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Quando uma empresa busca por talentos para completar seu time, ela analisa a competência profissional, claro, porém, há diversas habilidades e comportamentos que esperam de um bom colaborador.
Por Redação MN
Competências profissionais são habilidades e qualificações que uma pessoa possui para executar as tarefas e responsabilidades do dia a dia no trabalho. Uma competência pode ser técnica, de gestão ou comportamental.l
O comportamental faz muita diferença, pois quem não conhece a frase clássica, que diz que "as pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelo seu comportamento".?
Porque as empresas precisam e valorizam profissionais com comportamentos e habilidades que gerem:
Mais acerto nas suas tomadas de decisão
Maior facilidade para lidar melhor com estresse
Possibilidades de construir e sustentar relacionamentos colaborativos positivos
Maior adaptabilidade para assimilar mudanças
Uma capacidade maior de resolver conflitos.
Para conseguir estes resultados é necessário para um pouco para pensar, redesenhar algumas atitudes começando a fazer trocas positivas de >>>:por:
Por isso quem quiser se manter um bom profissional repensará suas atitudes de forma estratégica, garantindo o melhor desempenho na e para a empresa, com isso trazendo muitos benefícios para si e também para todos com quem trabalha.
DESENTENDIMENTO >>>>>>>>>>>>>>>>>> EMPATIA
DESISTÊNCIA >>>>>>>>>>>>>>>>>>>RELISIÊNCIA
CONFLITO >>>>>>>>>>>>>CONTROLE DAS EMOÇÕES
DESÂNIMO >>>>>>>>>>>>>>>>>>>AUTOMOTIVÇÃO
FALTA DE DIÁLOGO >>>>>>>>>>>>>>>>ESCUTA ATIVA
INDIVIDUALIDADE >>>>>>>>>>>>>>>>>COLABORAÇÃO
Criar consciência sobre o seu comportamento e suas reações poderão trazer consequências bastante positivas na sua vida profissional e ganhos para a empresa.
Evoluir cada vez mais com tolerância e respeito às diferenças. mente aberta para que essas novas atitudes contribuirão para melhores tomadas de decisões, para rápidas resoluções de conflitos, criando um ambiente de trabalho positivo e uma mentalidade de crescimento.
Quem tem a ganhar com isso?
TODOS: Você >> A Empresa >> A Equipe
Vamos lá! Estamos do seu lado! Conte sempre com a gente!
Estamos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.
FOOD SERVICE
5 Razões para Implantar Novidades e Tendências nos Restaurantes para Atrair Clientes
Por Fernanda Stinchi
A vida dos brasileiros começa ao voltar ao normal, e antigos hábitos retornam após tempos difíceis de pandemia do coronavírus e a imposição da quarentena que impediu que as pessoas saíssem de suas casas.
Atualmente o setor de alimentação fora do lar movimenta mais de 170 bilhões de reais ao ano, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), além de um crescimento anual na casa dos 12%; que gerou mais de 600 mil novos postos de trabalho no segundo semestre de 2022. Hoje, o mercado de Alimentos e Bebidas representa 10,6% do PIB nacional, sendo 2,9% desse montante representado pelo Food Service, segundo a Associação Brasileira de Indústria e Alimentos (ABIA).
Com a retomada da economia e o anseio das pessoas de socializarem pós pandemia, há uma tendência dos consumidores a procurarem refeições fora do lar que unam fatores como lazer, entretenimento e bom custo x benefício. Tendo em vista estes aspectos comportamentais, os empresários apostam em Estabelecimentos não somente para satisfazer uma necessidade fisiológica de saciar a fome, mas possibilitar que o cliente tenha uma "experiência gastronômica" com bom atendimento, acolhimento e claro com boa comida e preço justo.
Tendo em vista estes aspectos, seguem algumas dicas:
in Espaços temáticos, que possibilite o cliente interagir com o ambiente, e ter experiências divertidas e prazerosas, assim como criação de espaços instagramáveis gerando conteúdo não somente para o cliente, mas também impulsionando as redes sociais do próprio Estabelecimento.
in Integração de espaços abertos com ênfase em elementos naturais como plantas, flores, água, que possibilitem que as pessoas não se sintam confinadas em locais fechados.
in Tornar o "pet" bem-vindo, também é uma "boa pedida" para atrair clientes. Cada vez mais os animaizinhos são parte integrante da família, e recebê-los bem em locais apropriados disponibilizando comida, água e aconchego é uma forma de atrair seus donos para o local.
in Elementos sustentáveis vai ao encontro de uma tendência mundial, sendo assim, a escolha do enxoval, embalagem, jogos americanos que sejam ecologicamente corretos, assim como investir em equipamentos que reduzam o consumo de água e energia ou que transformam lixo orgânico em adubo também são aspectos importantes para clientes que valorizam essas ações.
in Opções no cardápio para clientes vegetarianos e veganos é com certeza uma ação imprescindível nos dias atuais, haja vista, que segundo pesquisa do Ibope esse público cresceu 75% desde 2012, estando na casa dos 30 milhões de brasileiros.
Enfim, essas dicas são válidas quando atreladas a um atendimento cordial através de funcionários bem treinados, que conheçam a missão, visão e valores do Estabelecimento, proporcionando ao cliente uma experiência agradável e inesquecível.
Fernanda Stinchi - Empresária, proprietária da Fernanda Stinchi Consultoria em Negócios de Alimentação e da Foco & Saber Cursos e Treinamentos, Nutricionista, Gastrônoma e Coach, iniciou a carreira em cozinha industrial em multinacional do setor, com vasta experiência em controle de qualidade. Há 15 anos trabalha com consultoria no setor de alimentação, com projeção e desenvolvimento de novos negócios e implementação de sistemas de qualidade, desenvolvimento de produtos e fornecedores estratégicos para Food Service e Varejo, com ênfase em Marca Própria, atuando em todo território nacional e América do Sul, com mais de 150 clientes em carteira.
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Sonhos, Metas, Objetivos - Como o Líder pode Transformar os Valores dos Colaboradores
Por Fatima Corradini Domingues
Você já se perguntou qual é o papel do líder sobre a vida, de seu liderado? Sabemos que a responsabilidade sobre cada pessoa que compõem em sua equipe é muito extensa. Para cada pessoa que lideramos, podemos considerar a influência sobre pelo menos mais 3 pessoas em média, onde incluímos seus familiares. Quando tomamos uma decisão ou conduta sobre um determinado colaborador, não podemos esquecer que os reflexos, sejam e dispositivos ou negativos refletirão em demais pessoas.
Você já parou para pensar dessa forma? Posso afirmar que hoje um dos assuntos mais estudados, explorados e evoluídos tem sido sobre liderança. Dentre todas as formas de liderar a que mais tenho observado pontos atrativos é a Liderança Cuidadora. Você já ouviu falar sobre ela? Pois então vem comigo que eu vou lhe apresentar.
Liderança Cuidadora é quando colocamos as pessoas no centro e a troca do cuidar acontece, ou seja, o líder cuida de si mesmo, cuida do liderado e permite ser cuidado e se pensarmos que quando cuidamos estamos protegendo, isso se traduz em segurança e esse é o tipo de estado que quando atingido o conquistado promove diversas trocas positivas. Você pode estar nesse momento da leitura se perguntando o que cuidado tem a ver com o meu dia a dia no trabalho? Pois bem, quando assumimos o cargo de liderança e criamos um ambiente seguro, colocamos o que temos de mais sagrado em 1º lugar, a vida e não há dúvida de que em ambiente seguro todas as possibilidades de reconhecimento de valores criação de sonhos alcance dos objetivos, acontecem.
Quando aderimos de forma genuína à liderança cuidadora, colocamos em prática o que temos de melhor e consequentemente recebemos o que o outro tem de melhor. Nos direcionamos aos detalhes que realmente fazem a diferença pois não há protocolo a ser seguido; a única rotina é a confiança que permeia entre as pessoas. Quantas vezes você líder, já se perguntou se a sua equipe se sente segura, tem confiança e mais que isso se ela se sente cuidada por você?
Precisamos cada vez mais praticar uma liderança consciente onde mais do que o que você faz é você ter a consciência de como você faz e para que você faz. Quando exercitamos a prática de nos colocarmos no lugar de nossos liderados e realmente sentir confiança no Líder, ou seja, em você mesmo, conseguimos dessa forma um termômetro para nossa atuação. Todo líder precisa do engajamento de sua equipe, e toda equipe por sua vez, precisa se sentir engajada.
A liderança pelo exemplo, inspira, motiva e transforma e somente dessa forma conseguimos alcançar o que o ser humano tem de mais valioso dentro de si, que são seus valores e princípios. Estabelecer uma relação transparente com seus liderados, próxima e verdadeira fará com que você conheça seu liderado além daquela rotina diária, isso proporcionará um ambiente favorável para que você apresente sua visão do negócio ou setor, onde seus objetivos e metas sejam claros e alcançáveis, porém sempre com uma dose de desafio. É como fornecer um mapa do tesouro através de uma comunicação eficiente.
E por falar em comunicação, quando conhecemos nosso liderado, temos acesso aos seus anseios, sonhos e objetivos e aí está a grande chance de promover através da liderança no dia a dia, habilidades que ele pode levar para essa finalidade. O líder observador consegue identificar os pontos fortes de cada liderado e fazer com que ele utilize em sua maior potencialidade suas características de forma construtiva e realizadora em todas as áreas da sua vida. Temos em mãos realmente o poder de contribuir para suas realizações pessoais, pois somos “uno”, não há separação entre o eu pessoal e o eu profissional, isso tem garantido grandes descobertas.
Para que você líder consiga extrair ao máximo do potencial de cada liderado sob sua gestão, e para que você consiga fazer a diferença na vida dessas pessoas e no mundo, seguem algumas dicas:
Autoconhecimento: somente quando nos conhecemos, somos capazes de desenvolver um olhar mais cuidadoso e atencioso para o outro. O se conhecer lhe proporciona ferramentas adequadas para gestão de cada momento por mais diferente que seja. Além de proporcionar grande valor a si próprio, você realiza uma gestão das emoções de forma equilibrada e produtiva. Consegue lidar com imprevistos e com a pressão do dia a dia com muito mais leveza e sabedoria. Transmite assim à sua equipe um ambiente seguro e tranquilo.
Propósito: todo líder tem seu propósito dentro de uma empresa, o porquê de estar nesse cargo e nessa empresa. Quando esse propósito é claro e apresentado à sua equipe, fica muito mais atrativo para seus liderados se identificarem com seu propósito e caminhar com você em uma só direção. Estabelecendo uma relação de confiança, admiração e entrega.
Entusiasmo: Ter brilho nos olhos, ser visionário, consegue enxergar lá na frente e convida sua equipe com entusiasmo a trilhar essa jornada. Onde cada pessoa pode contribuir com seu melhor, enfrentar desafios, celebrar conquistas e juntos alcançar os objetivos, metas e entregar resultados positivos.
Liderar é servir, temos que entender isso como premissa. Optamos por nos tornar responsáveis por muitas vidas além do papel de promover resultados positivos para organização. É uma grande orquestra, onde o maestro é você e cada componente com seu instrumento contribui para que a melodia esteja afinada e promova sensações positivas em quem escuta, quem toca e quem rege. Aproveite cada minuto dessa experiência tão valiosa que é conduzir vidas a um mesmo propósito, deixe sua marca no mundo e seu legado na memória de cada pessoa que passar por sua história.
Sucesso a todos!!!
Fatima Corradini Domingues - Nutricionista com mais de 20 anos de atuação em gestão de Serviços de Nutrição, Coach de Propósito, Health Coach e Designer de Equipes, Fundadora da Empresa de Assessoria e Treinamentos A Gestão do Propósito, Apresentadora do programa de rádio Gestão de Propósito na Radio Acaapesp.
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BELGIAN WAFFLE & PANCAKE MIX
Cada vez mais querendo novidades, o mercado está sempre pensando em itens que se diferenciam na área e que sejam capazes de cativar os consumidores.
A Nutripur apresenta ao mercado brasileiro uma nova experiência em produtos alimentícios, com suas soluções diferenciadas, produtos que vêm sendo predominantemente consumidos em países Europeus e também expressivamente nos Estados Unidos, como é o caso do consumo de waffles.
✔ Produto inovador com sabor diferenciado no mercado.
✔ Fácil de preparar, necessitando apenas adicionar água.
✔ Versátil, podendo ser preparado em forma de waffles ou formato de panquecas.
✔ Produto assume uma característica crocante e dourada após assado.
FOOD SERVICE
Plant Based – Não é Tendência, é uma Escolha Longeva
Por Cristina Souza
Os alimentos preparados à base de plantas, os chamados plant based, ganham cada vez mais destaque no mercado brasileiro tanto nas gôndolas de supermercados quanto no foodservice.
As indústrias investem fortemente, redes e restaurantes incluem opções para carnívoros, flexitarianos e veganos. Esse movimento se deve ao fato do brasileiro ser muito aberto a novas experiências gastronômicas. O produto plant based está na lista dos favoritos nessa jornada de experimentação.
Mas, o que efetivamente dirige as escolhas dos consumidores em relação aos produtos plant based? Qualidade e sabor são requisitos fundamentais seguidos por preço, segundo dados de empresas de pesquisa.
Além de experimentar, a escolha por alimentos plant based também é motivada por percepções ligadas a saúde, estilo de vida e defesa pela estagnação da crueldade animal.
A lista de marcas tradicionais que lançam alimentos ou bebidas à base de plantas não para de crescer, além disso, o mercado é inundado por uma profusão de foodtechs que criam soluções cada vez mais criativas e democráticas.
A projeção de faturamento desse mercado é de R$ 666,5 milhões para 2025 segundo o estudo: Indústria Plant Based no Brasil da Agência Euromonitor.
Para que esses números sejam atingidos é necessário ter clareza que há uma jornada que envolve investimento em marketing, disponibilidade de ingredientes, aceitação dos produtos e, principalmente, a construção de novos hábitos alimentares.
Para que os alimentos plant based sejam sedimentados na cultura alimentar do brasileiro a decisão da oferta e inclusão desses alimentos desde a infância depende de pais, mães, pediatras, nutricionistas e dos programas de alimentação escolar.
Talvez essa decisão sofra pressão adicional pela urgência do contexto de disponibilidade de alimentos no mundo a médio prazo. Então, mais do que modismo devemos encarar essa como uma das vias alternativas mais consistentes para que tenhamos disponibilidade de alimentos para todos.
Fique atento!
Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice - Estratégia e Gestão - A Gouvêa Foodservice é uma consultoria especializada no atendimento ao setor, englobando o atendimento a: indústrias, distribuidores e operadores (redes, franquias e independentes). Apoiam sua empresa a construir estratégias para ampliar os resultados do negócio. Utilizam técnicas e metodologias híbridas e ágeis para entregar inovação com profundidade e assertividade.
Qualidade de Vida
Alimentação Equilibrada: Por que ter um bom Hábito Alimentar é Importante
Por Adriana Mendes
Muitas pessoas não se dão conta da importância do que comem e nem mesmo os problemas causados por uma dieta inadequada as vezes não conseguimos distinguir os alimentos saudáveis daqueles que prejudicam nossa saúde.
Os hábitos alimentares de um indivíduo reflete não só o corpo mais também na mente, sendo importante manter a alimentação saudável e balanceada em cada fase do desenvolvimento humano.
Mudar hábitos não é tão fácil, mas é possível, é importante saber que começar qualquer mudança no hábito alimentar requer tempo para acontecer e por isso, deve ser feita com cautela, já que as pequenas mudanças viram hábitos ao longo dos dias, mais deve entender que haverá erros, acertos, novos erros e novos acertos, em busca de uma alimentação saudável, acreditando no bem-estar como um processo sem desanimar.
Alimentos que muitas vezes são consumidos acreditando ser bom mais que fazem mal a saúde ou seja, são os famosos vilão os sabotadores da alimentação, como corante, sódio em excesso, açúcar, ingerir alimentos com grande quantidade de aditivos químicos, hormônios, conservantes agrotóxicos, entre outros, que pode causar uma série de agravantes à saúde e que comemos no dia a dia sem notar a quantidade que consumimos, gerando um excesso no organismo O excesso destas substâncias pode desencadear uma série de doenças crônicas associadas à má alimentação e a deficiências nutricionais, hipertensão, obesidade, diabetes, gastrite, alergias, entre outras.
A alimentação completa é aquela onde ingerimos uma porção de cada tipo de alimento. Os melhores alimentos devem ser ricos em antioxidantes e pobres em gorduras, principalmente gordura saturada, lembrando que uma alimentação saudável deve significar prazer e saúde trazendo lembranças antigas. Quando se diminui o consumo de alimentos industrializados e os substitui por alimentos naturais e saudáveis, junto a um estilo de vida sadio, os benefícios da saúde ficam visível.
É importante que fique claro que alimentar-se de forma saudável traz benefícios em nosso corpo e quando ele está em equilíbrio, menor sera o risco de sofrer infecções e inflamações, aumentando a defesa e proteção do organismo, por isso a escolha de alimentos balanceados ajuda a manter o sistema imunológico forte, melhora o humor e a memoria, reduz cansaço e estresse, melhora a qualidade do sono, previne o envelhecimento precose da pele, melhora o sistema digestivo ajudar a função hepática.
Para um bom funcionamento do organismo são necessários os minerais, carboidratos, proteínas gorduras e vitaminas pois nenhum alimento contém todas as vitaminas, minerais, nutrientes dentre outros ingeridos sozinho, por isso é importante o consumo de vários alimentos.
Os alimentos são classificados em um grupo básico, na qual necessita de porções certas de cada um deles estando eles classificados por porção na pirâmide alimentar:
Portanto, podemos perceber que manter uma boa alimentação necessita de atenção, pois é importante variar a alimentação para que o organismo receba todos os tipos de nutrientes, vitaminas proteínas, carboidratos, etc... para que se obtenha o máximo de qualidade possível é melhor investir em alimentos saudáveis, do que em remédios.
Adriana Mendes - • Estudante de Medicina • curso de extensão em prescrição de fitoterapia, toxicologia e plantas medicinais na São Camilo inicio abril de 2018 • Especialização em Nutrição clinica início em fevereiro 2017 até janeiro 2018 Faculdade XV de Agosto. • Curso pelo (COPEM),duração de 4 horas em São Paulo no dia 30 de agosto de 2015. • Curso on line Aleitamento Materno 9 horas de curso ,data da conclusão 29 de agosto de 2016 • Curso on line do câncer de mama duração de 5 horas ,data da conclusão 29 de agosto de 2016.
Informe UNIFLAVORS
Uniflavors fazendo a diferença!
Confira a História da Empresária Marilis Maldonado Moraes fundadora da Sem Glúten Marilis entrevistada pela Equipe MN, que incentivou a Uniflavors a querer fazer a diferença na alimentação.
A Sem Glúten Marilis foi criada em 1998 após o diagnóstico de Doença Celíaca e a extrema dificuldade em encontrar alimentos isentos de glúten, ou seja, sem trigo, aveia, centeio, cevada e malte.
Mas, para entender melhor vamos voltar no tempo.
Marilis era uma criança com vários problemas de saúde, por exemplo, uma batalha constante com a anemia, inclusive até com uma transfusão de sangue aos seis anos. Também convivia com gastrite, gases, cólicas, abdome avantajado mesmo sendo magra.
Tinha sempre uma baixa estatura em comparação às crianças da sua idade.
Essa foi a infância, adolescência e parte da fase adulta da Marilis.
Em janeiro de 1996 precisou realizar, com urgência, uma colecistectomia, ou seja, a retirada total da vesícula biliar.
Após a alta dessa intervenção cirúrgica começaram as crises de diarreia, mal estar, extremo cansaço, culminando em uma depressão com emprego de remédios “tarja preta”.
Tudo levava a crer que o problema da Marilis era psicológico.
Após várias internações, cuidados em “home care”, alimentação parenteral e crises de diarreia chegando a evacuar dezoito vezes ao dia, em dezembro de 1996 Marilis foi internada pela última vez com o peso pairando em 32kg e albumina humana quase zerada.
Só que dessa vez foi diferente.
Marilis era uma criança com vários problemas de saúde, por exemplo, uma batalha constante com a anemia, inclusive até com uma transfusão de sangue aos seis anos. Também convivia com gastrite, gases, cólicas, abdome avantajado mesmo sendo magra.
Marilis foi atendida por uma médica gastroenterologista que diagnosticou superficialmente o problema.
Se os exames de biópsia do intestino delgado comprovassem, a recuperação se daria em até noventa dias.
Isso até pareceu prepotência da médica, após ela divulgar que não havia nenhum remédio para o meu problema, mas mesmo assim poderia ter uma vida normal e sadia.
A dieta no hospital foi alterada de biscoitos e torradas de trigo para sequilhos e biscoitos de polvilho.
Lentamente foram diminuindo as crises de diarreia e o ganho de peso era evidente, além de uma incrível troca de cabelos. Cabelos finos e quebradiços para cabelos grossos e forte.
Mas uma coisa a deixou frustrada. Amava pão e este alimento era extremamente proibido.
Logo também enjoou de sequilhos e biscoitos de polvilho todo dia. Isso fez com que fosse estudar alternativas para a sua alimentação.
Marilis aprendeu a fazer pães com farinha de trigo com intuito de substituir esse ingrediente e assim nasceu a Sem Glúten Marilis em maio de 1998.
Começaram oferecendo pães, depois vieram os biscoitos, os biscoitos recheados, os biscoitos recheados com cacau “black”, discos de pizza, massas, salgados, bolos, totalizando quase 40 produtos já no primeiro ano de empresa.
Para a recuperação da flora intestinal antes do diagnóstico da doença celíaca é aconselhável a retirada do leite animal, por isso os produtos são isentos de leite. Em seguida, por solicitação dos alérgicos a soja, também retiraram esse ingrediente das suas receitas.
Em maio de 2023 irão completar 25 anos de atividades e vão incentivar uma produção maior de biscoitos com uma linha contendo 9 sabores.
Essa história foi importante para Uniflavors, que sempre esteve preocupada em qualificar, agregar mais na alimentação, a querer fazer a diferença e agir cada vez mais nesse sentido. Já teve seu início - sua primeira ação está sendo a retirada do glúten dos seus produtos - hoje, os produtos já são 100% sem glúten - Mas isso é só o começo - Vem mais por aí!
Acompanhe, venha junto fazer a diferença com a Uniflavors
Economia
O Discurso, as Ações e a Confiança
Por José Aurélio Claro Lopes
Para evoluir honestamente ou até mesmo para dar um golpe na praça, qualquer empresa precisa conquistar primeiramente a confiança do mercado. Sem confiança é mais difícil tanto uma coisa como outra. A confiança é básica nas relações entre as empresas e seus clientes.
Com o episódio da “repentina inconsistência contábil” de 20 bilhões nas Lojas Americanas, os Índices de Sustentabilidade Empresarial - ISE da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) derivaram para uma certa “inconsistência moral” na medida em que são desrespeitados e comprometem o esforço honesto de outras empresas associadas.
Sem confiabilidade pouco importam as mais nobres narrativas nos balanços, nos planos para o futuro ou numa intensa presença na mídia. A confiança leva tempo a conquistar, reconquistar e ainda custa muito para se manter. Tem que se trabalhar com atitudes concretas.
Greenwashing
Em cada caminho empresarial, são as ações de sustentabilidade que se destacam. Muitos clientes estão saturados do bom mocismo que aparece nas narrativas de marketing e textos de embalagens. Sem comprovação eles são apenas greewashing, a mentira nova e insustentável.
A alimentação comercial atual é basicamente tóxica, uma prática apontada como a causa de 80% das internações hospitalares, sendo 70% de doenças cardiovasculares, 65% de diabetes e 50% com câncer. A toxicidade maior ainda está nas cabeças e comandos de muitas empresas de alimentação, que persistem na depredação do ambiente, tentando fazer acreditar que nada disso tem a ver com elas.
Distantes de toxidades e mentiras, as cozinhas sustentáveis se tornam as preferidas de 85% dos novos clientes, com a prática das mesmas preparações de receitas originais sem qualquer restrição a carnes ou vegetais. A primeira diferença são seus alimentos sem venenos como HPA, agrotóxicos, antibióticos, OGM, nitritos, sulfitos e tantos outros.
Ainda dá tempo
Uma empresa com perspectiva de sustentabilidade, atualiza seu branding e ajusta a sua cadeia de produção. O treinamento da equipe é um exercício recíproco de confiança entre as partes com um ideal comum de entendimento. Os fornecedores se orgulham em ajudar com seus produtos de época, mais duráveis e saudáveis. Todos cooperam para superar as dificuldades comuns que surgem e ao final lucrar mais com os resultados. Com sustentabilidade nenhum investimento se perde.
José Aurélio Claro Lopes
Diretor na Precx Consultoria em Alimentação Ltda.
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Somos Green !
No ramo da alimentação existem muitos profissionais competentes trabalhando duro em cozinhas de hospitais, escolas, hotéis, indústrias, redes de fast food e varejo em geral. No entanto, sem ter com quem trocar ideias, muitos desses profissionais permanecem anônimos em suas mesas, esquecidos num canto e sem ninguém para ouvir suas histórias.
Há uma outra parte desse mesmo conjunto, que se associa a programas como o Green Kitchen, descobre outros caminhos, tem apoio nas suas ações e divulgação dos seus resultados. Assim se faz a dinâmica de um grupo fechado de profissionais, de todas as partes do Brasil, que se atualizam e surpreendem em ideais renovados.
Na simples divulgação de resultados já se valorizam os méritos e seus mágicos desdobramentos, com inspiração aos colegas e benefícios as suas empresas. As conquistas se acumulam, os resultados compensam de longe e o Green permanece de braços abertos a quem quiser vir e fazer sua história. Com sustentabilidade nenhum investimento se perde.
Gestores
Restaurantes Profissionais: Como o Gestor Pode se Tornar a "Coluna Mestra entre a Central e Cliente Contratante"
Por Carlos Eduardo Botega
O papel do gestor é encabeçar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da organização para a qual trabalha. Assim, atuar como gestor envolve diversas habilidades que serão testadas diariamente no seguimento de prestação de serviços.
As principais habilidades necessárias para um gestor fidelizar um cliente.
1. A conquista deste cliente se inicia no processo de venda, inauguração e assertividade na composição dos custos por parte da contratada.
2. Na reunião de transição muito importante ler o contrato com cliente, tirar suas dúvidas alinhar informações para já começar a relação assertivamente.
3. Seja honesto e transparente, não omite informação, isso é fundamental para relação de confiança.
4. Relacionamento interpessoal: conheça e escute seus clientes, aplique o DISC ou WYTY, pratique escuta ativa.
5. Monitore o que o cliente fala sobre a sua marca.
6. Apresente outros serviços da empresa, venda eventos ou ações em datas comemorativas.
7. Ofereça produtos de qualidade, alimentação saudável com ingredientes receitas e eventos personalizados.
8. Sempre negocie e formalize as negociações, por mais simples que sejam para evitar qualquer divergência no futuro.
9. Ofereça comunicação ágil, retorno rápido e ações assertivas.
10. Centralize informações para fidelizar seus clientes.
11. Antecipe as necessidades dele sempre e traga alternativas.
12. Desenvolva programas de relacionamento e fidelidade, como pesquisas semestrais de satisfação do usuário do restaurante e com interlocutor.
13. Liderança: envolve motivação, treinamento, capacitação da equipe, comunicação e valorização da equipe.
14. Comprometimento: líder pelo exemplo para equipe e para cliente transmite confiança e segurança.
15.Entender para atender: O cliente é o motivo do nosso trabalho, se não tivermos clientes não temos trabalho, precisamos entender a importância do mesmo na organização e nossa vida profissional
Fidelizar clientes é basicamente mostrar a eles o quanto são importantes para sua empresa e, consiste em fazer com que clientes atuais não troquem a sua empresa por nenhuma outra concorrente e que ainda recomendem suas soluções para outros potenciais clientes. E não confunda, nesse caso, a satisfação do cliente não é apenas uma situação momentânea. Por meio da fidelização, se busca uma permanente satisfação do cliente com a marca, os produtos e serviços oferecidos. Trata-se da arte de conquistar o consumidor, fazendo com que ele se torne um cliente.
Carlos Eduardo Botega - Coordenador de PCP Essencial Nutrição
Equipamentos
Indústrias de Equipamentos Geram Soluções para cada Necessidade nos Negócios de FoodService
Por Átila Caparroz
A indústria de vários setores de negócios estão continuamente em desenvolvimento de novas soluções, com a indústria do Food Service não é diferente.
É de conhecimento que, cada vez mais, o mercado necessita de soluções direcionadas para seu negócio, as mudanças são muita rápidas, o comportamento do consumidor muda praticamente do dia para a noite. Acredito eu que ninguém esperava uma pandemia conforme foi, que no caso impulsionou um crescimento no setor de delivery em 187%. Ou seja, são muitas variáveis a serem consideradas, não baste apenas “ter comida boa”.
A indústria de tecnologia/equipamentos para o Food Service vem inovando cada vez mais, vou citar como exemplo os Abatedores de Temperatura, também conhecido como Resfriador Rápido ou Ultracongelador. A empresa referência no mundo hoje é a Irinox, com fábrica e um centro de inovação situado na Itália.
Disponível no mercado hoje, um equipamento chamado MultiFresh Next, consegue se auto ajustar de imediato a necessidade macro da produção, sendo elas: Gastronomia, Padaria, Confeitaria e Sorveteria. A partir daí, possuindo mais 12 funções diferentes, entre resfriamento, congelamento, pasteurização, fermentação, etc... também há disponível mais de 150 ciclos que orientam o operador para cada processo.
Em minha atuação no mercado de Food Service, um dos principais desafios está no Gerenciamento e Planejamento da Produção. A maioria das operações no Brasil se mantém na operação de Cook and Serve, que é a produção diária do alimento em si, seguido do serviço/consumo. Os principais desafios desse sistema são a previsão da venda, produção diária dos alimentos a serem servidos e o desperdício excessivo, uma rotina padrão praticamente que diária.
O melhor dos cenários está em acertar a previsão venda e produzir corretamente o que será consumido. Porém, sabemos que a realidade é um pouco diferente e um alimento que fica muito tempo exposto em altas temperaturas, perde todo os seu frescor.
Nesse âmbito, entramos com a Cadeia Fria, que nada mais é que você resfriar ou ultracongelar o alimento já acabado ou pré preparado, aumentando assim, seu ShelfLife sem perder o padrão de frescor e qualidade.
A partir do momento que a operação implanta um processo e uma tecnologia como essa, o gerenciamento e planejamento muda completamente, pois com um estoque de produto pronto, que dura até 90 dias (no caso do congelado), é possível planejar completamente a operação da produção independente da venda, além de negociar o preço de compra de matéria-prima com o fornecedor, reduzir o desperdício e perdas de produtos que não foram comercializados no dia, melhorar o controle de estoque de produtos prontos, otimizar a produção e economizar gás, luz, água, dentre muitos outros benefícios.
E cada vez mais a tecnologia inova não só no momento de produção, como também no momento de venda, onde os equipamentos passam a dar suporte na finalização e apoio a serviço, ou seja, não há necessidade atualmente de ter uma infinidade de equipamentos para conseguir produzir um cardápio misto, com pouco, mas boas tecnologias, é possível produzir muito. A velocidade de finalização também é um ponto importante a ser destacado, muito apreciado pelo cliente.
Alguns números com o uso de tecnologia em uma operação de cozinha. Até 50% de redução de espaço físico, até 40% de redução de consumo energético, até 90% de redução em desperdício de sobras limpas, excesso de produção e erros operacionais, até 30% mais produtividade etc.
Assim, podemos afirmar que possuir uma operação rica em tecnologias diversas, com uma implantação bem executada traz, por fim, economia financeira, qualidade do produto e satisfação do cliente final. Mas vale ressaltar que todos o processo deve ser implantado e monitorado por profissionais especialistas em tecnologia de cozinha, de forma que o estabelecimento possa extrair dos equipamentos o máximo de funções que podem otimizar seu processo de forma individual.
Átila Caparroz - Country Manager Irinox Brasil, há mais de 13 anos atuando no mercado Food Service, formado em Design de Produtos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com especialização em Ciência de Cozinha por Harvard e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Desde 2012 participando de eventos e congressos sobre Tecnologia e mercado de cozinhas na Europa e EUA.
Vem aí - EXPOMEAT 2023
Contagem Regressiva para a EXPOMEAT 2023
Por Patrick Parmigiani
SP recebe em março uma das maiores feiras de negócios da América Latina (Divulgação)
Faltam 50 dias para um dos maiores eventos dedicados à indústria de carnes no Brasil, promovido por empresários que organizam feiras de negócios de sucesso para este setor desde os anos 90: trata-se da 4ª Feira Internacional para a Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal (EXPOMEAT 2023), que será realizada de 28 a 30 de março no Anhembi, na capital paulista.
A EXPOMEAT 2023 reunirá os maiores players do setor de carnes e números superiores a 230 marcas expositoras, 130 palestras e 10 mil visitantes profissionais da indústria frigorífica vindos de todo o Brasil e da América Latina. Será apresentado o que há de mais moderno em produção e processamento, exibição de tecnologias, inovações, fomento de negócios, apresentação de palestras técnicas por especialistas e muitas outras atividades profissionais para superar os novos desafios da indústria em nível mundial.
Segundo a diretora da EXPOMEAT, Maria Antonia S. Ferreira, o evento contará com grandes empresas do setor, tanto expositoras (fornecedoras da indústria) quanto visitantes (a própria indústria de proteínas). E faz um convite especial para o segmento de carnes: "será a oportunidade de interagirem com a alta tecnologia da nossa indústria, fomentando ainda mais o nosso setor", disse a empresária. "A EXPOMEAT está programada para 28 a 30 de março e, portanto, será a primeira feira do nosso setor em 2023", reforçou Maria Antonia em seu convite.
Colunistas MN
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Solução desenvolvida para que Restaurantes Comerciais, Cozinhas Industriais, Cozinhas de Hospitais, Restaurantes de Hotéis, Padarias, Lanchonetes, Redes de Fast Food entre outros Serviços de Alimentação possam ser beneficiados na questão Compra e Qualidade que só o bom Fornecedor pode oferecer através do OFFe Ofertas & Soluções.
ESG
Qual a Importância para as Prestadoras de Serviços promoverem o ESG ao Cliente Corporativo?
Por Alexandre Silva
ESG (Environmental, Social and Governance). Em português: ASG (Ambiental, Social e Governança).
Todos os líderes têm a responsabilidade de deliberar como a sua equipe ou a sua empresa se comunica.
O ESG está presente em tudo no mundo corporativo, e em prestação de serviços não é diferente, por exemplo, em alimentação e facilities:
Ambiental: Descarte correto de óleo, origens dos alimentos, desperdícios de insumos, sistema de reuso de água das chuvas para limpeza de áreas externas etc.
Social: Capacitação dos trabalhadores/colaboradores, apoiar/contribuir/manter iniciativas sociais etc.
Governança: Políticas internas, procedimentos normativos, transparência, código de ética, conselho consultivo, planejamento estratégico entre outros.
O ESG surgiu no mercado financeiro, mas rapidamente evoluiu e encontrar-se presente em todas as empresas que se preocupam com o crescimento solido da sua organização.
Ainda não existe uma “Certificação ESG”, mas certamente as empresas precisam cada vez mais abraçar e desenvolver essa prática.
As prestadoras de serviços precisam desenvolver o ESG ao cliente corporativo, colocando de fato em prática, promovendo parcerias duradoras com: Palestras de entendimento e melhores ações, mentorias para as principais lideranças, cursos etc.
Quando o ESG sai realmente do “papel” e é colocado em ação, as empresas tornam-se mais parceiras, com isso o projeto começa a ter sucesso, porquanto os impactos positivos são ampliados, e os negativos começam a ser mitigados.
Por fim, busquei resumir esse tema, que para mim é um dos mais importantes da atualidade, e não vai parar por aqui, o ESG vai impactar outros pessoas e empresas em nosso segmento e noutros.
Grande abraço!
Obs.: Este ARTIGO é, único e exclusivamente de caráter pessoal.
Alexandre Silva - Graduado em Administração de Empresas e Marketing, MBA em Gestão de Processos e Projetos e MBA em Gestão de Pessoas (Líder Coach) e Comunicação. É especialista em Serviços de Alimentação e Facilities, atuando há 24 anos como executivo nas áreas: Comercial, Marketing, Relacionamento com Clientes e Operacional (14 anos como Diretor). Também é Mentor executivo e empresarial, há 12 anos na DOM Mentoria e Supera Consultoria. Head Comercial, Marketing e Projetos na Viva Food Soluções em Alimentação.
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Mercado
Feiras - Como as Empresas devem estar Atentas às Novas Tendências no Mercado de Hotelaria
Por José Roberto Sevieri
Tecnicamente falando este é o setor mais antigo do mundo. Começou com os escambos na Mesopotâmia dos que produziam grãos e faziam permutas com os que produziam proteínas, em um encontro semanal onde armavam pequenas tendas e balcões para fazer este comércio.
Este modelo segue ainda hoje nas feiras livres de todo o País, sendo que em vez de troca de mercadorias, os alimentos são vendidos em troca de dinheiro. Mas é o mesmo conceito. Mais recentemente foram os eventos que criaram grandes situações para o desenvolvimento, que é a nova palavra que explica a paz.
Vimos isto acontecer na Inglaterra, quando lançou o motor a vapor, que puxou para a Europa o desenvolvimento industrial no século 19, sendo que até então era a Ásia o motor mundial. Vimos acontecer em Paris, quando inaugurou a Torre Eiffel por conta de uma feira de construção, quando apresentou esta nova tecnologia de estruturas metálicas.
Vimos acontecer na Alemanha, quando o pós-guerra mostrou que teriam que apresentar seus produtos para exportação em modelos de feiras comerciais, com visitantes internacionais, já que não tinham pessoas para fazerem as visitas externas, visto que da guerra sobraram mulheres, crianças e idosos.
Vimos acontecer em Madrid, que era apenas uma cidade de passagem e com as feiras se transformou em uma das líderes mundiais de turismo. Vimos acontecer em Guadalajara, que percebeu que toda a oferta de hotelaria ficaria vazia pós-copa do mundo de futebol, criando um grande centro de eventos e mantém a ocupação em níveis altos.
Vimos acontecer em Blumenau, quando após uma enchente criou um evento, Octoberfest, com o objetivo de reconstruir a cidade. A cidade de São Paulo se tornou uma líder industrial porque as feiras industriais começaram aqui atraindo as indústrias ou estas feiras começaram aqui por conta da industrialização paulista? Ainda hoje não existe esta resposta.
Mas basta olhar para os grandes centros de eventos do mundo e sempre veremos um Hotel ou mais de um, próximo ao pavilhão de feiras ou centro de convenções. E a cidade de São Paulo, considerando todos ambientes com capacidade para mais de 200 pessoas, realiza cerca de 720 eventos por dia.
E os participantes de todos estes eventos são ligados a empresas, pedem nota fiscal de tudo para prestação de contas e assim deixam impostos por onde passam, diferentemente dos turistas de lazer.
Ou seja, se a hotelaria quer estar antenada e com ocupação acima da média precisa estar linkada nos eventos ou se estiver longe de espaços dedicados, criar na sua estrutura opções para que os mesmos aconteçam na sua casa, ocupando os quartos, centros de eventos, estacionamentos, restaurante e bar.
Evento é garantia de desenvolvimento, progresso, renda e emprego. A história nos mostra isto. Basta aceitar e agir
José Roberto Sevieri - Técnico de segurança do trabalho, administrador de empresas, promotor de congressos, de feiras de negócios e Colunista MN da Marketing Nutricional
AGENDA 2023
Mercado de Alimentação - Food Service
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Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar.
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Hospitalar
Como os Colaboradores são Importantes para se Alcançar as Acreditações Hospitalares
Por Marisa Resende
Quando a equipe Em Foco me sugeriu este tema, me passou um filme pela cabeça e hoje, ao invés de simplesmente escrever sobre o tema, gostaria de pedir licença a todos e compartilhar a minha vivência sobre o tema.
Não consigo me recordar de quantas auditorias participei, mas gostaria de começar, com a definição de Acreditação.
A acreditação hospitalar pode ser entendida como um meio para assegurar a padronização e uniformização dos protocolos de atendimento e segurança do paciente nos hospitais, na medida em que avalia e certifica a qualidade dos serviços de saúde. Para tanto, não assume caráter punitivo, e sim educativo, buscando atingir a melhoria contínua dos procedimentos (ONA, 2019).
Caracteriza-se por ser um processo é pautado por três princípios: voluntariado - nenhum hospital é obrigado a ser acreditado; periodicidade - é uma avaliação contínua; e sigilo - as informações coletadas no processo da avaliação não são divulgadas (ONA, 2019). Desta forma, a acreditação busca certificar que o hospital que possui procedimentos adequados e dignos de atendimento e, por isso, deve ser entendida como um benefício para o estabelecimento, sendo de extrema importância a sua implantação.
Definição de acreditação - ONA
O processo da Nutrição, por si só, já é complexo e com vários controles, para que possa garantir a qualidade e segurança, mas com grande parte da equipe operacional de base, o grande desafio é que eles entendam os por quês de cada etapa.
Quando iniciei a jornada de reunir as evidências de um processo que garantisse a qualidade e segurança, o meu maior desafio, foi desenvolver nos Colaboradores, o senso de pertencimento e de responsabilidade e toda dinâmica do processo de qualidade e segurança. Não era incomum ouvir, precisamos fazer tudo direitinho para a Acreditação e nos demais dias isso não tinha muita importância.
Já há algum tempo, Mezomo (2001) afirmou em suas publicações, que o grande diferencial das instituições de saúde está cada dia mais centrado na qualidade do pessoal e no desempenho profissional de seus recursos humanos.
Alguns fatores podem dificultar a acreditação, e neles se incluem: pouco apoio da alta direção do hospital; cultura resistente a mudanças; grau de complexidade do hospital; a expectativa por resultados imediatos; o organograma e modelo de gestão; a baixa utilização de indicadores, entre outros, mas ouso dizer, que os fatores mais desafiadores são a falta de envolvimento e comprometimento dos profissionais e as dificuldades de entendimento e interpretações equivocadas sobre o processo de acreditação.
Manzo, Brito e Corrêa (2011) e Manzo, Brito e Alves (2013) relatam em seus estudos alguns fatores dificultadores do processo, como a falta de integralidade e a qualidade das informações a serem transmitidas aos profissionais no início do processo de acreditação, acarretando temor aos profissionais que passam a agir sobtensão; a falta de envolvimento dos profissionais; ausência de tempo; sobrecarga de trabalho e constantes cobranças sem as devidas orientações técnicas, demandando constantes insatisfações e adoecimento do trabalhador. Ressaltam ainda necessária atenção a esses aspectos pois os esforços para a implantação da qualidade são mais aceitos quando orientados por uma metodologia clara e consciente, trabalhada em harmonia por todos os integrantes do processo (ROQUETE et al, 2015).
Não! Em um processo de acreditação, a cultura de fazer o correto, de garantir a qualidade e segurança não é para a “visita da auditoria”.
Na minha jornada, o maior desafio sempre foi mostrar aos Colaboradores o quão importante eles são dentro de todo o processo. Mostrar a eles o impacto do trabalho deles em cada etapa e quanto representa uma temperatura correta de cocção ou a atenção com a temperatura da lava-louças, assim como a importância do ato de lavar panelas.
Quando um gestor consegue mostrar ao seu Colaborador o quanto ele é importante, a qualidade e segurança ocorre a todo o momento e processo de acreditação é apenas a constatação disso.
E o meu desafio continua. Diariamente e o tempo todos, assim como de todos os Gestores que também acreditam na importância de cada um dos seus Colaboradores, assim como na importância da educação continuada como garantia de entendimento de todos na segurança e qualidade.
MEZOMO, João Catarin. Gestão da qualidade na saúde: princípios básicos. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2001.
ROTHBARTH, Solange. Gestão da qualidade: um processo de acreditação hospitalar. Dissertação de Mestrado em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
MANZO, Bruna Figueiredo; BRITO, Maria José Menezes; CORRÊA, Allana Dos Reis. Implicações do processo de Acreditação Hospitalar no cotidiano de profissionais de saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, n. 2, p. 388-394, 2012.
MANZO, Bruna Figueiredo; BRITO, Maria José Menezes; ALVES, Marília. Influência da comunicação no processo de acreditação hospitalar. Revista brasileira de enfermagem, v. 66, n. 1, p. 46-51, 2013.
ROQUETE, Fátima Ferreira; SANTOS, Glaucia Maria Miranda Quaresma; VIANA, Sônia Maria Nunes. Benefícios e desafios da acreditação hospitalar no Brasil: uma revisão integrativa de literatura. In: Anais.....SEGET, Associação Educacional Dom Bosco, 2015.
Marisa Resende Coutinho
Gerente de Nutrição do Grupo Santa Joana
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto
Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo
MBA em Gestão de Serviços de Saúde
Vasta experiência em processos de Qualidade nas áreas de Nutrição e Hotelaria, com implantação e gerenciamento conforme certificações internacionais Qmentum e Joint Comission
Treinamento de BPF
Como Montar um Treinamento de BPF para a Equipe na Unidade de Alimentação
Por Fernanda Amorim
Em todos os segmentos de mercado, a gestão empresarial se desenvolve com base em um conjunto de ações e estratégias, para o qual são utilizados recursos financeiros, estruturais e humanos. O foco costuma ser no crescimento e alcance de resultados. Para que o trabalho, na prática, possa gerar resultados de modo a atender as expectativas da gestão, é preciso que a equipe esteja capacitada, e que os colaboradores consigam aplicar seus conhecimentos à rotina.
Treinamento, capacitação e desenvolvimento de equipes são conceitos que vão além de transmitir conhecimentos: promovem experiência, maturidade profissional e competência fundamentais para fazer as coisas acontecerem de maneira alinhada com a gestão empresarial. Por isso, para toda empresa que visa o próprio crescimento e destaque, é importante incluir os treinamentos em seu planejamento estratégico.
Nas empresas que integram o mercado de Food Service, os treinamentos devem ser realizados não somente por uma questão estratégica: são uma exigência da Vigilância Sanitária. É essencial que a equipe envolvida com o processo produtivo de alimentos tenha conhecimentos atualizados sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e que os colaboradores saibam executar a manipulação de alimentos com higiene. A capacitação no tema tende a promover melhores resultados - quando a equipe compreende de fato a sua responsabilidade sobre o produto final, as atividades são realizadas com maior cuidado e consciência.
No momento da elaboração dos treinamentos, podem surgir dúvidas aos responsáveis quanto a quais temas precisam ser abordados. A Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que se aplica a serviços de alimentação de todo o Brasil, pode oferecer um norte, uma vez que em seu conteúdo determina tópicos principais a serem abordados em treinamentos de BPF, sendo eles: Contaminantes alimentares; Doenças transmitidas por alimentos; Manipulação higiênica dos alimentos; e Boas Práticas.
Ainda assim, diante dos temas apresentados pela RDC, é possível que os assuntos sejam considerados muito amplos para abordagem. É permitido, no entanto subdividi-los em mais de um treinamento, mas sem esquecer ou deixar de lado nenhum dos tópicos estipulados na Resolução. Por exemplo, ao falar de higiene pessoal, é possível dividir em 3 subtemas, aplicando os conteúdos: "Higiene de mãos - técnica correta"; "Por que não devemos usar adornos no local de trabalho"; e "Limpeza e guarda de uniformes e EPIs".
Um outro tema da maior importância exigido pela RDC (além de ter grande abrangência) é a Manipulação higiênica dos alimentos. Algumas sugestões de subtemas nos quais o tópico principal pode ser dividido são: "Uso de luvas descartáveis"; "Desinfecção correta de FLV"; "Contaminação cruzada: o que é e como evitar"; "Armazenamento adequado dos alimentos"; "Descongelamento correto de alimentos"; "Resfriamento dos alimentos"; entre tantos outros. São muitos os temas pertinentes, e a melhor forma de selecionar quais são os assuntos que merecem maior destaque é acompanhar a produção, rotina e comportamento dos funcionários, observando possíveis falhas e pontos que podem ser melhorados com a devida instrução. Também pode ser válido perguntar aos colaboradores sobre assuntos dos quais eles gostariam de saber mais a respeito, ou onde reconhecem que poderiam melhorar.
Além do tema a ser abordado, há outros pontos sobre os quais o facilitador do treinamento deve pensar. O foco deve ser prender a atenção do público-alvo, para que tudo não fique sendo apenas um encontro chato para todos.
• Procurar não agendar o evento para momentos fora do horário de trabalho, e preferencialmente, marca-lo em horários nos quais a equipe ainda esteja disposta o suficiente para absorver o conteúdo;
• Dividir o grupo em turmas pequenas pode ser útil. Grupos grandes tendem a se dispersar mais facilmente;
Havendo disponibilidade, dar preferência por ministrar o treinamento em um ambiente bem ventilado, com boa acústica e que seja confortável para todos;
• Cuidado com a linguagem utilizada: é bom evitar termos técnicos, e buscar trazer exemplos que sejam familiares ao dia a dia de trabalho;
• Evitar se estender por muito tempo. O ideal é que o treinamento tenha duração de até 1 hora, no máximo;
• Dinâmicas contendo jogos e competições podem tornar o evento mais animado;
• Criar ou procurar vídeos com músicas já existentes envolvendo o tema pode ajudar a fixar o assunto na mente dos colaboradores. Também são válidos vídeos e outros elementos visuais, que facilitem o entendimento;
• Fazer perguntas, envolvendo o grupo e buscando sua participação;
• Ao final, fazer distribuição de certificado, e havendo recursos, a distribuição de brindes pode tornar o evento mais interessante;
• Não esquecer de aplicar as listas de presença, que podem vir a ser úteis em ocasiões futuras como evidência de que o treinamento foi realmente aplicado.
É super importante usar de toda a criatividade, e sempre que possível utilizar novos recursos para oferecer conteúdo de qualidade. Além disso, é fundamental reciclar os treinamentos com certa frequência, buscando novos formatos, linguagens e metodologias que falem a língua do público-alvo, deixando de soar como uma obrigação e tornando-se um momento prazeroso.
Fernanda Amorim - Nutricionista graduada pela Universidade Católica de Santos, com Especialização em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) Gestora de Unidades de Alimentação e Nutrição / Supervisora em Refeições Coletivas / Auditoria e Consultoria Nutricional - em âmbito industrial e hospitalar. Docente em Curso Técnico em Nutrição e Dietética.
CHECK LIST
Por que as Indústrias de Alimentos devem ter check list e Monitoramento Digital
Por Zoraide Gutierrez
Segurança alimentar e segurança dos alimentos são termos semelhantes, porém muito distinto. A segurança alimentar é a disponibilização de alimentos para todas as pessoas, enquanto a segurança do alimento envolve aspecto santiário do alimento, ou seja a garantia de que o alimento não vai causar nenhum dano à saúde do consumidor. Para que o controle da segurança do alimento e a qualidade do produto seje eficiente e eficaz contamos com controles de check list e monitoramento no processo diariamente.
Com a rapidez e afacilidade de acesso às informações, os consumidores estão cada vez mais exigentes com a qualidade e a segurança dos alimentos que consomem. Para atender essas exigências, tanto de seus produtos quanto ao impacto no meio ambiente, as empresas estão sentindo a necessidade de adotar sistemas mais eficientes que garantam maior segurança de alimentos no Brasil.
No entanto, a segurança de alimentos tem como maior desafio implantar, cada vez mais, um modelo de produção de alimentos, baseado em verificações diárias eficientes para controle da garantia da qualidade total dos alimentos.
Check list são listas de verificação, que nos ajudam a verificar se as etapas de um processo e os parâmetros de processo de verificação estão completos. Podemos afirmar que os check list e os monitoramentos nos auxiliam a consultar o que deve ser feito, quais são os parâmetros dos processos de cada passo dentro de uma indústria.
O importante é cada operação ter um check list da sua operação, verificando os possíveis gargalos que possam ocorrer no seu processo. E com os resultados desse check list, os desperdícios, erros e prejuízos são minimizados porque seus colaboradores podem seguir e se certificarem de que nada foi deixado de lado no processo do dia a dia.
A grande importância dessa ferramenta é que nos auxilia no processo a diminuir chances de erro na indústria e com isso nos auxiliam a criar uma rotina para cada colaborador da indústria. E isso é importantíssimo, afinal, antes de fazer uma tarefa, por exemplo, o colaborador precisa garantir que esteja seguindo todos os protocolos de segurança de maneira uniforme, efetiva e ágil, agregando muito ao fluxo produtivo e melhoria contínua dos níveis de qualidade e segurança do produto nos processos indústriais. Além de mitigar erros no processo, podemos utilizar essa ferramenta nos parâmetros de tempo de cada etapa ou fluxo de trabalho, imprevistos no processo, rápida observação de eventuais problemas, condições ideais de equipamento e controle de parâmetros.
Podemos elaborar essas ferramentas em qualquer setor da fábrica, pré estabelecendo requisitos básicos necessários para o bom funcionamento de cada processo de acordo com o previsto. Essa ferramenta impacta bastante em resultados da indústria, com isso garantindo a satisfação total do cliente com o recebimento de um melhor produto com excelência de qualidade.
Uma forma de eficiente de garantir a segurança de alimentos no Brasil, além dos checks lists são as análises de monitoramento, por exemplo, de resíduos de agrotóxicos, análises de resíduos de pesticidas, de micotoxinas, adulterantes, microbiologia e alergênicos, verificação de irrigação sem esgoto ou materiais biológicos perigosos e contaminantes do solo.
As análises podem evidenciar a segurança de um sistema produtivo em fábricas e produtos acabados.
A presença de micotoxinas nos alimentos pode causar diversos problemas à saúde humana e dos animais. Legislações nacionais e internacionais estabelecem limites máximos para proteger os consumidores.
O estudo do monitoramento da microbiologia dos alimentos serve para detectar os microrganismos que causam a deterioração dos alimentos e prejudicam a saúde das pessoas, provocando doenças e problemas estomacais.
Cada vez mais os monitoramentos ideais fornecem informações a tempo para permitir ajustes quando necessário nos processos, garantindo produtos saudáveis para a toda a população.
Por fim, o uso de checks lists e monitoramentos em fábricas de alimentos é ferramenta essencial para evitar falhas no sistema alimentar de uma indústria, gerando qualidade e segurança no produto entregue ao consumidor final.
Referência:
https://www.foodchainid.com/br/como-monitorar-a-seguranca-de-alimentos/
https://foodsafetybrazil.cor/a-importancia-da-seguranca-de-alimentos/
Zoraide Gutierrez - Bióloga, Pós Graduada em Qualidade e Vigilância Sanitária com Especialização em Segurança dos Alimentos, desenvolvi minha trajetória em empresas de médio e grande porte com know How em Gestão de Processos, Qualidade e Segurança dos Alimentos, no segmento de Alimentos e Embalagens para Alimentos.
Vigilância Sanitária
Dr. Êneo Alves da Silva Jr- Traz mais informações sobre as questões Sanitárias, através destas informações você pode estar atualizando-se, informando-se e fazendo um melhor controle - Sócio/Diretor da CDL .
RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019
Dispõe sobre os padrões microbiológicos de alimentos e sua aplicação
INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019
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Por Chef Alexandre Ribeiro
Rendimento: 10 pessoas
Ingredientes
✔ 20 g de azeitona preta
✔ 300 g de cenoura
✔ 400 g de salmão
✔ 250 g de tomate concassé
✔ 150 g de maçã verde
✔ 14 ml de azeite
✔ 1 limão
✔ 20 g de caldo de galinha
✔ 1 novelo de macarrão cabelo de anjo
✔ Sal Pimenta branca
Modo de preparo
Cortar a cenoura em brunoise e cozinhar caldo de galinha. Coar e retirar o excesso do caldo. Reservar. Picar as azeitonas e o tomate concassé brunoise e misturá-los com a cenoura, temperar com azeite, sal e pimenta a gosto. Cortar o salmão congelado e reservar. Picar as maçãs e deixá-las por 10 minutos em água com limão. Em seguida deixar escorrer e misturar com salmão. Fritar o cabelo de anjo em óleo quente e deixar escorrer em papel toalha. Quebrar o macarrão frito e temperar com sal;
Montagem
Com um aro, montar o tartar de legumes, depois o de salmão e terminar com o de legumes. Finalizar com o cabelo de anjo frito. Decorar com riscos de pesto ou redução de balsâmico.
Chef Alexandre Ribeiro,
Instagram: @alegastronomia
Por Chef Guto Medeiros
Ingredientes
✔ 5 ovos inteiros
✔ 250g copo açúcar refinado
✔ 200g copo de farinha de trigo
✔ 200g copo de Fubá
✔ 1/4 de copo de azeite
✔ 2/4 de copo de óleo
✔ 1 colher de sopa cheia de fermento em pó
✔ 1 copo de leite morno
✔ 150g de coco fresco ou industrializado
Modo de preparo
Bater as claras em nene e misture as gemas em seguida
após entre com açúcar. Fubá e a farinha peneirados
em seguida o óleo e o leite morno.
Misture levemente e leve a batedeira por apenas 2 minutos
Desligue a batedeira e coloque o Fermente e o misture lentamente.
Unte uma forma com manteiga, açúcar e Canela.
Forno pré aquecido a 180g
45 minutos.
Chef Guto Medeiros,
Chef Consultor e Sócio Proprietário da Chef Guto Medeiros Gastronomia, Formado Pelo SENAC e Membro F I C Brasilie, membro da RISTOWORLD ITALY, membro da F I C Italiana, membro da Associazone Provinciale cuichi Messina, professor em Gastronomia com diversos conceitos assinados e reconhecidos em Várias Instituições de Ensino pelo Brasil, teses aceitas e reverenciadas na área de Gastronomia , projetos em técnicas de reaproveitamento de alimentos na área de merenda escolar em várias Prefeituras no Estado do Rio de Janeiro, Eleito em 2016/2017/2018, melhor chef de Santa Catarina..Viaja o Brasil e a Varios Países do Mundo dando Workshops e Palestras na área de Gastronomia e Consultorias com total excelencia em A e B .. Hotéis, Bares e Restaurantes
Chef Guto Medeiros
047 - 99190-0699
email: Chefgutomedeiros@gmail.com
Instagram: @chefgutomedeirosoficial
Facebook: Chefguto Medeiros
Página Facebook: Chef Guto Medeiros Oficial