governança corporativa é um conceito essencial que se tornou um componente crítico na gestão de empresas modernas. Ela engloba práticas, políticas e diretrizes que visam garantir que uma empresa seja administrada de maneira ética, transparente e responsável. Além de seu papel fundamental na tomada de decisões internas e na gestão de riscos, a governança corporativa desempenha um papel significativo na percepção do público em relação a uma empresa, contribuindo para a construção de uma imagem de marca sólida e confiável. Aqueles que reconhecem seu potencial e o incorporam de maneira eficaz em suas operações colhem os frutos da confiança do mercado e do sucesso sustentável. No entanto, para compreender a influência da governança é igualmente vital conhecer outros aspectos que também implicam riscos, dentro da esfera do ESG, como o greenwashing; capaz de prejudicar a credibilidade de uma empresa.

Greenwashing é um termo inglês usado para designar estratégias de marketing de ações sustentáveis que não necessariamente condizem com as reais práticas da empresa. Trata-se de uma “ilusão de sustentabilidade”, já que a empresa vende uma imagem pública de responsabilidade ambiental, por exemplo, sem de fato adotar as ações sustentáveis que preconiza.

Neste artigo, irei explorar como a governança corporativa influencia a percepção do público em relação a uma empresa, destacando sua importância na construção de uma imagem de marca sólida e confiável.

Transparência e Confiança:

A transparência é um dos pilares da governança corporativa. Empresas que adotam práticas transparentes em suas operações demonstram abertura e honestidade. Essa transparência inspira confiança entre os stakeholders, incluindo acionistas, investidores, clientes e funcionários. Quando o público percebe que uma empresa está disposta a prestar contas de maneira clara e acessível por suas ações e resultados, isso contribui para uma imagem de marca confiável.

Ética nos Negócios

A governança corporativa também está intrinsecamente ligada à ética nos negócios. Empresas que seguem princípios éticos em todas as suas operações demonstram comprometimento com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. Essas práticas éticas incluem não apenas a conformidade com leis e regulamentos, mas também o respeito aos direitos dos trabalhadores, a integridade nas relações com os fornecedores e a responsabilidade ambiental. Empresas éticas geralmente são vistas de forma positiva pelo público, o que fortalece sua imagem de marca.

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

A responsabilidade social empresarial (RSE) está intrinsecamente ligada à governança corporativa. Empresas comprometidas com a RSE não apenas cumprem seu dever ético, mas também investem em causas sociais e ambientais. Essas ações são bem-vistas pelo público e contribuem para uma imagem de marca positiva.

Criação de Valor Sustentável

A governança corporativa não se concentra apenas em maximizar o valor para os acionistas no curto prazo. Ela também se concentra na criação de valor sustentável a longo prazo. Empresas que adotam uma abordagem de governança sólida estão mais propensas a investir em inovação, desenvolvimento de funcionários e responsabilidade social. Esses investimentos atraem stakeholders e consumidores preocupados com a sustentabilidade, contribuindo para a construção de uma imagem de marca que se preocupa com o futuro.

Atração de Investidores

Investidores, sejam institucionais ou individuais, procuram empresas com práticas de governança sólidas. Uma empresa que demonstra compromisso com a governança atrai investidores que veem a empresa como uma oportunidade de investimento mais segura, o que, por sua vez, influencia positivamente sua imagem no mercado.

Gestão de Crises e Reputação

A governança corporativa eficaz ajuda as empresas a gerenciar crises de maneira adequada. A maneira como uma empresa lida com desafios e contratempos tem um impacto direto em sua reputação. Empresas com governança estabelecida têm uma base sólida para enfrentar e superar crises, o que, por sua vez, protege a imagem da marca. No entanto, quando as práticas de greenwashing são descobertas, as crises podem ser ainda mais devastadoras, minando a reputação duramente conquistada.

Inovação e Vantagem Competitiva

A governança corporativa promove a inovação, pois envolve a tomada de decisões estratégicas que consideram riscos e oportunidades. Empresas que integram a governança em seus processos de inovação muitas vezes desfrutam de uma vantagem competitiva, à medida que desenvolvem produtos e serviços inovadores que atraem o público.

Relações com os Funcionários

A governança corporativa também afeta as relações com os funcionários. Empresas com práticas éticas e equitativas em sua governança atraem e retêm talentos qualificados. Funcionários satisfeitos e comprometidos contribuem para uma imagem de marca positiva, já que atuam como embaixadores da empresa.

Comunicação Eficaz

Muitas empresas não sabem por onde e como começar, enfrentando desafios na hora de comunicar suas políticas de governança, sucessão e ESG. Integrar a governança corporativa na estratégia de marketing e comunicação é essencial. Empresas que conseguem comunicar de forma eficaz seus esforços em governança reforçam sua imagem de marca, demonstrando seu compromisso com práticas sólidas e responsáveis.

Em conclusão, a governança corporativa é muito mais do que um conjunto de regulamentos e diretrizes, é uma peça-chave na construção de uma imagem de marca sólida e confiável. No entanto, a tentação do greenwashing representa uma ameaça à credibilidade das empresas. A integridade e a autenticidade nas práticas de governança são essenciais para a construção e manutenção de uma imagem de marca positiva e duradoura, para que a governança seja eficaz, a empresa deve ser verdadeira em seus compromissos e práticas; evitando as armadilhas do greenwashing que minam a confiança do público.

A Governança é a espinha dorsal que sustenta a confiança do público, atrai investidores e impulsiona a inovação. É a chave para a gestão de crises e para manter relações sólidas com todos os seus stakeholders. Imagine sua empresa prosperando com uma imagem de marca sólida, confiável e sustentável. Isso é possível com a implementação eficaz de governança corporativa. O segredo para o sucesso está em implementar um projeto com uma consultoria especializada e a GoNext Governança & Sucessão é o parceiro que você precisa.

Empresas que implementam práticas sólidas de governança colhem os benefícios de uma imagem de marca mais forte, ganhando a confiança dos consumidores e demais stakeholders. Ao incorporar princípios de governança em sua cultura e estratégia de negócios, estão mais bem posicionadas para prosperar no mercado atual, atraindo clientes, investidores e talentos qualificados. A governança não é apenas um dever ético, mas uma estratégia inteligente para estabelecer e manter um legado e uma marca confiável e respeitada em um mercado altamente competitivo. A importância da governança corporativa na percepção do público não pode ser subestimada, pois desempenha um papel vital na conquista e na manutenção da confiança, o que é essencial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empresa.

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Alexandre Silva Rosa - Formado em administração de empresas com sólida experiência em Franquias - Gestão Operacional, Comercial, de Qualidade, processos e procedimentos. Atualmente é Coordenador de Operações da GoNext Governança & Sucessão. Em experiências anteriores, teve sua trajetória em grandes empresas como a BR Distribuidora - atuando na gestão das franquias BR Mania e Lubrax+(Petrobrás); o Grupo Madero - atuando na área de qualidade; a Holding de franquias SMZTO - atuando na gerência de operações; e até uma experiência internacional na Subway Argentina - desenvolvendo a expansão do território sul da Argentina e atuando com consultorias. É um profissional com forte inteligência emocional, engajado, organizado, pró-ativo, hands-on e com foco em resultados concretos

Seção Acontece - Mercado

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Agenda

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AGENDA 2023

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Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar.

MERCADO DE ALIMENTAÇÃO 2023 - Feiras, Cursos e Congressos

 

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Seção SND Hospitalar

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SND Hospitalar

Hospitalar

Comfort Food: Comida Afetiva O Conceito da Tendência em Hospitais

Por Ana Carina Santos da Conceição

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Comfort food, em português, comida confortável. O termo tem sido utilizado em hospitais para aceitabilidade da alimentação e, trazer tanto alivio emocional, tanto quanto auxiliar na cura do paciente tornando a experiência mais prazerosa e atrativa na elaboração dos pratos. O conceito relativamente novo, ganhou espaço e não se trata apenas de um prato ou receita, ou um único modo de preparo mas, a garantia de que a experiência gastronômica seja agradável aos pacientes, promovendo um variado cardápio.

A ideia surgiu na década de 90 mas ganhou força no ano de 2000. E nesse momento a mídia assimilava o conceito comfort food com o termo  “ comida caseira”, percebemos que não é em vão pois o alimento com “ cara de comida feita em casa” traz sensação de acolhimento, aumentando a aceitação e o apetite. É atrativo e confortável psicologicamente. Emoções de nostalgia, confiança e receptividade são estimuladas a partir do sabor, textura, cor e formato dos pratos ao chegarem para o indivíduo.

A proposta é justamente esse estímulo pois a escolha da alimentação está diretamente ligada as emoções. Um exemplo que podemos usar é o aumento pela procura de sopas e caldos em tempos frios, pelo conforto que o alimento traz, podemos citar a canja de galinha feira pela avó, que traz o sentimento de acolhimento e nostalgia. Essas memórias gustativas afetam direta ou indiretamente a escolhas de alimentos.

Os tipos de alimentos comfort food podem ser classificados como nostálgicas, de indulgência, conveniência e conforto físico. A comida nostálgica, traz o saudosismo, às lembranças do passado. A comida de indulgência, geralmente são cheias de açúcar e trazem prazer. A comida de conveniência, são industrializados e trazem praticidade pois não precisam ser preparados. E por fim, comidas relacionadas ao conforto físico, damos como exemplo o chá de camomila que alivia o estresse e acalma, estão ligadas ao efeito físico do alimento.

A partir desse conhecimento, os alimentos preparados visando o propósito do conceito de comfort food, trazem bons resultados, além de positivos em nível nutricional são também a nível emocional. Essa preocupação com o preparo dos alimentos, humaniza os cuidados com os enfermos. Entendemos que os pacientes estão em situação muitas vezes fragilizada e pode haver alteração dos sentidos olfato e paladar devido a enfermidade em si e ao uso de medicamentos. Se sentir vulnerável, frágil e impotente junto com o tabu “ comida de hospital “  impede a corroboração do paciente ao cardápio proposto pela equipe, que por sua vez, com o olhar sensível ao outro, compreende o cenário para tomar estratégias efetivas junto com as possibilidades do hospital.

Temos várias vantagens na comida confortável: transporta para memórias afetivas agradáveis, diminui ansiedade,  estresse e sentimentos negativos, e oferece prazer emocional e físico. Na prática da rotina hospitalar, e dos recursos que podem ser limitados, a variação de cardápio pode ser desafiador. Não podemos esquecer que o simples pode trazer o mesmo benefício que um prato mais elaborado, o importante a focar é que seja preparado intencionalmente para transmitir cuidado e amor sem esquecer dos valores nutricionais. Por isso é importante levar em conta a vontade do paciente. Deve-se ter cuidados em respeitar o tempo, oferecendo pequenas refeições em pratos coloridos e bem preparados e se adaptar às necessidades, adequando utensílios como talheres caso haja alguma limitação, consistência do alimento e posicionamento adequado para que não ocorra broncoaspiração. Outro quesito importante a salientar é estar atento aos aspectos psicossociais que podem interferir na falta de apetite, como informado as nossas emoções são grandes influenciadores.

Os proveitos excedem á do paciente, que estará em uma experiência agradável que o permitirá  bem estar físico e psicológico, auxiliando na recuperação assim como,  a instituição de saúde, com a aplicação do método comfort food, terá redução considerável de desperdício de alimentos, aplicação da humanização no atendimento e o tempo estimado de pacientes internados será reduzido, melhorando o fluxo de internamentos devido a melhoria dos quadros clínicos em menor período, ou seja, quanto menor tempo o paciente fica internado pois foi tratado corretamente, acolhido e sua recuperação foi rápida, mais leitos estarão disponíveis para próximos pacientes. Todos são beneficiados. Uma frase da Nina Horta escritora do livro “Não é Sopa”, onde ela utiliza o termo “comida da alma”, definindo-o da seguinte forma: “comida da alma é aquela que consola, que escorre garganta abaixo quase sem precisar ser mastigada, na hora da dor, de depressão, de tristeza pequena. Comida da alma é aquela que dá segurança, enche o estômago, conforta a alma, lembra a infância e faz sorrir”. Essa fala, define bem todos os benefícios que apostar no setor nutricional traz aos pacientes e o bem estar proporcionado.

Concluímos que a despadronização e a personalização do cardápio possui diversos pontos positivos que valem a pena que as instituições de saúde agreguem por seus administradores, gestores e nutricionistas. Visando o bem estar dos pacientes e consequentemente das rotinas administrativas.

Referências:

https://anthuriumculturaesaude.com.br/
blog-%7C-informa%C3%A7%C3%B5es/f/comfort-food-quando-%C3%A9-indicada

https://www.javalionline.com.br/comfort-food
https://radioriodejaneiro.digital/blog/
hospital-usa-o-metodo-comfort-food-para-ajudar-no-bem-estar-dos-pacientes/

https://conquistesuavida.com.br/materia/
memoria-gustativa-o-que-e-descubra-como-os-alimentos-agem-em-nosso-cerebro/

https://saipos.com/sistema/restaurante/comfort-food

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Ana Carina Santos da Conceição - Graduando em Gestão Hospitalar atua com atendimento ao público por multicanais, voluntariado na LAB e Instituto Abraçar e Juntas para Sempre. Profissional que se destaca pela comunicação, dedicação e resiliência.

Seção Alimento Seguro

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Alimento Seguro

Descarte

Resíduos e o Descarte nos Restaurantes - Quais os Benefícios em Treinar a Equipe Operacional?

Por Fernanda Amorim

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A gestão adequada de resíduos e o correto descarte são aspectos cruciais para a sustentabilidade ambiental de qualquer tipo de negócio, incluindo restaurantes e outras modalidades dentro do segmento de Food Service. A equipe operacional desempenha papel fundamental ao longo de todo o processo produtivo, distribuição, higienização, entre outras etapas, sendo responsável pelo tratamento, separação, coleta e disposição final dos resíduos gerados. Este artigo explora os benefícios de treinar a equipe operacional para lidar de forma eficaz com os resíduos nos restaurantes.

1. Redução de Impactos Ambientais

O descarte inadequado de resíduos provenientes de serviços de alimentação pode gerar consequências desastrosas para o meio ambiente. Óleo de cozinha usado após frituras é o tipo de substância que, caso seja despejado em pias, ralos ou vasos sanitários, pode chegar até rios e ao mar. Alguns dos problemas que podem acontecer em decorrência do manejo inadequado são: atração de pragas, entupimento das redes de esgoto, morte de espécies aquáticas e malefícios ao solo. O devido treinamento da equipe operacional em práticas adequadas de gestão de resíduos ajuda a minimizar os impactos ambientais negativos associados ao descarte inadequado. Isso inclui a prevenção da contaminação de solos e águas subterrâneas; separação assertiva do lixo, segregando sólidos secos dos resíduos úmidos, evitando sua contaminação e impacto no reaproveitamento do orgânico; gestão de resíduos orgânicos e rejeitos. É possível estudar alternativas para os orgânicos como a compostagem.

2. Economia de Recursos

Uma equipe operacional bem treinada é capaz de identificar oportunidades para a reutilização e reciclagem de materiais. Isso pode resultar em economias significativas para o restaurante, uma vez que a redução da produção de resíduos implica em menor necessidade de compra de insumos e de serviços de coleta e descarte.

3. Conformidade com Legislação e Normas

A legislação ambiental está cada vez mais rigorosa em relação à gestão de resíduos. Ao treinar a equipe operacional, o restaurante garante o cumprimento das leis e regulamentos locais, evitando possíveis multas e penalidades associadas à má gestão de resíduos.

4. Melhoria da Imagem Institucional

Consumidores e clientes estão cada vez mais conscientes e preocupados com as práticas sustentáveis das empresas. Ao demonstrar um compromisso efetivo com a gestão responsável de resíduos, o restaurante pode ganhar uma imagem positiva perante a comunidade e atrair clientes que valorizam a sustentabilidade. Além de ajudar o meio ambiente, a gestão de resíduos dá maior credibilidade ao estabelecimento, que quando é percebido pelos consumidores como uma empresa mais limpa e ecológica, pode atrair ainda mais clientes.

5. Inovação e Oportunidades de Negócio

A equipe operacional, quando bem treinada, pode ser uma fonte valiosa de ideias e sugestões para a redução de resíduos e a implementação de práticas mais sustentáveis. Isso pode levar a inovações, como a implementação de processos mais eficientes.

Conclusão

Investir na formação e treinamento da equipe operacional em gestão de resíduos é uma estratégia inteligente e benéfica para os restaurantes. Além de promover a sustentabilidade ambiental, isso pode resultar em economias financeiras, conformidade legal, melhoria da imagem institucional e oportunidades de inovação. Portanto, é fundamental que os restaurantes reconheçam a importância dessa formação e a integrem como parte fundamental de suas práticas operacionais. Dessa forma, estarão contribuindo para um futuro mais sustentável e responsável.

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Fernanda Amorim - Nutricionista graduada pela Universidade Católica de Santos, com Especialização em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) Gestora de Unidades de Alimentação e Nutrição / Supervisora em Refeições Coletivas / Auditoria e Consultoria Nutricional - em âmbito industrial e hospitalar. Docente em Curso Técnico em Nutrição e Dietética.

CONSULTORIAS

Manipuladores de Alimentos: Principais Dúvidas que Precisam ser Esclarecidas para os Gestores e Equipes dos Restaurantes

Por Marcus Vinicius da Silva

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Um restaurante é uma categoria de serviço de muita complexidade, envolve muitos fatores, alguns muito importantes para que o produto final seja entregue com o padrão desejado em boas práticas, aspectos sensoriais e principalmente, atingir a satisfação do cliente. Quando se fala em serviços de alimentação (restaurantes, lanchonetes, cafeterias, etc...) o primeiro pensamento que vem à mente é: garantir a satisfação do cliente e obtenção de lucro, afinal, existe aquela velha frase "todos precisam se alimentar", logo, é um serviço rentável.

Mas é nos bastidores que tudo acontece e isso envolve, muita disciplina, muito treinamento, muito engajamento da equipe e muita dedicação na tarefa a ser feita. E essa equipe é formada pelos manipuladores de alimentos e suas lideranças. Segundo a legislação sanitária, o manipulador de alimentos é toda pessoa do serviço de alimentação que entra em contato diretamente ou indiretamente com o alimento (cozinheiro, ajudante de cozinheiro, caixa, estoquista, recepcionista, garçom, gerente).

De modo geral, o profissional manipulador de alimentos, que atua dentro da cozinha, é constituído por uma classe trabalhadora de baixa escolaridade, alguns não são alfabetizados, e oriundos de regiões com baixo poder aquisitivo, social, e por não possuir tanto conhecimento, requer uma atenção e paciência maior ao transmitir as informações, orientações e direcionamentos.

Todo o sucesso de um restaurante passa pelas mãos desta classe trabalhadora, uma equipe bem treinada, instruída, organizada e sabendo exatamente o que cada um deve fazer, vai garantir o sucesso do estabelecimento em todos os aspectos, seja em boas práticas, no financeiro,  no atendimento ao cliente e na padronização do produto. A liderança (gerentes) tem essa função, de dar as coordenadas, instruir, garantindo assim o funcionamento de forma ordenada do local. Mas um dos maiores problemas que observamos nos restaurantes é o ruído de comunicação entre os setores, e entre a liderança e os manipuladores, e isso acaba gerando dúvidas e ocasionando falhas de processo, procedimentos e devolução de pratos.

Devido à complexidade do negócio, as dúvidas naturalmente tendem a surgir, dúvidas estas sobre diversas situações, desde a manipulação correta dos alimentos, passando pelos processos e procedimentos na execução de um prato. E como na maioria dos casos, tais dúvidas não são sanadas, se acumulam, podendo ocasionar falhas que podem comprometer a imagem do estabelecimento, caso sejam falhas muito graves durante uma possível fiscalização sanitária.

Relacionado a segurança dos alimentos, existem diversas dúvidas, mas algumas são consideradas bem críticas, que podem levar a contaminação dos alimentos. A maior delas é a periodicidade da higiene das mãos, vejo líderes e colaboradores sem saber quando deve ser feita, e com que frequência deve ser realizada, uma atividade simples, e que deve ser feita em diversos momentos como, ao chegar ao trabalho, ao assumir o seu setor, ao trocar de função, após usar o sanitário, após manusear caixas de papelão, dentre outras ações. E o ideal é realizar a higiene das mãos a cada 30 minutos ou sempre que for necessário, mas infelizmente em muitos casos, é uma ação negligenciada, ficando as vezes mais de 1 hora sem ser feita a higiene.

Um processo que gera muita dúvida nos colaboradores e gestores é em relação a temperatura de conservação dos alimentos e temperatura de preparo dos alimentos. Muitos acreditam que o equipamento banho-maria é utilizado para esquentar o alimento, e o correto é ser usado para manter a temperatura dos alimentos quentes acima de 60°C, sendo necessário o alimento ser armazenado no equipamento, já aquecido, proveniente do fogão. E esse processo de aquecer o alimento, é outra grande dúvida existente. Não basta somente colocar o alimento no fogão e não mensurar a temperatura, garantindo que o centro geométrico do alimento atinja 74°C, e muitos desconhecem essa informação, e não aquecem o alimento da maneira correta.

O processo de descongelamento também é outro que gera muita dúvida na maneira correta de ser feito. O descongelamento não deve ser feito em temperatura ambiente, não deve ser descongelado sob água corrente e nem ficar mergulhado em água, todas essas situações são as mais corriqueiras em serviços de alimentação. Ao realizar o processo de forma errada, o alimento fica com risco de contaminação alta, devido ao favorecimento do crescimento microbiano, podendo levar a surtos alimentares. Existem muitas outras dúvidas relacionadas as boas práticas, sendo estas as mais importantes. Somente com treinamento e capacitação de todos, colaboradores e líderes, tais dúvidas seriam sanadas. Para que um estabelecimento tenha poucas dúvidas e tenha maior êxito é necessário, Investir em monitoramento das tarefas, em um profissional técnico para dar suporte e principalmente, melhorar a comunicação entre os setores, somente assim reduziria as falhas e daria mais segurança para garantir as boas práticas, e consequentemente, teria um produto final de maior qualidade.

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Marcus Vinicius da Silva - Nutricionista com MBA em segurança dos alimentos e gestão da qualidade, atua há 14 anos na área de controle de qualidade e segurança de alimentos, realizando consultorias e auditorias para diversos clientes, verificando as condições higiênico sanitária, condições estruturais, verificação das boas práticas e treinamento para equipe de manipuladores de alimentos

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Dr. Êneo Alves da Silva Jr- Traz mais informações sobre as questões Sanitárias, através destas informações você pode estar atualizando-se, informando-se e fazendo um melhor controle - Sócio/Diretor da CDL .

 

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

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Receita

TABULE DE PEPINO

Por Chef Samir Moysés


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Ingredientes

 

✔ ¼ de xícara de trigo para quibe
✔ 4 pepinos japoneses picados
✔ 4 tomates maduros sem sementes picados
✔ 2 cebolas médias picadas
✔ 4 a 6 maços de salsinha
✔ ½ maço de hortelãs
✔ Suco de dois limões
✔ Azeite
✔ Sal

 

Modo de preparo

 

O primeiro passo é hidratar o trigo meia hora antes do preparo. Para isso, coloque água até que cubra tudo. Tire o excesso de água. Pegue o trigo na palma da mão e num recipiente qualquer aperte para tirar o excesso. Numa vasilha coloque o pepino, o tomate, a cebola, salsinha e hortelã. Vale lembrar que o pepino deve ser japonês, pois o comum tem muita água. Mexa para começar a homogeneizar e finalmente colocar o trigo. Tempere com sal e passe para a travessa de servir. O que vai ser consumido na hora é finalizado com azeite e limão.

Chef Chef Samir Moysés,
nasceu no Espírito Santo, passou parte de sua infância e juventude no Rio de Janeiro, na casa de seu avô, em cima do restaurante "Oriente & Ocidente". Chegou a São Paulo para terminar seus estudos. Formou-se engenheiro mecânico, com especialidade em Engenharia Automobilística, sua grande paixão e hobby, trabalhou em grandes empresas, mas largou sua carreira para se dedicar aos cheiros e sabores da sua infância. Inaugurou o restaurante Folha de Uva em 1989, com cardápio baseado nas receitas de seu avô, cumprindo de forma rigorosa o melhor da culinária libanesa. Teve em sua mãe, tias e sogra, mentoras profissionais, a quem recorria a cada novo prato e nova descoberta. Entre os pratos mais solicitados estão o Charuto de Folha de Uva, o exclusivo Bacalhau Mourisco, o premiado Fatti de Cordeiro e também a Mussaka, passando pelas pastas, grelhados e doces. Mas o mais importante é a disposição do Chef Samir, sempre pronto para tirar dúvidas sobre qualquer detalhe ou segredinho das receitas libanesas.

Instagram: @folhadeuvarestaurante

 

Arroz Doce Sem Açúcar

Por Chef Alexandre Ribeiro


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Ingredientes

 

✔ ½ xícara (chá) de arroz branco ou integral lavado e escorrido
✔ 2 xícaras (chá) de água
✔ Canela em pau e cravo-da-índia a gosto
✔ 1 maçã pequena ralada (no ralo grosso)
✔ 1 xícara (chá) de leite desnatado
✔ 1 lata de leite condensado diet
✔ Canela em pó a gosto

 

Modo de preparo

 

1. Cozinhe o arroz com a água, a canela em pau, os cravos e a maçã até ele ficar macio.
2. Quando o arroz estiver bem cozido, então adicione o leite desnatado e o leite condensado diet, mexendo bem, até obter um creme bem espesso.
3. Se for necessário, cozinhe por mais 5 minutos até obter uma consistência de creme.
4. Retire do fogo e então deixe esfriar.
5. Quando estiver bem frio, coloque no refrigerador.
6. Sirva em potes de sobremesa e polvilhe com canela em pó.
7. Uma sugestão é enfeitar com pedacinhos de canela em pau.

 

Sugestão de uso da receita:
lanche ou sobremesa

Chef Alexandre Ribeiro,
Instagram: @alegastronomia

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