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Gerenciamento de Conflitos sem a
Falência da Motivação Profissional

Acredite, o assunto é de primeira importância. Conflitos podem acontecer a qualquer momento. Pois empresas são pessoas, e, entre pessoas, comumente há desavenças.

Por Redação MN

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Os conflitos existem desde o início da humanidade e fazem parte do desenvolvimento humano, mas atualmente, os ambientes estão cada dia mais competitivos e com maior pressão, acarretando em mais conflitos.

O conflito tem sua principal causa na divergência de interesses, ideologias ou opiniões a respeito de certo assunto, procedimento ou realização. Diferentemente do que a maioria das pessoas imaginam, os conflitos bem administrados, podem gerar mudanças positivas no comportamento das pessoas, pois motiva a busca de soluções. Por outro lado, os conflitos administrados de maneira errada, causam tensão, levam a agressão e geram ambientes improdutivos.

O conflito é necessário, por mais que se desenvolvam esforços no sentido de eliminá-lo, não poderemos ignorá-lo ou impedi-lo. É importante entender as suas causas, compreender suas origens, perceber a expressão do sentimento do outro, saber qual é a dimensão do problema e se estamos preparados para administrá-los, isso determina o nosso comportamento frente à situação. 

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Em muitos casos, a falta de conhecimento e experiência em lidar com situações de adversidades, lutas ou discordâncias entre pessoas ou grupos, gera baixo desempenho na execução das atividades operacionais, pois se perde a capacidade de interação e de relacionamento funcional, e assim, metas e objetivos são comprometidos. Por isso, empresários, diretores, gerentes, supervisores e outras pessoas que ocupam cargos de confiança e liderança, precisam aprender a lidar com situações de conflito, pois a maneira de gerenciá-las pode causar: absenteísmo, turn over, insubordinação e entre outras situações que podem acarretar na falência da motivação profissional.

As causas dos conflitos geralmente são:

Choques de interesses individuais, grupais e organizacionais; Luta pelo poder;  Inveja; Fofocas; Frustrações por promessas não cumpridas; Falhas de Comunicação; Mudanças estruturais; Intrigas de colegas com mais tempo de empresa;  Apadrinhamento de profissionais incompetentes entre outras que surgem das divergências humanas. Como pode ser visto, as causas dos conflitos podem ter origens diversas, e a maneira com que as identificamos e tratamos poderá acentuar o problema ou resolvê-lo sem maiores danos. 

A ideia é enfrentar os conflitos, aprender a resolvê-los, sentar frente a frente com a outra pessoa e primeiro ouvi-la, depois ponderar os motivos que desencadearam o atrito e partilhar uma solução reconciliadora. Fácil? Nem sempre, na prática é preciso muito exercício e muita experiência para aprender a aceitar as diferenças normais existentes entre todos os seres humanos. Como diz a lei da Ação e Reação que para cada ação produzida, há uma reação em sentido oposto de mesma intensidade. No relacionamento interpessoal, precisamos entender que a forma que nos comunicamos e nos posicionamos frente às situações faz toda a diferença. 

Principais etapas para a solução de conflito

Identificar a causa do problema; Procurar soluções, não culpados;
Analisar e escolher a melhor solução;  Durante todo o momento manter um clima de respeito;  Aperfeiçoar a habilidade de ouvir e falar, compreendendo o que ouve e sendo claro na transmissão da sua mensagem; Se colocar no lugar do outro; Ser construtivo ao fazer uma crítica; Procurar a solução Ganha-ganha; Agir sempre no sentido de eliminar as causas do conflito; Quando estiver errado, reconhecer; Não varrer os problemas para debaixo do tapete; Agir com Resiliência. 

A partir do momento que identificamos as causas dos conflitos, temos condições de determinar “as estratégias” que devem ser adotadas para administrá-los. Todavia, a estratégia escolhida deve ser utilizada a partir de uma análise ampla, coerente, sincera e correta da situação. O sucesso da escolha de uma estratégia, não é garantia de sucesso em outros momentos de conflitos. Cada situação deve ser estudada e planejada.

Quando se sabe gerir estas situações de maneira eficiente, pode até acontecer conflitos, mas serão bem resolvidos, passam de problemas complexos de relacionamento a pontos de ganhos positivos para a equipe de trabalho e principalmente para a organização. Podem inclusive ser usados como ferramentas para desencadear ideias e soluções de problemas muito difíceis no futuro, havendo satisfação, confiança, compromisso, empenho, busca de soluções, crescimento e, enfim, melhoria nos resultados para todos.

Fácil não é, mas viável, sim!

 

Até a próxima edição!

 

Estamos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.

Oferecimento da Seção

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Atualidade

FOOD SERVICE

Prestadoras de Serviços de Alimentação e Facilities em Constante Crescimento - Qual a Importância Econômica para o Mercado B2B?

Por Diogenes Carvalho Lima

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Atuo nesse mercado há mais de 30 anos, e sei exatamente a importância desta atividade econômica.

O mercado de Facility Management, conforme dados da

ABRAFAC - Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace, associação que tive a honra e orgulho de ser Conselheiro de Administração por 2 mandatos, é o segundo maior empregador no Brasil, movimenta por ano mais de 240 bilhões de reais e contribui na redução de 20% dos custos nas empresas.

Os números do exercício de 2020 apresentados pela ABERC – Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas são bem significativos:

Somando-se os faturamentos das empresas de Refeições Coletivas, Autogestão,  Refeições Convênio, Cestas Básicas e  Alimentação Convênio o valor passe dos 45,8 bilhões de reais por ano, esse segmento emprega 250 mil colaboradores e serve 23,4 milhões de refeições/dia.

Em conversa com Rodrigo Caseiro, Diretor de Relacionamento do Grupo PEAG a atividade exercida por essa empresa possibilita aos seus Clientes dedicação total ao negócio (core business).

A PEAG é uma empresa de Engenharia,

Laudos Técnicos, Avaliações, Perícias, Projetos e Gestão de Mão de Obra especializada para diversas atividades, como: movimentação de carga, obras, consultoria, manutenção de equipamentos e serviços.

O fundador e CEO,  Homero Borini, se orgulha, e com razão, dos números:

• + de 1.400 profissionais;
• 1.980 projetos concluídos em mais de 200 Clientes;
• 4 milhões de Horas Homem (HH) terceirizadas.

A Novitá Alimentação, empresa de restaurantes empresariais, da qual sou Diretor Comercial e Marketing, também apresenta números importantes: somos mais de 800 profissionais, servindo cerca de 31mil refeições/dia em mais de 50 Clientes.

Muito do que conquistei como profissional e pessoa devo a terceirização.

O que mais me apaixona no segmento de Facility Management e Refeições Empresariais é o que ensino como professor de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Gestão Financeira e Gestão Estratégica desde 1.991:

➣ O terceiro tem a Vocação e Tradição em prestar serviços;
➣ É a contínua a competitividade que o seleciona e qualifica;
➣ Sua estrutura está do lado de "fora" compartilhada com o mercado;
➣ É flexível face às mudanças com que os Clientes conduzem seus negócios;
➣ Tempo de resposta adequado às múltiplas necessidades;
➣ Adaptabilidade à cultura dos inúmeros Clientes;
➣ O terceiro tem a sua frente o Mercado como fator motivador e desafiante;
➣ Deve ter elevada capacidade em Captar e Reter sua mão de obra.

A empresa de prestação de serviços para obter sucesso e garantir seu crescimento precisa ter a capacidade de atender Múltiplos Clientes, com muito profissionalismo e especialização, realizar forte investimento em novas tecnologias e acompanhar de perto as tendências do seu próprio negócio e dos negócios de seus Clientes, pois é a concorrência que gera seu aprimoramento.

É o terceiro quem assegura que seu Cliente possa se dedicar exclusivamente ao seu negócio tendo em vista que:

• Mão de obra -
Conta com pessoal especializado e  treinamento intensivo
• Suprimentos -
Gera e negocia grandes volumes e faz a adequada gestão e controle
• Estrutura Especializada -
Gerando agilidade, custos flexíveis e a correta alocação dos recursos materiais, financeiros e de tecnologia.

Ficou com alguma dúvida sobre a importância econômica das empresas prestadoras de serviços de alimentação e facilities?

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Diogenes Carvalho Lima - Graduado em Administração de Empresas com pós-graduado em Administração Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Didática do Ensino Superior, Especialista em Supply Chain Management e Governança Corporativa, com diversos cursos e estágios no Brasil e no Exterior. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC, CLevel desde 1998, respondendo diretamente para CEOs ou Presidentes das empresas que trabalhei. Possuo elevada capacidade de liderança, trabalho em equipe e desenvolvimento de talentos. Com sólidos conhecimentos na Jornada do Cliente, atuando em Vendas, Operações, Compras e Marketing (Inteligência de Mercado e Relacionamento com Clientes) em empresas, nacionais e multinacionais, de serviços de alimentação, segurança e facilities. Atualmente sou Diretor Comercial e Marketing da Novitá Alimentação Empresarial.

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Corporativo

5 Importantes Atitudes que Influenciam na Escolha do Profissional para uma Função de Liderança

Por Fatima Corradini Domingues

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Liderança é um tema em alta no mundo corporativo atualmente. Muita atenção vem sendo direcionada a esse cargo nas organizações, uma vez que a ele atribuímos a atuação mais desafiadora no lidar com pessoas. Sabe-se que a liderança numa empresa está intimamente ligada ao resultado que ela apresenta, tendo o líder, papel crucial no desenvolvimento de uma equipe e principalmente no seu engajamento.

Segundo estudos realizados, 70% do engajamento da equipe vem da liderança logo sua atuação tornou-se ponto de atenção a fim de que apresentem atuação positiva e efetiva. Quando um líder se torna referência para uma equipe, automaticamente essa equipe escolhe segui-lo e dessa forma cria-se um elo muito forte e necessário.

Quando uma empresa busca um profissional para ocupar cargo de liderança, existe uma necessidade de encontrar alguém que tenha disposição para novas ações, que seja perseverante em suas ideias e decisões, tenha automotivação para fazer além do que se espera que seja feito, a percepção de justiça é muito importante, pensar e agir positivo e ter atuação clara e bem definida de suas ações. Sendo assim, algumas atitudes são imprescindíveis para que esse profissional seja escolhido para desempenhar a liderança.

1. Ser Humano - Gosto de ressaltar que um líder é um ser humano como todos os outros componentes de sua equipe. Tanto no quesito de se perceber assim, se olhar com compaixão e respeito, entender que também sente medo, raiva, tristeza, alegria e que esses sentimentos além de absolutamente naturais e necessários, serão responsáveis por gerar a energia diária para conduzir a equipe em direção aos objetivos da empresa, como também no sentido de olhar seu liderado com o mesmo entendimento para que cada movimento tenha como base a empatia e o respeito mútuo.

2. Integridade: Estabelecer confiança entre as relações. Quando o profissional mantém comportamento integro, apresenta maturidade emocional para conduzir equipe, mostra-se capaz e principalmente promove ambiente onde favoreça a segurança psicológica, que nada mais é que: “Crença que ninguém será punido ou humilhado por compartilhar suas ideias, perguntas, preocupação ou erros”, segundo Amy Edmondson  de Harvard.

3. Visão de propósito: Para ocupar um cargo de liderança o profissional precisa ter visão do propósito da empresa bem como do seu propósito de vida, ou seja, sabe claramente onde quer chegar e como ele vai trabalhar sua equipe para alcançar seus objetivos, entender que seus princípios e valores devem ser congruentes com os estabelecidos pela cultura da empresa, pois somente dessa forma é possível conduzir uma equipe em um destino almejado, uma vez que através do propósito uma conexão muito forte se consolida e isso faz com que a equipe trabalhe de forma coesa e madura.

4. Gostar de pessoas:  Faz parte do papel do líder desenvolver pessoas, prepará-los para o crescimento, enxergar talentos que muitas vezes estão subutilizados ou até mesmo são desconhecidos pela própria pessoa, saber lidar com as diferenças, sabemos que em uma equipe há sempre uma variedade de comportamentos, personalidades, histórias de vida e sonhos. E para tanto, gostar de pessoas é fundamental para o sucesso da sua liderança.

5. Poder de persuasão e influência: É garantia de sucesso uma atitude persuasiva, onde a sua opinião, estratégia e condução de suas ideias sejam compreendidas, aceitas, seguidas e executadas com motivação pelos seus liderados. Liderar é influenciar, por isso a responsabilidade de um líder é tão evidente. Importante ressaltar que a influência e persuasão promovida por um líder é quando aplicada para o bem comum da empresa e serve como inspiração para sua equipe.

O profissional que pretende alcançar o cargo de liderança precisa estudar, praticar o autoconhecimento estar aberto à inovação e desafios bem como estar antenado ao que se aplica no desenvolvimento humano. É necessário ter foco no resultado para alcançar os objetivos e conduzir equipe de forma agregadora, lembrando sempre que liderar é servir e que a gestão da emoção deve ser o percursor da tomada de decisão. Ser resiliente e agir com transparência em todos as etapas de seu trabalho, estabelecendo assim a confiança que é necessária para chegar aonde se deseja.

Para inspirar pessoas é necessário, saber ouvir, delegar, unir a equipe, engajar e motivar suas ações diárias para que os objetivos em comum sejam alcançados. Manter o entusiasmo como ritmo de seu trabalho, faz com que o líder enxergue longe, o que o torna visionário com o poder de agregar a equipe na mesma energia em busca do mesmo resultado.

Em suma, para exercer esse cargo, é necessária consciência de que suas ações serão responsáveis por impactar a vida de muitas pessoas. A fórmula secreta para adquirir autoridade em suas atitudes, é liderar pelo exemplo, é inspirar e formar pessoas. Saber que um movimento correto pode se multiplicar a partir do momento que aquele liderado vai para sua casa e repassa à sua família ou a sociedade onde vive, o seu modelo, o seu exemplo. O líder conduz vidas em prol aos objetivos e o sucesso dessa jornada está no caminho até o resultado esperado, e quando agimos com verdade e empatia, certamente alcançamos aquilo a que nos propomos. Ser responsável deve ser a prática de seu dia a dia.

Sucesso a todos!

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Fatima Corradini Domingues - Nutricionista com mais de 20 anos de atuação em gestão de Serviços de Nutrição, Coach de Propósito, Health Coach e Designer de Equipes, Fundadora da Empresa de Assessoria e Treinamentos A Gestão do Propósito, Apresentadora do programa de rádio Gestão de Propósito na Radio Acaapesp.

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Qualidade
de Vida

Qualidade de Vida

Alimentos Funcionais, Fitness e BioDiversos: Como Ajudam a Aumentar a Disposição e na Performace no Trabalho

Por Dra. Roseli Rossi

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Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química.

PRINCIPAIS ALIMENTOS FUNCIONAIS PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA:

1. CEREAIS INTEGRAIS E TUBÉRCULOS

Todos os cereais integrais (aveia, quinoa, milho, arroz integral) e tubérculos (mandioca, batata doce, inhame) têm esse potencial de garantir energia. Ambos são fontes de glicose, combustível celular, porém são carboidratos complexos, que se digerem lentamente, não promovendo picos de glicose e insulina, mantendo energia celular necessária e constante para o organismo.

2. PEIXES GORDUROSOS

O salmão, é um bom exemplo de peixe gorduroso rico em coenzima Q10 , fundamental para energia física e mental , além de também ser uma boa fonte de ômega 3 , que age como neuro protetor, importante para foco, memória, cognição, síntese de neurotransmissores e, além de seu efeito antiinflamatório e antioxidante.  Para o veganos, o brócolis será a substituição.

3. LEAGINOSAS

As nozes, castanhas e amêndoas - são ricas em ômega 3 e 6, as gorduras insaturadas (consideradas boas) que ajudam a controlar o colesterol, triglicérides e a pressão arterial Além de conterem magnésio, cobre e selênio, minerais que atuam na produção de energia a partir dos carboidratos. Elas auxiliam a neuroplasticidade cerebral, ou seja, estimulam a capacidade e habilidade mais rápida de aprendizado.

4. ABACATE

É fonte de beta-sitosterol, vitamina E e gordura monoinsaturada, que garantem energia. Também possui ácido pantotênico, uma vitamina do complexo B que facilita o processo de transformação do alimento em energia. E ainda que as fibras e as gordura da fruta diminuem a absorção rápida do açúcar e evitam os picos de glicemia no sangue, conhecidos por causarem a sensação de fadiga.

5. BANANA

Alimento fonte de carboidrato, magnésio e vitaminas do complexo B. Juntos, eles atuam na produção e modulação de energia. 

6. CAFÉ

A cafeína é outra substância estimulante do sistema nervoso central, que atua no sistema energético, porém é importante não exagerar para evitar efeito rebote.

7. CHOCOLATE AMARGO

O cacau, ingrediente encontrado em maior concentração no chocolate amargo é um alimento funcional com vários benefícios bem comprovados à saúde, entre eles, na ação vasodilatora, que melhora a perfusão sanguínea, e proporciona a oxigenação de todos os tecidos, implicando na melhora da disposição física e energia cerebral.

8. ÓLEO DE COCO

É uma gordura de cadeia média que é transportada, via veia porta, diretamente no intestino para o fígado, onde se transformam em energia. Eles não são depositados em adipócitos, incapazes de promover ganho de peso. Ao contrário, eles são termogênicos. Seus triglicérides de cadeia média (TcCMs) contribuem para o aumento do metabolismo basal e melhora da energia corporal.

9. AÇAÍ

Pode ser considerado funcional devido aos seus benefícios nutricionais e terapêuticos. E, ao contrário do que muita gente pensa, o açaí sozinho possui um baixo índice glicêmico, o que significa que ele demora para ser transformado em glicose no sangue. Além disso, contém fibras, carboidratos, ácidos graxos essenciais, vitaminas, cálcio, manganês, potássio e fósforo.

10. BETERRABA

Rica em frutose, que garante energia. E possui nitratos naturais - antioxidantes que melhoram a oxigenação do cérebro e músculos, garantindo a produção e distribuição de energia.

É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. 

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Dra. Roseli Rossi - CRN 2084 - Especialista em Nutrição Clínica e Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional. Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional. Autora dos Livros: "TPM: viva melhor com alimentação e controle"; "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis e "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Saudáveis".
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Informe Giardini

Massas para Food Service

PASTA GIARDINI - Atua no Mercado de Massas desde de 1990, Apresentando Soluções para o Mercado de Food Service, Hotéis, Restaurantes, Rotisserie, Cozinhas Industriais, etc...

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Qualidade de Vida

Marmitaria Saudável: Como o Restaurante pode implantar

Por Rafael Duarte

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A alimentação saudável é uma tendência que cresce ano após ano. Já é comum e natural vermos cada vez mais a população em busca de pratos mais leves e saudáveis para contribuir com o bem estar físico e mental.

Porém, na mesma proporção, a sensação que falta tempo para desenvolver todas as atividades e ainda preparar as refeições em casa, também aumenta, principalmente agora onde boa parte da população voltou ao trabalho presencial e gasta mais tempo com deslocamento.

Apresentada esta introdução, vamos pensar em um denominador comum, onde seja possível encontrar comida saudável com a praticidade que precisamos em nossa rotina? Restaurantes! Exatamente, esse setor tem toda a estrutura para gerar marmitas saudáveis e vender de forma escalonada para um público que só cresce.

Daremos um exemplo muito prático para qualquer restaurante implantar e oferecer essa opção em seu cardápio, otimizando totalmente sua produção:

Se falarmos em comida saudável, não precisamos ir longe para oferecer um prato balanceado, com alimentos básicos como cereais, raízes, proteínas magras e vegetais, montamos uma bela marmita saudável, e, se esses alimentos forem congelados em embalagem plástica livre de Bisfenol-A (BPA FREE), o cliente poderá aquecer a marmita congelada diretamente no microondas com tempo médio de 5 minutos. É ou não é incrível?

Com esta embalagem especial e alimentos relativamente básicos, conseguimos otimizar uma linha de produção saudável de cinco ou mais sabores e manter sobre congelamento. E aqui está outra vantagem operacional, o armazenamento. Um freezer que proporcione uma temperatura de -11 a -18 possibilita uma validade de 30 dias, e, se for um freezer mais forte que atinja temperaturas de -18 ou mais fria, o prazo para armazenamento aumenta para até 90 dias, segundo a CVS 5 de 2015. Com isso conseguimos além de otimizar estoque, mas também o tempo de produção e principalmente reduzir muito o risco de perda do prato fresco, pois no formato congelado temos uma margem muito boa para estocar em freezer ou câmara de congelamento.

E com a escolha de boas embalagens e a criação desses pratos saudáveis e congelados, é recomendado criar combos promocionais para delivery, estimulando o cliente a comprar uma quantidade mínima de 10 unid., por exemplo. A vantagem é mútua, pois o restaurante consegue um rendimento maior e o cliente terá um desconto progressivo pela quantidade comprada.

Sabemos que este momento é de reinventar para superar os efeitos provocados pela pandemia e principalmente a inflação gerada, com esta ideia, certamente a chance de sucesso será grande e fundamental para manter o caixa positivo, podendo inclusive, manter esse formato de delivery por muito tempo ou até para sempre, pelos diversos benefícios e praticidade administrativa.

Por tal, estude, planeje e coloque em prática este projeto que pode ser altamente lucrativo e com a vantagem de aproveitar a própria estrutura do restaurante para aumentar sua receita. Com isso implantando, criar um fluxo organizado para o delivery é de extrema importância, pois a entrega será o primeiro contato do cliente com o restaurante.

Sucesso!

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Rafael Duarte CRN 27-357 - Nutricionista especializado em Nutrição clínica, Nutrição esportiva e consultor em qualidade de vida corporativa. Sócio-diretor da Nutricon Saúde. emfoco

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Economia

Inclusivo

Projetos Inclusivos - Quais são os impactos sociais e positivos quando o empreendimento do Food Service tem o foco da inclusão

Por Francisco Assis

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Não só o Food Service pode ter um impacto positivo, bem como qualquer outro segmento quando o assunto é inclusão. Aqui não falo de cotas para pessoas com deficiência (PcD) e sim, estender a mão para pessoais especiais, e que por vários anos, foram esquecidas pela "sociedade".

A Almaroma (Alma + Aroma + Amor = Almaroma) nasceu em meados de 2017 já com esse propósito de estimular a diversidade e inclusão social no ambiente de trabalho, fomentando a melhoria na qualidade de vida das pessoas e famílias, estimulando as potencialidades de cada envolvido no projeto, e sobretudo respeitando as características de cada indivíduo. Para tanto, além de respeitar os critérios de empresa socialmente responsável, também está alinhada à Agenda ONU 2030, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como o conceito ESG, equilibrando as dimensões governança, social e ambiental. A empresa foi idealizada pelo Maurício Figueiredo e Germano Polto, atuais sócios fundadores e meus amigos com muito orgulho.

A primeira unidade está localizada em São Paulo, no bairro de Perdizes – Rua Caraíbas, 823. No espaço, o cliente pode contar com um bistrô, espaço para eventos e coworking.

A empresa se preocupa com a criação de oportunidades de inclusão de pessoas com deficiência, idosos e outros grupos com dificuldade de acesso à formação profissional e ao mercado de trabalho.

Com o conceito de franquia inclusiva, os pontos de venda inteligentes fomentam a inclusão com qualidade e respeito.

“Criamos modelos de negócios para viabilizar a inclusão pelo empreendedorismo. É o caso da nossa Food Bike, que pode ser instalada em qualquer local, gerando capacitação profissional e renda. Assim, garantimos que grupos com dificuldade de acesso ao mercado de trabalho tornem-se colaboradores, fornecedores ou até mesmo donos do seu próprio negócio”, afirma Maurício.

Segundo o IBGE, no Brasil pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, isso representa quase 25% da população (dados de 2019). Portadores de necessidades especiais são aqueles que apresentam ausência ou deficiência de estrutura ou função psíquica, fisiológica ou anatômica. Podendo ser visual, motor, mental e auditiva.

As políticas públicas de acessibilidade, para pessoas com deficiência vem avançando ao longo dos anos. Mas o papel do setor privado é fundamental para que essas pessoas possam ter acesso a trabalho, renda, empreendedorismo, liberdade, sucesso com felicidade, etc.

O “novo normal” tem trazido uma série de oportunidades para o setor de Food Service, e quando se fala em catering, tem uma demanda reprimida por eventos dos mais diversos.

Além dos benefícios que já mencionei acima, os impactos sociais e positivos para o setor de Food Service em específico aqui neste caso da matéria:

Geração de renda própria;

Estimula o crescimento da economia local onde está inserido;

Independência, inclusão e relacionamento

A Almaroma atende a 4 requisitos da ONU, sendo eles:

Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos;

Trabalho decente e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos;

Redução das desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Esses são os principais pontos de benefícios para quem deseja e se identifica com essa proposta e obviamente quer empreender com propósito. Fica a minha dica: vale a pena conhecer a proposta da Almaroma, já desenhada formatada e premiada  - Innovation Latam e FDC (Fundação Dom Cabral) 2020.

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Francisco Assis - Administração de Empresas e Análise de Sistemas pela FASP, MBA em Controladoria pela Uninove, Especialização em Administração Financeira pelo Senac, carreira com foco em finanças e controladoria, como Controller, passou por empresas nacionais e multinacionais, atua a mais de 15 anos em finanças para foodservice, foi sócio de 4 restaurantes entre hamburgueria e restaurante de alimentação saudável, entre lojas de rua e loja de shopping, franquia e marca própria, foi sócio de distribuidora de açaí, atual sócio proprietário da VivaBus - Auto peças para ônibus, consultor financeiro e empreendedor, proprietário da FFPlan Serviços e Planejamento Financeiro - Consultoria especializada em reestruturação, gestão financeira e BPO. Idealizador do treinamento "Do zero ao básico - Finanças para Iniciantes".

Informe Dupot

Chocolate com Leite da Vovó – 1kg

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Mistura para preparo de Chocolate com Leite – Solúvel

MODO DE PREAPRO: Colocar 1 parte do Chocolate com Leite da Vovó para 2 partes de água quente (em volume).

Conservar em local seco e arejado. Após aberta a embalagem, consumir em até 30 dias.

RENDIMENTO: 50g do produto prepara até 200ml de bebida.

INGREDIENTES: alimento em pó à base de glucose e soro de leite (xarope de glucose, soro de leite, gordura vegetal, leite desnatado, emulcificante monoediglicerídeos de ácidos graxos (INS 471), mistura para chocolate com leite (açúcar, composto lácteo com gordura vegetal sabor de leite, leite em pó integral, cacau em pó, soro de leite em pó, maltodextrina, sal, espessantes carboximetilcelulose sódica e goma xantana, antiumectante dióxido de silício e aromatizante sintético idêntico ao natural), base para chocolate (açúcar, cacau, sal, corante caramelo, espessantes goma guar e carragena e aromatizante sintético idêntico ao natural), leite em pó, maltodextrina, cacau lecitinado, fosfato tricálcico e sal.

NÃO CONTÉM GLÚTEN
ALÉRGICOS: ESTE PRODUTO CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE LEITE
CONTÉM LACTOSE
JÁ ADOÇADO

 

Para saber mais sobre os Produtos Alimentícios Düpót Ltda:

Entre em contato através do contato@dupot.com.br

Negócio

Compras no Food Service
e seus Desafios Junto aos Fornecedores

Por Klaus Müller

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Em tempos de inflação e chegada do inverno, os profissionais de suprimentos tem grandes desafios para atenderem as metas de departamento e garantir a qualidade dos produtos negociados.

Se você está esperando alguma sugestão que milagrosamente irá solucionar seu problema está bem enganado, vamos abordar pequenas ações do dia a dia da rotina de suprimentos que possam amenizar os efeitos desses fatores.

A primeira pergunta que um gestor de suprimentos deve se fazer é se passamos mais tempo cotando preços ou negociando, é isso mesmo, as rotinas internas da empresa e a comodidade podem gerar ações como sempre comprar do mesmo fornecedor.

É claro que temos que gerar boas relações com nossos fornecedores, porém devemos sempre estar atentos a novas empresas e tecnologias que possam diluir o grau de dependência de apenas um fornecedor.

Em nossas consultorias pelo Brasil é muito comum ver esse tipo de conduta, empresas de refeições são refém dos fornecedores, negociam pouco os prazos de pagamento e acham que comprando o “mais barato” estão realizando nos negócios.

Acredito que a primeira ação seria acompanhar a mercadoria nas unidades, desde a entrega até a chegada ao cliente, será que o “mais barato” na compra sai caro no prato?

Um outro fator que pode influenciar no resultado financeiro são os tipos de embalagem, vamos usar um exemplo de uma solicitação de 20 kg de peito de frango feita pela unidade ao departamento de suprimentos, o fornecedor diz que apenas utiliza caixas com 30 kg, será que esse valor de 10 kg residual será bem controlado pelas unidades e abatido para o próximo pedido? Será que ele será utilizado e teremos sobras de produção?

Rastrear o produto e conferir todas as etapas de manipulação é essencial para realizar bons negócios e deve ser a lição de casa para o setor de suprimentos.

Outro fator que deve estar consumindo muito da rotina de trabalho é a chegada do inverno, o hortifruti fica com seu custo muito mais elevado e a qualidade cai drasticamente, o que gera um volume maior de compras do que o planejado.

Para minimizar esses efeitos do inverno, minha sugestão é procurar desenvolver fornecedores de hortifruti processados, apesar do maior custo na compra, esse tipo de insumo exige menor manipulação nas cozinhas e mantem um padrão de qualidade muito elevado e tem boa aceitação do cliente.

Verificar melhores condições de pagamento também é trabalho de suprimentos, minha orientação é sempre tentar conseguir melhores prazos para aliviar o fluxo de caixa da empresa, mas fica uma dica, veja se esse custo financeiro não está sendo repassado na mercadoria, os fornecedores têm essa prática no mercado.

Caso tinha ficado alguma dúvida, entre em nosso site www.jlucentini.com.br lá divulgamos mensalmente a inflação dos alimentos e mais estratégias que podem auxiliar os profissionais de alimentação em suas rotinas de trabalho.

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Klaus Müller - Atualmente é Diretor Executivo do Grupo Jlucentini & Associados, já foi diretor geral, comercial e de recursos humanos de empresas de alimentação no segmento de coletividade. Tem formação em gestão empresarial, Executive Coaching pela SLAC - Associação Latino Americana de Coaching, discente no MBA de Varejo Físico e MBA em Valuation pela universidade de São Paulo - USP, co-autor do livro como "Como vender e fidelizar seus clientes" e professor de cursos de formação e gestão em unidades de alimentação.

Cobertura do Evento

Fispal Food Service 2022

Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022 reúnem mais de 46 mil visitantes e marcam retomada de negócios no setor de alimentação fora do lar

Aconteceu entre os dias 7 e 10 de junho em São Paulo

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Por Marketing Nutricional - EM FOCO Food Service

Em cada corredor, em cada estande, em cada aperto de mão e em cada "hummm, que delícia", a comunidade food service provou, durante os quatro dias da Fispal Food Service e da Fispal Sorvetes 2022, que o setor de alimentação fora do lar já retomou suas atividades com força total. O evento reuniu mais de 46 mil visitantes, que conferiram as novidades das 1.800 marcas expositoras nos 40 mil metros quadrados de exposição no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de junho.

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Com grande aprovação de público e comemoração de fechamento de negócios dos expositores, o evento cumpre seu papel: reforçar a Fispal como plataforma de conexão e hub de soluções, ajudando a restabelecer o otimismo do segmento, promover negócios e trazer as novidades e tendências em equipamentos, utensílios, acessórios e soluções para bares, restaurantes e demais estabelecimentos do setor – tudo isso sem se esquecer de conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social.

"Não poderia ser melhor. Foram quatro dias de muita troca entre empresas e profissionais do setor de food service e sorveteiro. A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes de 2022 marcaram a retomada dos eventos presenciais e notamos todo o público muito feliz com esse reencontro. A troca de experiências e a apresentação das novidades foram muito importantes para este novo cenário", afirmou Clélia Iwaki, diretora de Núcleo de Alimentos e Bebidas da Informa Markets Brasil.

Saiba mais como foi a Fispal Food Service:

Parceria Marketing Nutricional

O estande Marketing Nutricional foi  ponto de encontro para os Profissionais do Food Service

Houve muita troca de informações sobre o  Mercado de Alimentação pelos Nutricionistas, Chefs de Cozinha, Proprietários de Restaurantes, Consultores e Influenciadores do setor que puderam se reunir e trocar experiências.

Colunistas MN e Leitores do jornal eletrônico EM FOCO Food Service também foram prestigiar a Feira, conhecerem os expositores, saberem das novidades,  reverem os colegas profissionais e se atualizarem cada vez mais.

 

 

Confira mais fotos em: Eventos

Colunistas MN

Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN

Empresário - José Sevieri Colunista MN

 

Nutricionista - Caroline Trevisan Colunista MN

 

Empresário - Francisco Assis Colunista MN

 

 

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Medidor de Atividade de Água - Humimeter RH2

Fornecedor

Gestão de compras para restaurante

Produto, Qualidade e Preço para o Decisor de Compra do Mercado de Alimentação através do OFFe Marketing Nutricional!

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Fornecedores & Soluções - Produtos, Serviços e Consultoria Técnica

Com a procura constante dos Compradores por Fornecedores Qualificados e Técnicos no setor da alimentação, o Marketing Nutricional oferece aos gestores de serviços de alimentação, uma ferramenta de consulta fácil e atualizada: OFFe Ofertas & Soluções.

Solução desenvolvida para que Restaurantes Comerciais, Cozinhas Industriais, Cozinhas de Hospitais, Restaurantes de Hotéis, Padarias, Lanchonetes, Redes de Fast Food entre outros Serviços de Alimentação possam ser beneficiados na questão Compra e Qualidade que só o bom Fornecedor pode oferecer através do OFFe Ofertas & Soluções.

Veja aqui - Conheça e Consulte a cada pedido!

Seção Marketing

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Marketing

Naturatech - Cobertura

Naturaltech2022 - Novidades e Tendências em Produtos e Fornecedores do Mercado de Produtos Naturais

Por Tassiana Rozon

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Após 2 anos sem o evento, na semana de 08 a 11 de junho de 2022, o Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, foi realizada a Natural Tech que é a maior feira de produtos naturais de toda a América Latina reunindo mais de 700 expositores e 120 horas de programação.

A feira já é realizada há 15 anos em São Paulo com foco em receber as empresas de produtos naturais, probióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares.

A ingestão de alimentos saudáveis e a alimentação balanceada eram apenas uma recomendação, mas após a pandemia a preocupação com bem-estar e saúde fez com os consumidores procurassem por produtos orgânicos, livres de conservantes e aditivos químicos. De acordo com os Dados da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organics), indicam que em 2021 houve aumento de 63% no consumo de produtos orgânicos em relação a 2019. Este é um mercado que cresce cerca de 4,4% anualmente no Brasil que ocupa o 4ª lugar no ranking de faturamento mundial.

Atualmente, a alimentação saudável é um setor em expansão e a feira é uma importante plataforma de negócios, disseminação da cultura de uma vida saudável, relacionamento e troca de experiências entre fabricantes, produtores, varejistas, profissionais de saúde e consumidores.

A NaturalTech 2022, contou com a presença de diversas empresas no ramo de suplementos alimentares como a Puravida, Athlética, Super Coffee, Power One, Nutrify, Sanavita, Growth Supplements.

A empresa Linea Alimentos divulgou a nova linha de suplementos alimentares com base em Whey Protein Isolado e Hidrolisado tanto na forma de shake com 22g de proteína como em barras e balls de 11g proteína.

A Zaya destacou as farinhas multiuso sem glúten e os snacks Zaytas que são biscoitos em formatos de lascas nas versões salgadas de parmesão e alecrim e doces de caramelo salgado.

A foodtech NotCo apresentou o NotMilk High Protein, primeira bebida proteica à base de plantas não refrigerado, além do NotCreme de Leite, a NotMeat Almôndegas, NotMet Kibe e a NotMeat Moída. No stand os visitantes puderam degustar as bebidas elaboradas com o NotMilk nos formatos de café expresso, cappuccino e mocha. A linha NotMilk High Protein e o NotCreme de Leite estarão disponíveis nos mercados a partir de julho de 2022 e os NotMeat Almôndega, NotMeat Carne Moída e o NotMeat Kibe, em agosto, também deste ano.

Uma empresa que ganhou destaque foi a K-Happy Kombucha. A kombuha é feita através de um blend de chás fermentados ricos em probióticos, sem conservantes que auxiliam na saúde intestinal e desinchar o corpo. Os sabores apresentados foram: jabuticaba, power (hibisco, morango, framboesa e extrato natural de guaraná), tropical (maracujá com manjericão), citrus (limão siciliano, limão taiti e gengibre), kuaraná (guaraná) e morango ginger (morango com gengibre). A linha LowKa é versão alcoólica da kombucha com teor alcoólico de 6% e apenas 39 calorias. Tem nos sabores de melancia, limão com gengibre e coco.

A Repeat Foods trouxe os snacks feitos de beterraba, cenoura, couve e algas marinhas. Para degustação teve a linha Kale nas versões original, kool ranch e mango habanero.

Para os amantes de doces, a Food4Fit divulgou os doces sem lactose e sem açúcar. As opções são brownie com chocolate belga 70% cacau, alfajor, creme de avelã com morango e castanha e creme de amendoim com chocolate trufado.

O stand da Catarinense Pharma teve como novidade o Ansiechá que é um chá misto de erva-cidreira, melissa, jasmim, maracujá e manjerona que auxilia a aliviar as tensões do dia-a-dia.

Nesses 4 dias de evento a milhares de pessoas  visitaram  a maior feira do setor natural para se inspirarem e inovarem, pois é  uma importante plataforma de negócios, disseminação da cultura de uma vida saudável, relacionamento, conhecimento e troca de experiências entre fabricantes, produtores, varejistas, profissionais de saúde e consumidores.

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Tassiana Rozon - Nutricionista e Gestora de Qualidade. Graduada em Nutrição pela UNIP e em Gestão de Qualidade pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em MBA em Serviços de Interesses à Saúde pela UNIP. Grande experiência em controle de qualidade em restaurantes, cafeterias, redes de fast-foods, hotéis e padarias, prestação de assistência nutricional a indivíduos e coletividade e atuação em pesquisas.

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BELGIAN WAFFLE & PANCAKE MIX

 

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Cada vez mais querendo novidades, o mercado está sempre pensando em itens que se diferenciam na área e que sejam capazes de cativar os consumidores.

A Nutripur apresenta ao mercado brasileiro uma nova experiência em produtos alimentícios, com suas soluções diferenciadas, produtos que vêm sendo predominantemente consumidos em países Europeus e também expressivamente nos Estados Unidos, como é o caso do consumo de waffles.

✔ Produto inovador com sabor diferenciado no mercado.

✔ Fácil de preparar, necessitando apenas adicionar água.

✔ Versátil, podendo ser preparado em forma de waffles ou formato de panquecas.

✔ Produto assume uma característica crocante e dourada após assado.

 

Saiba Mais...

Comunicação

Compradores nas Feiras - Soluções das indústrias para Melhor Atender as Demandas e Expectativas

Por Alexandre Silva

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As feiras e eventos muitas vezes são deixados de lado na hora da análise do seu planejamento estratégico, bem como no budget dos custos de marketing e comunicação.

Sabemos que grande parte dos negócios, não são fechados nestes tipos de eventos, mas, um erro comum é pensar que não são gerados clientes em potencial.

Algumas vantagens para os expositores/fornecedores nesse tipo de evento:

➣ Sua marca/empresa será exposta/lembrada;

➣ Possibilidade de fortalecer os seus relacionamentos (networking);

➣ Acesso a diversos públicos como: clientes, fornecedores, prospects, estudantes etc.;

➣ Oportunidade de fortalecer a sua identidade visual, conceitos, ações, visão para o futuro, tecnologias aplicadas em seus processos produtivos ou de prestação de serviços;

➣ Vivenciar as melhores experiências de conteúdos;

➣ E quem sabe até fechar negócios no local!

Já para os compradores:

➣ Descoberta de novas tecnologias em equipamentos;

➣ Novas práticas e tendências, novos procedimentos, visando melhor aproveitamento de matéria prima;

➣ Redução de custos com recursos naturais (água, energia elétrica, gás etc.);

➣ Proporcionar melhor produtividade para sua empresa;

➣ Palestras gratuitas e interativas, que ajudam a elucidar o dia a dia e as necessidades da sua empresa.

Estas novidades são essenciais para a sua empresa não ficar obsoleta. Isso ajuda a manter a mente aberta aos novos serviços e negócios, e não deixe as novas tecnologias e inovações assombrarem sua empresa.

Eu sempre digo: Quem deixa de aproveitar, deixa também de se atualizar.

Vamos em frente! Vamos gerar negócios! Vamos fazer a diferença.

Grande abraço!

Obs.: Este ARTIGO é, único e exclusivamente de caráter pessoal.

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Alexandre Silva - Graduado em Administração de Empresas e Marketing, MBA em Gestão de Processos e Projetos e MBA em Gestão de Pessoas (Líder Coach) e Comunicação. É especialista em Serviços de Alimentação e Facilities, atuando há 24 anos como executivo nas áreas: Comercial, Marketing, Relacionamento com Clientes e Operacional (13 anos como Diretor). Também é Mentor executivo e empresarial, há 12 anos na DOM Mentoria e Supera Consultoria. Head Comercial, Marketing e Projetos na Viva Food Soluções em Alimentação.

Seção Acontece - Mercado

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Agenda

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AGENDA 2022

Mercado de Alimentação - Food Service

 

Mostre sua Feira, Evento, Curso, Congresso, para o Setor de Alimentação

Mais de 35.000 Profissionais recebem Notícias e Informações através do nosso Portal Marketing Nutricional e de nossas ações de divulgação do que irá acontecer durante o ano.

Profissionais da área da Alimentação

Nutricionistas, Chefs, Gerentes, Confeiteiros, Cozinheiros, Proprietários de Restaurantes que procuram por novidades, conhecimento e atualização, acompanhem os Cursos e Eventos para os profissionais do segmento.

Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar.

MERCADO DE ALIMENTAÇÃO 2022 - Feiras, Cursos e Congressos

 

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Escolha seu módulo ou participe de todos

Marcia Melo - Curso Online - GESTÃO ESTRATÉGICA EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

√ Curso Completo: 4 Módulos

Info e inscrições: Marcia Melo no Link da Bio: Instagram: @nutri.marciamelo

 

Faça sua divulgação: feira, curso ou evento estarem mais perto de quem busca informação no setor Food Service! Faça sua divulgação com o EM FOCO Food Service Marketing Nutricional.

 

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Sua Feira, Evento, Congresso com mais visibilidade no Food Service!

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Seção SND Hospitalar

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SND Hospitalar

Hospitalar

ALTERNATIVA NO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO HOSPITALAR: USO DE DIETAS PRONTAS CONGELADAS

Por Michele Beer Schwartz

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O mercado consumidor de alimentos congelados no Brasil apresenta demanda forte de crescimento. Há mais de uma década algumas unidades hospitalares, começaram a testar o uso de dietas congeladas prontas para uso de pacientes, colaboradores, acompanhantes e conforto médico.

Atualmente há uma procura muito intensa para este novo conceito aonde considera-se os seguintes aspectos:

Economia:

Regeneração dos alimentos sob demanda , só utilizando o necessário, evitando o desperdício de produtos. 

Redução de Mão de Obra, Energia Elétrica, Gás, Água e Lixo.

Requer menos espaço físico do SND , equipamentos e utensílios.

Praticidade e Versatilidade:

Rapidez e agilidade no momento de servir.

Possibilidade de ter diferentes diversidade de produtos, permitindo variações nas combinações de cardápio, podendo atender além das dietas, produtos para conforto médico e acompanhantes. Permite oferecer opções de escolha ao paciente, aumentando assim a sua satisfação em relação ao serviço prestado pelo SND.

Uso de produtos congelados durante o período noturno, ou nos intervalos das refeições, possibilitando a oferta de alimentação aos pacientes em horários alternativos.

Qualidade:

Segurança Alimentar.

Mantém características sensoriais devido o congelamento rápido,

Padronização de Receitas e Produtos,

Validade - geralmente de 03 a 06 meses após a fabricação.

Aprovação ou adequação das plantas pela vigilância sanitária com mais rapidez, visto que a manipulação de dietas nas unidades é muito reduzida.

VANTAGENS PARA OS HOSPITAIS:

Solução ideal para hospitais sem estrutura de cozinha, ou que pretendem reduzir o espaço do SND a fim de transformar este em áreas com atividades distintas e de maior lucratividade.

◆ Possibilita a venda de pratos mais "sofisticados" para acompanhantes ou clientes especiais, sem tirar o foco da operação.

◆ Pratos congelados são uma ótima opção em períodos de reformas de curto ou longo prazo.

◆ Facilidade de oferecer diversos tipos de cardápios ao cliente (carne,aves, peixes, vegetarianos), sendo que estes podem ser repostos através de um estoque regulador.

◆ Estoque de dietas de baixo consumo para uso futuro.

Como insucesso deste tipo de produto, podemos citar:

Monotonia do cardápio para pacientes de longa permanência ou com restrições muito específicas, que podem ser adequado com introdução de novas preparações a serem negociadas com o fornecedor.

Erros no aquecimento, ou uso de equipamentos inadequados para regeneração.

Preconceito por parte dos profissionais ou clientes que não conhecem este tipo de produto.

O importante para que esta opção de uso de dietas congeladas seja bem sucedido é visitar locais que já utilizam este tipo de alternativa, conhecendo todo o processo, optar pela contratação de um parceiro que cuide de todos os passos da produção das refeições , zelando pela segurança alimentar desde a confecção do produto final até a e entrega no cliente e  de uma equipe na ponta bem treinada no processo de armazenamento, regeneração dos produtos e distribuição aos clientes.

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Michele Beer Schwartz - Nutricionista formada pela USP- 1988 Pós graduação em Administração de Empresas pela FAAP - 1993 Pos Graduação em Desenvolvimento de Produtos pela Mauá - 2011 Socia Proprietária da Empresa M2 Food Desenvolvimento de Negocios e Representações Ltda

Seção Alimento Seguro

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Alimento Seguro

ALIMENTOS SEGUROS

Logística para Delivery de Alimentação

Por Letícia dos Santos

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Desde que a pandemia do COVID-19 chegou ao Brasil, muitos negócios adaptaram sua operação para o delivery e se viram atados aos grandes marketplaces e suas altas taxas, que prejudicam o empreendedor nesse momento crítico.

Para ter mais autonomia e aumentar a rentabilidade do seu negócio, o ideal é investir em seu delivery.

Hoje o mercado oferece algumas formas de viabilizar a logística do seu delivery. Você pode optar por montar uma logística própria ou terceirizar esse tipo de serviço através de plataformas de entrega. Cada opção tem suas particularidades, grau de dificuldade, prós e contras:

Temos a opção da Logística Própria: onde é mais vantajoso para empresas que trabalham com um volume maior de entregas, que conseguem cobrir toda estrutura que esse modelo de operação demanda e que estejam bem consolidadas no mercado. A maior vantagem da logística própria, é que você consegue saber como realmente seu produto vai chegar para o cliente. O nível de personalização da experiência, padronização do atendimento e controle de qualidade é muito maior, pois existe a possibilidade de você treinar sua equipe.

Também tempos a opção das Plataformas de entrega onde as empresas terceirizam todo o serviço de entrega através de plataformas. Este tipo de serviço é vantajoso para o empreendedor quem não tem tempo para investir na viabilização da logística própria, e que não tem previsibilidade do volume de vendas. As empresas conseguem entregar um ótimo conhecimento e experiência dentro deste tipo de operação, além de automatizar o processo de entrega dos pedidos.

Processos para quem quer empreender em franquias de alimentação

O setor de alimentação possui uma das maiores taxas de crescimento do mercado de franquias. Com investimentos pequenos ou que necessitam de mais capital, diversas empresas buscam crescer e se destacar nesse concorrido mercado.

O Brasil conta com grandes redes nacionais nesse segmento. Você, empreendedor que deseja iniciar o próprio negócio, deve estudar e analisar o seu potencial de investimento para operar no mercado de alimentação. Nessa perspectiva, contar.

Alimentação é algo que sempre deixa futuros empreendedores assustados. Em grande parte, isso ocorre devido à intensa fiscalização e exigência dos órgãos regulamentadores, a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Não existem dúvidas que a organização, a assepsia e a qualidade devem ser itens básicos em qualquer franquia de alimentos. É importante que o empreendedor tenha conhecimento de boas práticas de produção, armazenagem correta dos ingredientes e descarte responsável de sobras.

Na parte gerencial, é preciso que o empresário saiba realizar um controle eficiente do estoque, a fim de minimizar as perdas de alimentos. Outro detalhe que merece atenção é o fato de produzir sempre com o objetivo de alcançar uma excelente qualidade. Afinal, um cliente que aprova e recomenda os produtos servidos faz com que a empresa cresça no competitivo mercado brasileiro.

Qual o investimento inicial ? O investimento de recursos financeiros depende de inúmeras variáveis, incluindo a marca e o modelo de franquia a ser instalado. Porém, é possível encontrar boas franquias no mercado, sejam elas de baixo custo ou com maior valor de investimento.

Com isso, é preciso que o futuro investidor faça algumas perguntas antes de definir de qual empresa ele quer ser franqueado. Como por exemplo: Qual a minha disponibilidade de investimento? Qual o prazo de retorno esperado? Quanto devo reservar para o capital de giro? Qual o faturamento mensal esperado para que meu negócio cresça?

Após analisar essas respostas, o empreendedor pode ter um panorama mais realista do seu empreendimento.A dica mais importante é: planeje-se.

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Letícia dos Santos - Diretora responsável da LS Consultoria, nutricionista, pós graduada em Vigilância Sanitária dos Alimentos, atuando em consultoria alimentar em serviços de alimentação desde 2013, apaixonada por segurança alimentar, qualidade e empreendedorismo

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Carnes fracionadas e embaladas a vácuo para restaurantes

A Chef Meat quer somar junto com seu negócio.

Queremos oferecer mais praticidade para sua cozinha, somos um açougue que está inovando o modo como vendemos nossos produtos, agregando valor a uma simples compra de carne.

Trabalhamos com produtos frescos com chegada de bois de segunda e quinta-feira, nossos profissionais são qualificados e prezamos pela qualidade que você vai colocar na mesa do cliente.

Nosso principal diferencial são as embalagens a vácuo fracionadas para sua necessidade, assim facilita o seu controle, sua organização fica mais prática, evita desperdícios, facilita o trabalho do cozinheiro, fazendo você ganhar em diversos sentidos.

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CONSULTORIA

Promover a Segurança dos Alimentos com a Equipe Fideliza Clientes para o seu Negócio

Por Vania Konopa

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Partimos da premissa, que prover a segurança e o controle de qualidade dos alimentos é fundamental e obrigatória, tendo em vista as portarias que regem os parâmetros higiênico-sanitários dos estabelecimentos produtores de alimentos.

A cultura de segurança dos alimentos deve estar disseminada com a equipe de trabalho e com a supervisão do Profissional  Nutricionista , para que  os alimentos sejam produzidos de forma segura, correta e eficaz , desta forma  permitindo  o controle de todos os agentes que possam colocar em  risco á saúde  dos  consumidores e dos próprios  colaboradores.

O engajamento da equipe,  bem como o entendimento da importância  das práticas   de segurança e qualidade dos alimentos é algo absolutamente imprescindível para o sucesso do négocio.

São diversos os benefícios que um estabelecimento comercial adquire ao seguir corretamente os procedimentos de segurança dos alimentos, destaco alguns:

➢ Fidelização e atração de novos clientes;
➢ Redução do desperdício de alimentos;
➢ Estar em conformidade com as normas de vigilância sanitária, evitando  assim multas decorrentes de um serviço não adequado e consolidando o negócio como seguro.
➢ Manter o cliente informado sobre as práticas de segurança e qualidade adotadas, agrega grande valor ao negócio.
➢ Construção de uma marca forte e respeitada pelo mercado e  pelo consumidor.

O aumento da satisfação e da confiança dos clientes e a consequente melhoria na imagem da empresa promove a fidelização dos consumidores e a consolidação duradoura no mercado.

Implementar um programa de Segurança dos Alimentos é essencial para que todos se sintam seguros e confiantes com o estabelecimento e não deixa de ser um diferencial que pode provocar um impacto bastante significativo nos resultado do negócio. Afinal, qualidade, higiene e segurança dos alimentos estão diretamentes ligados.

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Vania Konopa - Nutricionista, Pós - Graduada em Nutrição Clínica pelo GANEP, com ampla experiência na área de Nutrição,desenvolvendo trajetória em empresas de grande porte, nos setores hospitalar e serviços, com ênfase no gerenciamento de pessoas e processos.

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Vigilância Sanitária

 

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Dr. Êneo Alves da Silva Jr- Traz mais informações sobre as questões Sanitárias, através destas informações você pode estar atualizando-se, informando-se e fazendo um melhor controle - Sócio/Diretor da CDL .

 

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

  Dispõe sobre os padrões microbiológicos de alimentos e sua aplicação

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

Conheça as novas publicações da Anvisa:

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

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Receita

 

Canelone

Chef Paulo Porcaro


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Ingredientes

✔Ovos
✔ farinha de trigo (ou sêmola)
✔sal

 

Modo de Preparo


Para 100 gramas de farinha de trigo um ovo (60 gramas) e uma pitada de sal. Há quem goste como eu de um fio de azeite (isso equivale a 1 colher de café de azeite).

O recheio do nosso canelone foi a base de carne bovina (carne moída) com especiarias.

 

Ingredientes do Recheio


✔ 500 gr de miolo de acém (com 15 de gordura)
✔ 50 gr cebola roxa (picadas finamente)
✔ 2 dentes de alho
✔ 100 gr de pimentão vermelho (picado finamente)
✔ 100 gr de azeitonas pretas (prefiro pois são mais aromáticas, principalmente a azapa)
✔ 100 gr de tomate pelado
✔ Cheiro verde a gosto
✔ Sal e pimenta do reino (quanto baste)
✔ 40 ml de azeite

 

Modo de Preparo:

 

Refogue a carne moída com a cebola e o alho e vá incorporando todos os outros ingredientes até que a carne moída mude sua cor para ocre (eu sempre incorporo no finalzinho um pouco de roux* para espessar o molho e eliminar o excesso de água.

(*Espessante feito com farinha de trigo e manteiga)

Simples assim.

Bom apetite.

Chef Paulo Porcaro,
Nasceu em São Paulo em 1966 e aos 35 formou-se em gastronomia pela Famesp (faculdade método de São Paulo).
Especialização em cozinha italiana mediterrânea. Trabalhou em diversos restaurantes, foi chef instrutor em 2 institutos de gastronomia na formação de profissionais na área e atualmente tem o seu próprio bistrô (@brigadeia_bistro) localizado na VILA Guilherme zona norte de São Paulo.

LinkedIn: chef-paulo-porcaro
Instagram: @brigadeia_bistro
Instagram: @chefpauloporcaro

Broinhas de Fubá na Frigideira

Chef Guto Medeiros


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Ingredientes

 

✔ 12 ovos
✔ 2 xícaras (chá) e meia de fubá (ou até dar o ponto)
✔ 1/2 copo americano de açúcar
✔ 1 colher (café) de fermento químico
✔ 1 colher (sopa) de erva doce
✔ Meio copo de óleo
✔ 50g de goiabada Cascão em cubos

 

Modo de preparo

 

Numa vasilha Acrescente primeiro os ovos e em seguida os demais ingredientes .. por último o fubá e mexa novamente se necessário, utilize as mãos, O ponto da massa deve ficar parecendo uma massinha de modelar que não gruda na mão. Com o auxílio de uma colher de sopa, pressione e modele as broinhas ou faça.. manualmente. Disponha as broinhas numa frigideira antiaderente sem untar no fogo bem baixo com ela tampada.

Deixe cada broinha assando de 3 a 5 minutos para cada lado

 

Chef Guto Medeiros,
Chef Consultor e Sócio Proprietário da Chef Guto Medeiros Gastronomia, Formado Pelo SENAC e Membro F I C Brasilie, membro da RISTOWORLD ITALY, membro da F I C Italiana, membro da Associazone Provinciale cuichi Messina, professor em Gastronomia com diversos conceitos assinados e reconhecidos em Várias Instituições de Ensino pelo Brasil, teses aceitas e reverenciadas na área de Gastronomia , projetos em técnicas de reaproveitamento de alimentos na área de merenda escolar em várias Prefeituras no Estado do Rio de Janeiro, Eleito em 2016/2017/2018, melhor chef de Santa Catarina..Viaja o Brasil e a Varios Países do Mundo dando Workshops e Palestras na área de Gastronomia e Consultorias com total excelencia em A e B .. Hotéis, Bares e Restaurantes

Email: Chefgutomedeiros@gmail.com
Instagram: @chefgutomedeirosoficial
Facebook: Chefguto Medeiros
Página Facebook: Chef Guto Medeiros Oficial

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