EM FOCO Food Service - Oferecimento:

emfoco
Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp

O Impacto dos Relacionamentos na Eficiência e na Produtividade

Profissionais que se relacionam bem uns com os outros ficam mais seguros e motivados , por isso, conseguem realizar suas tarefas com maior competência.

Por Redação MN

emfoco

Os relacionamentos são importantes em qualquer área da vida, mas nas empresas são fundamentais pois, ninguém trabalha sozinho. E entre todos os tipos de relação, as profissionais costumam ser as mais delicadas, já que não podemos escolher quem serão nossos colegas de trabalho, chefes, equipe e clientes.

E problemas de relacionamento influenciam na produtividade, na motivação e na qualidade de vida, por isso, criar boas relações também faz parte do trabalho. Pois são as pessoas que movem as empresas e que estão por trás dos números, dos processos e de todo bom resultado. Logo, dá para entender a importância das relações humanas, não é mesmo?

Mesmo estimulando as boas relações, é normal que conflitos ocorram em qualquer circunstância. Chefes e gestores devem estar sempre atentos aos comportamentos de seus trabalhadores. Por isso, se surgirem diferenças e conflitos entre eles - Procurar promover o diálogo, evitando brigas e discussões - Investir e estimular os bons relacionamentos dentro da empresa.

Mas por que é tão necessário um bom relacionamento no ambiente de trabalho e porque impacta na eficiência e na produtividade?

Principalmente porque é por conta dele que os profissionais conseguem mais facilmente feedback honesto, apoio durante momentos de crise, uma divisão melhor das tarefas e melhora do clima organizacional.

No ambiente de trabalho, manter um bom relacionamento  com os colegas e superiores, garante uma maior produtividade. Isso porque, quando aprendemos a lidar com situações inesperadas, conflitos e pessoas de opiniões e visões diferentes, o trabalho flui melhor e mais rápido.

Quando não possuímos uma boa comunicação entre os nossos, em ocasiões de adversidade, dificilmente algum colega oferecerá ajuda ou sentirá empatia, já que a convivência não é harmoniosa.

Para desempenhar sua função com êxito, é importante que o relacionamento entre os profissionais seja aprimorado e posto em prática dia após dia. E um bom clima organizacional é fundamental para o sucesso das empresas e qualidade de vida dos trabalhadores.

Porém, é necessário que cada colaborador entenda o papel ativo que possui na criação e manutenção de um ambiente onde haja respeito e cordialidade, porque  o ambiente de trabalho favorece as relações, o contato com os diferentes, a aprendizagem e a troca afetiva. Dentro do ambiente profissional, o bom relacionamento é de extrema relevância, pois colabora para uma harmonia dentro do trabalho.

Vale a pena investir nos Bons Relacionamentos!

Quanto melhor for a relação dos colaboradores maiores serão a capacidade produtiva e o atingimento de metas com maior eficiência, por isso cada vez mais tem se buscado promover relacionamentos saudáveis nas empresas, possibilitando a prevenção de problemas, a antecipação de soluções e a visão de novas possibilidades. Trazendo sucesso e bem-estar para as empresas e seus profissionais.

 

Estamos com você, trazendo novidades, informações e notícias para o seu planejamento, para sua atualização e reciclagem, trazendo as tendências, os melhores fornecedores, as legislações sanitárias, as feiras, congressos e cursos do setor, conectando você ao Mercado de Alimentação. Acompanhe-nos e compartilhe.

Oferecimento da Seção

banner
Atualidade

FOOD SERVICE

Inaugurações de Unidades - Qual a Importância da Presença Técnica para Surpreender os Clientes

Por Kelly Souza

descrição da imagem

Pensando em Food Service, no cenário mundial, a emergência do campo da Nutrição é um fenômeno consideravelmente recente. A atuação do nutricionista frente a Unidades de Alimentação e Nutrição se dá pelo alinhamento e harmonização entre clientes, materiais e recursos financeiros no planejamento e na produção de refeições. E este profissional, atua em todas as vertentes das concessionárias fornecedoras e produtoras de alimentação coletiva.

Seja na Produção, Operação, Planejamento, Suprimentos, Qualidade, Comercial, sempre o Nutricionista está envolvido.

E seguindo na área de vendas, é uma onda de vibrações positivas quando fechamos um novo cliente.

Não é simplesmente um contrato de prestação de serviços. Vendemos sonhos, expectativas, a oferta é de inovação e personalização. Queremos envolver, contagiar nossos clientes! Levar uma experiência única, e elevar esse nível.

É sempre um desafio nas unidades de alimentação, e nossa atenção nas inaugurações se dá lá ainda quando a proposta técnica foi iniciada, nas negociações.

De suma importância o envolvimento de todas as áreas na produção da proposta, layout, cardápios. Afim de definirmos o melhor caminho a seguir. Batido o martelo, vamos alçar voo.

E acreditem, um dos maiores custos de investimentos numa inauguração, fica destinado a cozinha e estrutura de distribuição. São necessários equipamentos e utensílios que comportem as operações intensas, como são.

Uma maneira de planejar sua cozinha é de acordo com os serviços do seu restaurante. Uma cozinha mal planejada, resulta em custos altos e desnecessários, produção lenta, mal distribuição no salão, contra fluxo, dificuldade de divisão de áreas e departamentalização da área de produção.

Portanto, é realizado um planejamento, estrutura de inauguração, com responsabilidades, datas de entregas, fornecedores. Visitas técnicas ao cliente são realizadas para viabilizar reais necessidades de equipamentos e layout.

➤ Qual item de cadeia quente/fria, e demais estrutura de equipamentos e relatório Ponto 0 – Acompanhamento de Técnico de Manutenção especializado e time de projetos;
➤ Lista de Utensílios;
➤ Cronograma de pedidos de acordo com cardápio;
➤ Captação e seleção de Mão de obra;

São muitos detalhes para o grande dia.

Tantos detalhes, e no dia da inauguração o anseio é “Surpreender o cliente”. Fazer valer cada segundo do final de semana que foi intenso, com um time de apoio preparado e focado na implantação.

Para tudo isso acontecer e mitigarmos possíveis falhas, é necessário a presença de um front line técnico. E não é só Nutricionista. Falamos também: Equipe de elétrica do cliente, Arquiteto, Chef de cozinha, Segurança do Trabalho, Qualidade, técnicos responsáveis por instalar os balcões e demais e equipamentos.

Todo time técnico é crucial para o sucesso da implantação. E o Nutricionista é o profissional que visa à garantia do controle de qualidade do alimento e de realizar planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação do local, por isso toda unidade de alimentação, deve tê-lo no quadro.

Enfim, é um trabalho a quatro mãos, com muito cuidado, alinhamentos, e o desejo de uma parceria duradoura, saudável, transparente, levando sempre refeições de qualidade, saudáveis, com toque gastronômico, com um olhar atento em inovações e tecnologia, pensando em sustentabilidade e meio ambiente.

“Quando lidar com pessoas, lembre-se que não está lidando com criaturas de lógica, mas sim, criaturas de emoção.”  Dale Carnegie

emfoco

Kelly Souza - Nutricionista Gerente de Operações B&I - Regional SP Massima Alimentação - 15 anos de carreira, atuando em empresas de grande porte no seguimento de Food Service. Formada em Nutrição na FAMINAS, com especialização em Qualidade e Gestão Estratégica, e pós graduanda em Comportamento Alimentar. Criadora do Projeto MoveMente com foco em Mindfull Eating e Comportamento Alimentar, para pessoas que buscam fazer as pazes com a comida e o corpo, através de um comer consciente (@nutri_kellysouza) - Por uma Nutrição mais gentil, acolhedora, humanizada e compassiva.

Sustentabilidade

Projetos e Arquitetura Sustentável: Quais os Benefícios para os Proprietários de Negócios de Alimentação Foodservice

Por Ivim Pelloso

emfoco

Quando nos deparamos com o tema Arquitetura Sustentável, logo pensamos: Uso de materiais, acabamentos e elementos que não geram resíduos, que sejam leves e que principalmente não agridam o ambiente. Pois bem. Eu também concordo!

Porém, devemos ter atenção especial aos Projetos de Arquitetura Sustentável voltados para negócios em alimentação. Sabe-se que o índice de mortalidade de bares e restaurante sempre foi gigante. Números anteriores a pandemia, demonstram que 50% dos estabelecimentos fecham em 2 anos e 90% fecham em 5 anos. Um número que temos que exterminar. E a única forma é implantando projetos sustentáveis.

Mas Ivim, como assim? Projetos de negócios que sejam sustentáveis, que eles consigam se sustentar e que tenham vida longa. Conto aqui pra vocês que a minha missão de vida e também das minhas empresas FSone e KITCHAIN é exatamente essa. Planejar e gerar conteúdo para negócios em alimentação tenham longevidade! E para isso, não existe mágica!

Um projeto bem dimensionado, com fluxos de acordo com a operação, com áreas e equipamentos especificados para atender aquela demanda. Uma operação enxuta, criteriosa, com processos bem estabelecidos. Uma operação que é planejada, controlada e que nasceu com inteligência, é garantia de sucesso! Essa operação certamente teve um custo de implantação mais alto, porém tem custo operacional (MUITO mais baixo) e isso faz com que o retorno do investimento seja bem mais rápido.

Já parou pra pensar que o que mata é o custo operacional? Quando empreendedores buscam um projeto Funcional com a nossa empresa, não tem consciência ainda dos custos fixos e variáveis contidos na operação. E ai quando a operação começa, principalmente se tratando de operações convencionais (aquelas sem uso de tecnologia), a conta não fecha. Por isso, o numero de mortalidade absurdo.

Além dos custos, alguns empreendedores e gestores não tem afinidade com a operação o que resulta em um exagerado volume de resíduos. Na minha opinião, resíduo é falta de controle. Veja o trecho do meu livro: Food Service One: “Este capítulo visa conscientizar os operadores, investidores e gestores que o desperdício é reflexo de falta de gestão e controle da produção e distribuição dos alimentos. A falta de controle desses custos pode levar à falência e, em sua maioria, são medidos por meio da quantidade de lixo gerada na sua unidade, dentre outros motivos gerenciais de controle”.

(PELLOSO, Ivim e Amauri. Food Service One. Planejamento Projeto e Gestão de Negócios em Alimentação. Ed. 01. São Paulo. Ed. Literare Books, 2019).

Da mesma forma, quando um cliente me pede indicação de um redutor de lixo ou reciclador eu logo penso: Não tem controle da operação. É importantíssimo aqui, planejar, conhecer seu cliente, preparar, armazenar e distribuir corretamente.

Vá a busca de empresas como a FSone, que possam avaliar e construir processos junto com a sua operação! Implantar técnicas de preparação antecipadas: Cadeia fria, cook chill ou sous vide, são técnicas que garante qualidade, segurança e uma experiencia incrível para o cliente. Além disso, promove uma eficiência incrível para o seu negócio. Não é um trabalho rápido, muito menos fácil. Vai te tirar da zona de conforto, mas vai te trazer o controle do seu negócio. (Pensamento lean, é o futuro).

Quando retomamos ao assunto Arquitetura Sustentável ao pé da letra, também precisamos pensar em materiais e construções sustentáveis, como eu citei no início desse texto.  Para esse contexto, deve-se conhecer sistemas construtivos que gerem menos resíduos, que sejam leves, eficientes. Materiais de construção como: steal frame, materiais modulares, estruturas off-site, são o futuro! Elas garantem a qualidade e agilidade da obra com uma manutenção predial bem mais baixa do que materiais convencionais (entra ai novamente a questão do custo operacional baixo – OPEX ↓).

Depois disso temos que pensar no reuso de água, aquecimento através de placas solares, cogeração de energia elétrica. Todos esses sistemas garantem um retorno rápido do investimento e garante OPEX reduzido.

Conheça mais 4 tópicos que vão te ajudar:

- Instalação de lavadora de louças que garante o menos custo de mão de obra, gasto com água e produtos químicos: Enquanto uma pessoa demora 10 minutos pra lavar 20 pratos e gasta 20 litros de água. Uma lavadora lava em 2 minutos e gasta 2litros de água. Fez a conta? Fora que o utensilio sai limpo e seco, com possibilidade de quebra muito reduzida.

- Um equipamento de cocção com tecnologia, bem dimensionado e sem fogo como frigideiras basculantes e fornos combinados: Garantem uma cocção 50% mais rápida, com custos de energéticos com 50% de economia e com zero desperdício.

- Utilização de água quente: Auxilia na higienização das mãos, utensílios, equipamentos e superfície, minimizando o uso de produtos químicos.

- Instalação de um piso de qualidade: Agiliza a movimentação operacional dos carros de transporte, melhora o escoamento, melhora a vida do colaborador!

Temos ainda muito mais dicas e detalhes relacionado a esse assunto.

Fico a total disposição para trocar experiencias sobre esse tema!

Fale comigo no @ivimpelloso.

emfoco

Ivim Pelloso - Atua há 19 anos no Food Service com consultoria e projetos para cozinhas industriais e restaurantes. Tem formação acadêmica em nutrição, arquitetura e MBA em empreendedorismo e inovação. É sócia executiva da Placontec| FSone e fundadora da plataforma KITCHAIN. É curadora e professora da EGG-Escola em Gestão de Negócio da Gastronomia. É autora do livro FOOD SERVICE ONE, lançado em julho/2019 e é apresentadora do Programa Cozinha Quatro Ponto zero na Band.

Publicidade

Qualidade
de Vida

Qualidade de Vida

Gastronomia Saudável e Sustentável: Pense Nisso

Por Laura Magrini Luiz Alonso

descrição da imagem

Uma das formas mais revolucionárias de mudança é através da alimentação. O que comemos tem o poder de mudar o mundo. E como isso acontece?

Me arrisco a utilizar uma metáfora: Pense como um carretel de linha todo enrolado, este é o prato que você consumiu. Mas se começarmos a desenrolar esse carretel poderemos descobrir o tamanho da linha, algumas imperfeições, podemos imaginar qual foi a matéria-prima utilizada e quantas pessoas foram envolvidas desde a fabricação até a entrega. Será que gostaríamos das informações apresentadas?

Até a tão esperada refeição acontecer, muitos caminhos foram percorridos ao longo da rede de produção, alguns inimagináveis, surpreendentes e outros nem tão bonitos. Se queremos ser protagonistas da nossa saúde, devemos considerar o entendimento deste percurso e cabe ao setor de alimentação buscar a transparência de informações e melhores práticas.

A gastronomia é revolucionária e pode fazer muita diferença na saúde das pessoas e do planeta, através de uma participação ativa ao longo da produção e consumo. O diretor geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), José Graziano da Silva, enaltece a importância dos profissionais do setor, que podem influenciar consumidores, incorporar ações que minimizam os impactos ambientais e atuam como protetores dos ingredientes que compõem preparações e dietas alimentares.

O termo “Gastronomia Sustentável” está em alta e, não me entendam mal, mas a palavra sustentabilidade vem sendo utilizada de forma tão banal que encontramos por aí grandes divergências entre a fala e a prática das organizações. Algumas se intitulam sustentáveis pelo simples fato de realizar coleta seletiva, ora bolas, esta prática é uma obrigação instaurada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e não uma ação super bacana.

Acredito que o ponto de partida seja incorporar a sustentabilidade como um valor no negócio. Um valor é algo que não abrimos mão, certo? É algo que nos norteia. Pronto, eis um começo... e desse ponto, são tantos os desdobramentos!

Ao invés de listar aqui algumas práticas, me atrevo a colocar algumas perguntas para reflexão e espero que gerem ideias que possam ser aplicadas:

➤ Como o cardápio impacta na gestão, logística, uso de recursos e consumo em seu negócio?
➤ Os ingredientes orgânicos realmente são distantes da realidade? Existe a possibilidade de utilizar um percentual deles? Existem fornecedores locais?
➤ A sazonalidade dos alimentos é um fator considerado? Como podemos gerar oportunidades utilizando a safra nos cardápios?
➤ De onde vem os ingredientes? Existem espécies em risco de extinção? A prática de cultivo é exploratória ou predatória? Existe incentivo ao uso de ingredientes oriundos de comunidades tradicionais?
➤ Consigo incorporar o aproveitamento máximo dos alimentos e potencializar o sabor? Já foram observados os impactos do desperdício nos resultados financeiros?
➤ Os equipamentos utilizados para a produção de refeições podem impactar o meio ambiente de qual forma? Existem medidas de mitigação?
➤ Quais são as obrigações legais que permeiam o negócio?
➤ As embalagens de entrega são descartáveis? Existe a possibilidade de incluir a circularidade neste processo?
➤ Como envolver todas essas questões e conseguir passar uma mensagem consistente ao meu cliente?

Toda essa reflexão pode trazer mudanças em áreas como:

➤ Gestão operacional;
➤ Logística;
➤ Ciclo produtivo;
➤ Uso de energia;
➤ Origem dos produtos;
➤ Redução de desperdício;
➤ Alteração no cardápio.

A princípio, as mudanças assustam e podem gerar insegurança, mas identificando bem os pontos de melhoria, planejando os passos e implementando com cuidado e atenção, certamente será benéfica para o negócio, consumidores e meio ambiente.

emfoco

Laura Magrini Luiz Alonso - Nutricionista. Fundadora da Cultiva.Eco (@cultiva_eco), uma empresa que atua em serviços de alimentação com foco em gestão da qualidade e sustentabilidade. Com especialização em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos e Gestão Integrada da Qualidade, Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Docente em cursos de pós-graduação. Conselheira no CRN-3 (Gestão 2020 – 2023).

Informe Publicitário

BELGIAN WAFFLE & PANCAKE MIX

 

emfoco

Cada vez mais querendo novidades, o mercado está sempre pensando em itens que se diferenciam na área e que sejam capazes de cativar os consumidores.

A Nutripur apresenta ao mercado brasileiro uma nova experiência em produtos alimentícios, com suas soluções diferenciadas, produtos que vêm sendo predominantemente consumidos em países Europeus e também expressivamente nos Estados Unidos, como é o caso do consumo de waffles.

✔ Produto inovador com sabor diferenciado no mercado.

✔ Fácil de preparar, necessitando apenas adicionar água.

✔ Versátil, podendo ser preparado em forma de waffles ou formato de panquecas.

✔ Produto assume uma característica crocante e dourada após assado.

 

Saiba Mais...

COMEMORAÇÃO

 

O Mercado de Alimentação Food Service
Mais Forte Com a Liderança Feminina

Março - Mês de Celebrar e Homenagear!
Temos Muito Orgulho das Colunistas MN! ★★★★★

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Marcia Melo ColunistaMN
Mulheres se destacam em qq área de atuação, especialmente no foodservice, somos ótimas planejadoras e boas formadoras de equipes vencedoras!
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Zoraide Gutierrez ColunistaMN
Quero homenagear a todas as mulheres extraordinárias, decididas e poderosas que constroem o dia a dia no mercado de trabalho.
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Maria Carolina ColunistaMN
Uma mulher de bem consigo mesma aceita cumprimentos críticas graciosamente, porque sabe que uma flor precisa tanto de sol quanto de chuva...
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Graça Albarado ColunistaMN
A mulher, graças a sua criatividade e ao detalhismo que lhe é peculiar, é capaz de desenvolver a alimentação em suas diferentes perspectivas,...
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Camila Volpato ColunistaMN
Ser mulher no mercado food service é enfrentar muitos desafios , é lutar contra preconceitos e assédios . Pois é ainda enfrentamos machismo. ....
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Fernanda Cancian ColunistaMN
As mulheres conquistam o mercado de trabalho e assumem papéis de liderança em todo lugar. No mercado ....
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Fernanda Amorim ColunistaMN
A presença da mulher é fator capaz de promover a diferença no desenvolvimento de negócios no mercado de food service.....
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Ivim Pelloso ColunistaMN
Papeis fundamentais que precisam existir para mudar o rumo do foodservice. Aqui as mulheres devem continuar e crescer ainda...
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Vania Konopa ColunistaMN
A cada dia, a mulher conquista o reconhecimento que lhe é devido como protagonista que sempre foi nos mais...
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Thais Tami ColunistaMN
Nós mulheres temos um modo mais sensível, maternal e mais intuitivo de liderar. Além disso, temos um dom natural para....
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Fatima Corradini ColunistaMN
O mercado de food Service tem como protagonista o universo feminino que traz com toda sua competência uma peculiaridade...
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Clélia Iwaki ColunistaMN
A nossa crescente participação, mais do que um movimento de apoio a equidadede gêneros, no meu ponto de vista,...
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Kelly Souza ColunistaMN
A mulher no mercado food Service, está muito além do trabalhar no segmento alimentar....
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Tassiana Rozon ColunistaMN
Cada vez mais as mulheres conquistam o reconhecimento merecido como protagonista em diversas áreas...
Leia mais...

descrição da imagem

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Patricia Souza ColunistaMN
O Papel da Mulher no Mercado Food Service, é importantíssimo e a sua atuação neste que setor vem crescendo...
Leia mais...

 

Oferecimento da Seção

banner
Economia

Investimento

Mentoria Corporativa - Qual a Importância das Empresas de Alimentação Investirem para melhorar a Performance

Por Diogenes Carvalho Lima

emfoco

Me sinto à vontade para tratar deste assunto, pois me preparei para isso. Sou mentor de carreira e negócios e Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Sou executivo e C-Level desde 1998, respondendo diretamente para CEOs ou Presidentes das empresas que trabalhei.

Sou Vice-presidente do Conselho da Live University (IBRAMERC), Membro do Board Club, Vice-presidente de Inovação e Tecnologia da HUBRH+ e Membro do Comitê Executivo da Rede do Bem Brasil.

Respondendo à pergunta desde artigo, é de fundamental importância que não somente as empresas de alimentação, mas todas as empresas invistam em Mentoria Corporativa, Conselheiros Consultivos e aquelas que puderem constituírem um Conselho de Administração.

Os 2 primeiros trazem o ambiente externo e as melhores práticas para dentro da empresa de forma independente e “filtrada” com base na experiência do Mentor ou Conselheiro, já o terceiro contribui para a melhor Governança Corporativa da empresa.

Só por essa “oxigenação” já valeria o investimento. E mais, o custo de se ter um Mentor ou Conselheiro com a expertise necessária para alavancar os resultados da empresa são mais baixos que os de uma contratação direta de um executivo, que pelo fato de estar na estrutura da organização sofrerá as “pressões” por resultado e ações do dia-a-dia.

Mentoria vem do termo inglês Mentoring. A Mentoria é uma ferramenta de desenvolvimento e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.

O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho e de negócios da pessoa que estará sendo ajudada.

A Mentoria inclui conversas e debates. Este processo possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira do profissional e das ações empresariais

O Mentor utiliza o potencial do mentorado (pessoa ou negócio) para impulsionar a inovação, a criatividade e a busca de seus objetivos, tornando-o mais competitivo.

O interessante é que o benefício da mentoria não é exclusivo para o “aprendiz”, o Mentor recebe grande motivação, sentindo que está contribuindo para o crescimento profissional e corporativo, e claro por muitas vezes acaba por conhecer um novo negócio de forma mais completa.

Quando a mentoria é aplicada ao negócio, o principal objetivo do Mentor é contribuir de forma direta nas ações táticas e estratégicas da empresa, buscando e gerando soluções para o aumento da competitividade, desenvolvimento da empresa e das pessoas e o crescimento sustentável.

O Mentor trás do externo e da sua experiência pontos importantes para o debate saudável e independente, pois é capaz de contribuir com os seguintes aspectos da gestão empresarial:

● Diagnóstico geral da organização, com análise e entendimento da Gestão de Custos e de Vendas

Assessment das Equipes - Avalição da prontidão de um profissional ou mais profissionais para um novo cargo e/ou identificar seus pontos fortes e suas principais necessidades de desenvolvimento.

Desenho do Perfil Profissional para os cargos de liderança

● Desenvolvimento Profissional - Melhoria de comprometimento e retenção de talentos. Melhoria das competências críticas num curto espaço de tempo através de uma rápida e efetiva progressão/promoção

Visão para identificar Novos Negócios (Cross e Up selling)

● Conecta a empresa e a outras empresas, pessoas e negócios

● Pode contribuir para acelerar a Transformação Digital

● Analisa o cenário de sucessão, seja de executivos ou mesmo de familiares, visando a aceleração da preparação para um próximo nível

● Capacidade de identificar talentos internos

● Possui conhecimento expandido de talentos com visão estratégica

Proposição de cursos e treinamentos de aperfeiçoamento para mudar o patamar de qualificação dos colaboradores


Consulte um Mentor para contribuir com sua empresa. Juntos somos mais fortes e vamos mais longe.

emfoco

Diogenes Carvalho Lima - Diretor comercial e marketing da Novitá Alimentação Empresarial - Especialista em Supply Chain Management e Governança Corporativa, com diversos cursos e estágios no Brasil e no Exterior. 37 anos de experiência em alimentação e serviços, com sólidos conhecimentos nas áreas de Vendas, Compras, Logística, Operações e Governança Corporativa (Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC). Conselheiro do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (LiveU), Conselheiro da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities), Mentor do Programa de Mentoria Colaborativa Nós por Elas, Embaixador do LeaderX e Membro do Comitê Executivo da Rede do Bem Brasil. Professor de Graduação e Pós Graduação, Autor do Livro Planejamento e Controle Orçamentário e co-autor de diversos livros

Gestão Positiva

emfoco

Agradecemos a participação de todos na

Pesquisa Gestão Positiva do Restaurante

 

emfoco

A sua contribuição, respondendo a pesquisa sobre o que precisa ou gostaria para melhorar a gestão do restaurante e dos serviços de alimentação foi fundamental, ela servirá como base para o desenvolvimento de ferramentas que auxiliarão na melhoria da gestão dos restaurantes e serviços de alimentação.

 

emfoco

 

Parabenizamos as ganhadoras do sorteio do livro:

 

Marisa Ogura e Fátima A. Castanheira

 

Sua participação foi muito importante! Continuem sempre conosco!

 

Corporativo

ESTAMOS VOLTANDO EM QUE CONDIÇÕES??

Por José Roberto Sevieri

emfoco

Todas estas complicações sanitárias foram muita severas com todos e ainda mais com alguns setores específicos como feiras de negócios e eventos corporativos e sociais.

Muitas empresas destes universos não aguentaram e não estão mais abertas para compartilharem as suas experiencias e bons serviços. Algumas tradicionais simplesmente deixaram de existir.

E agora, aos poucos, estamos entrando em um caminho que vai nos levar a normalidade lá na frente.

Mas não é um itinerário simples. É muito complexo. A experiencia mostrou como tudo deveria ser feito dentro das condições existentes.

Hoje tudo mudou e o passado de sucesso virou pó.

Teremos que fazer mais com menos, o que certamente levará a restrições orçamentárias.

E as escolhas são sempre sobre as que o cliente não vê, pois a sua visão está na recepção, decoração, conforto e etc.

E estes cortes virão na qualidade do que vai ser servido na mesa e nos copos bem como na estrutura de serviços.

Onde tinham três bombeiros será apenas um. Em vez de dez seguranças se faz o evento com quatro ou cinco. Em vez de quinze garçons e dez copeiras se utiliza a metade e para manter o brilho com valores menores apresentam-se artistas com ações baratas e que encham os olhos, usando fogos de artificio em ambientes fechados.

Claro que a preocupação com segurança diminui ou acaba e as pessoas que vão se divertir podem nem voltar com vida para o convívio dos seus familiares. É uma responsabilidade gigante.

Claro que terão que fazer cortes, mas elejam ao menos duas listas - a que pode cortar e a que não pode - a vida humana está nesta segunda hipótese.

emfoco

José Roberto Sevieri - Técnico de Segurança do Trabalho, Administrador de Empresas, Promotor de Congressos, de Feiras de Negócios e Colunista MN da Marketing Nutricional www.promafeiras.com.br

INFORMATIVO

Território da Carne promove debate sobre o comportamento do consumidor, gestão, inovação e rastreabilidade durante a ExpoMeat

blog

Evento promovido em parceria com o Sebrae trará um conteúdo singular sobre tendências, tecnologia e comportamento do consumidor de carnes, além de cases de sucesso com experiências de experts do setor.

A cadeia de produção animal brasileira é significativamente grande e com inúmeras vertentes a depender do tipo de espécie produzida, região geográfica e bioma, sistema de produção adotado, tipo de processamento, bem como o consumidor alvo a ser atingido.

O consumidor está cada vez mais atualizado, com acesso a informações e, como consequência, mais exigente quanto à qualidade da carne que coloca em sua mesa. É por isso que, pela primeira vez, a organização da ExpoMeat, evento que será realizado entre os dias 15 e 17 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), reuniu especialistas e agentes de toda a cadeia da carne para trazer importantes reflexões e ferramentas para serem colocadas em prática.

Em parceria com o Sebrae, o Território da Carne - uma Startup que nasceu da preocupação com o alto desperdício de carne e que busca democratizar o conhecimento por um consumo de carne mais consciente - promoverá o painel "O futuro do varejo de carnes e outras proteínas: Gestão, Inovação e Reastreabilidade”.

Tendências e comportamento de consumo de proteína animal, os fatores que impactam a qualidade da carne, rastreabilidade, o novo mercado digital para a venda de carnes e a mais alta tecnologia envolvida na produção e comercialização final serão alguns dos temas apresentados por especialistas do setor.

Além das palestras, serão promovidas mesas redondas compostas por médicos e profissionais da saúde, além de profissionais de Zootecnia e Veterinária, que vão abordar - de forma inédita - a relação entre o consumo de proteínas animal e vegetal com a saúde humana -  tudo isso embasado no que há de mais recente na ciência.

Leia Mais...

EXPOMEAT

EXPOMEAT 2022 - Mais sobre a Feira

blog
SÃO PAULO SE PREPARA PARA - EXPOMEAT 2022: TECNOLOGIA PARA O SETOR DE PROTEÍNA ANIMAL

A FEIRA COMPLETA DA INDÚSTRIA DA CARNE QUE REÚNE TODA A CADEIA EM UM SÓ LUGAR, FAÇA PARTE DA EXPOMEAT E VAMOS JUNTOS FORTALECER A INDÚSTRIA DE PROTEÍNAL ANIMAL E VEGETAL

Saiba Mais...

Colunistas MN

Temos Muito Orgulho dos Nossos Colunistas MN

Empresário - José Sevieri Colunista MN

 

Nutricionista - Caroline Trevisan Colunista MN

 

Empresário - Francisco Assis Colunista MN

 

 

banner

Medidor de Atividade de Água - Humimeter RH2

Fornecedor

Gestão de compras para restaurante

Produto, Qualidade e Preço para o Decisor de Compra do Mercado de Alimentação através do OFFe Marketing Nutricional!

      OFFe Ofertas & Soluções

- o Guia de Compras do Restaurante -

Entre em contato conosco, que tal batermos um papo sem compromisso?

 

Fornecedores & Soluções - Produtos, Serviços e Consultoria Técnica

Com a procura constante dos Compradores por Fornecedores Qualificados e Técnicos no setor da alimentação, o Marketing Nutricional oferece aos gestores de serviços de alimentação, uma ferramenta de consulta fácil e atualizada: OFFe Ofertas & Soluções.

Solução desenvolvida para que Restaurantes Comerciais, Cozinhas Industriais, Cozinhas de Hospitais, Restaurantes de Hotéis, Padarias, Lanchonetes, Redes de Fast Food entre outros Serviços de Alimentação possam ser beneficiados na questão Compra e Qualidade que só o bom Fornecedor pode oferecer através do OFFe Ofertas & Soluções.

Veja aqui - Conheça e Consulte a cada pedido!

Seção Marketing

banner
Marketing

Comunicação

Marca - Ampliação - Modernização: Como conciliar o crescimento empresarial e manter a essência que a marca foi fundada

Por Alexandre Silva

emfoco

Tudo está em constante mudança, as empresas e marcas:

Precisam de conexões com o seu público alvo;

Precisam de flexibilidade para atender os desejos dos seus consumidores;

Precisam se conectar de várias formas possíveis;

Precisamos criar marcas fortes e com presença na vida e cotidiano das pessoas;

Com posicionamentos e organização constante em suas estruturas;

Precisa de uma marca com propósito, funcionalidade, e consequentemente com engajamento.

Para ampliar os negócios e expandir a participação em seu mercado de atuação, as empresas precisam de profissionais apaixonados pelo que fazem, certamente esses profissionais se encarregarão de fortalecer a marca aonde passar.

As empresas precisam “garimpar” e valorizar essas “joias” e consequentemente manter a essência que a marca foi fundada.

Pessoas apaixonadas, tem um zelo diferenciado, tem “dor de dono”, tem verdadeiramente o “gostinho” de quero mais, preciso fazer mais, consigo entregar mais... e isso não soa como obrigação e sim como: eu faço parte desse legado.

Entender o consumidor/cliente é analisar as informações sobre ele e suas necessidades de compra ou contratação de serviços.

Tem que ter uma Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM), para registrar e analisar todas as informações, além de conseguir realizar a comunicação de forma inteligente e significativa.

Precisamos por habito acompanhar as tendências do mercado, analisando e monitorando a concorrência. Temos que manter está rotina de análise, além de aprendermos com os erros e acertos ao nosso redor e extrair as melhores práticas e comportamentos em nosso segmento de atuação.

Costumo dizer em grande parte dos meus artigos:

“Se todos estiverem comprometidos e felizes, tudo vai cooperando para o sucesso da empresa.”

Grande abraço!

Obs.: Este ARTIGO é, único e exclusivamente de caráter pessoal.

emfoco

Alexandre Silva - Graduado em Administração de Empresas e Marketing, MBA em Gestão de Processos e Projetos e MBA em Gestão de Pessoas (Líder Coach) e Comunicação. É especialista em Serviços de Alimentação e Facilities, atuando há 23 anos como executivo nas áreas: Comercial, Marketing, Relacionamento com Clientes e Operacional (12 anos como gestor). Também é Mentor executivo e empresarial, há 12 anos na DOM Mentoria e Supera Consultoria. Head Comercial, Marketing e Projetos na Viva Food Soluções em Alimentação.

FOOD SERVICE

Empresa Aposta em Saudabilidade

emfoco

A Camponesa, marca de lácteos da Embaré, traz uma grande novidade para sua tradicional linha de leite em pó. Seus leites integral e instantâneo na versão 800g, ganharam um mix de nutrientes especial para suprir as principais necessidades nutricionais dos brasileiros. Além de trazer todos os benefícios do leite puro do campo, os produtos agora são fonte de Vitamina A, C, D e E e enriquecidos com cálcio, ferro e zinco.

A Embaré tem priorizado a saudabilidade em seus desenvolvimentos, oferecendo produtos com ingredientes que possam trazer benefícios nutricionais e funcionais para o organismo, sem deixar de lado a manutenção da qualidade e do sabor. O leite em pó Camponesa é um alimento completo, pois oferece em sua formulação apenas leite integral mais vitaminas e nutrientes essenciais à saúde”, comenta Adriana Antunes, gerente de marketing da Embaré.

Tradicional na venda de leite em pó, a Camponesa se destaca no cenário nacional entre os grandes players. De acordo com a Euromonitor, a Camponesa é a quinta maior marca de leite em pó do Brasil, com 4% de participação de mercado. Com base em dados divulgados pelo Instituto AC Nielsen, a Camponesa, presente hoje em todo o Nordeste, possui significativa fatia de mercado em Pernambuco: 67,7%, está entre as quatro primeiras marcas de leite em pó mais vendidas do país e entre as 3 primeiras no nordeste.

“Temos realizado um trabalho consistente ao longo dos anos, investindo continuamente em inovação, pesquisa e desenvolvimento para aprimorar nossos processos e garantir que a indústria entregue o melhor produto aos nossos consumidores. Fomos a indústria pioneira na fabricação do leite em pó de saquinho no Brasil, ajudando a democratizar o produto. É motivo de muito orgulho para nós ver o reconhecimento da marca Camponesa no mercado”, destaca André Antunes, diretor comercial da Embaré.

A companhia avança no projeto de ampliar a participação no mercado interno de lácteos com a produção de leite em pó. No ano passado, a Embaré arrendou uma fábrica em Patrocínio(MG) com foco na expansão de vendas, permitindo um aumento de 16% da sua capacidade de processamento diário, atingindo a casa dos 2,8 milhões de litros de leite/dia.

Também de acordo com a Euromonitor, para o período entre 2021 e 2026, o instituto projeta um crescimento médio do segmento de 1,7% em volume vendido ao ano, e aumento de 3,8% em receita - sem incluir a inflação.

“O cenário que vivemos tem sido bastante desafiador, com aumento da inflação, alta nos preços dos insumos e a recessão econômica causada pela pandemia. Apesar de todas as adversidades, temos realizado um trabalho bastante consistente para mantermos competitivos no mercado e, por isso, estamos confiantes que conseguiremos atingir bons resultados esse ano”, afirma André.

Fonte: Camponesa

Mercado

Vinhos e Harmonização - Como os restaurantes devem melhorar as experiências dos Clientes

Por Vanessa Vaz

emfoco

O vinho tem sido uma das bebidas que mais tem ganhado adeptos nos últimos tempos; com isto a curiosidade e a descoberta das potências da harmonização, têm ampliado o potencial dos restaurantes  para aumento das margens de lucro e da experiência potencializada. A bebida têm excelentes margens e o mínimo de serviço para ser levada ao cliente;  que tem  apreciando cada vez mais o vinho, quando ele vem harmonizado com o prato, o restaurante não esta simplesmente vendendo comida e bebida e sim a experiência de potencializar as características e as notas da bebida com cada característica do prato. Um casamento feliz!

A Harmonização é uma prática que deixa a refeição mais prazerosa, hoje temos uma proposta de descomplicar o vinho. Isto está levando o vinho, para além dos restaurantes, para os bares também! O cliente que está curioso pelo universo de Baco nem sempre tem o conhecimento, mas tem a vontade; então o estabelecimento que tiver uma carta de vinhos, por mais simples e reduzida que seja, vai agradar mais e vender mais.

Um cardápio que acompanha uma boa carta de vinhos,  deixa o cliente mais próximo do consumo, a dica é simples: para cada prato uma dica de harmonização; no mínimo o cliente vai ficar curioso para ver a carta de vinhos do restaurante ou do bar. A simplicidade e a facilidade fazem aumentar o consumo.  Atualmente o empresário não precisa manter na casa um sommelier,  ele pode comprar uma harmonização para o seu cardápio, com uma consultoria de um profissional da área, um sommelier ou um enólogo.  Uma carta assinada trás credibilidade e a certeza da combinação infalível. O mesmo profissional ou consultoria, pode treinar a equipe de atendimento para dar as dicas e falar um pouco de cada prato e cada harmonização. Isso envolve o cliente, ele procura aquilo que foi dito em sua degustação.

O cliente por sua vez entra em um universo sem volta, comer uma salada mix de folhas verde camarões, regada com um vinagrete de tangirina e harmonizar com um vinho que tenha a uva Verdicchio,  torna tudo mais potente, não vamos entrar no mérito da harmonização em si, mas com ela traz uma experiência marcante para o cliente. Em um próximo artigo podemos tratar dos detalhes. Como comentei acima, hoje os bares de vinho estão em alta. Imagine uma pizza com vinho; pizzas pedem vinhos descomplicados e com acidez (frescor) por conta do molho de tomates;  vinhos como Merlot Chileno.  Um dadinho de queijo, fritura (untuosidade) e sabor forte, pedem um Montepulciano, por exemplo...e assim milhares de combinações deliciosas.

O cardápio todo pode ser harmonizado, das entradas à sobremesa, prática que têm ganhado adeptos; uma sobremesa bem harmonizada leva o cliente para um patamar de experiência única, para isso não precisamos trabalhar somente com os clássicos e mais caros (ou pouco acessíveis); esses vinhos são naturalmente mais doces; podendo serem tintos, brancos ou rosés ou mesmo, espumantes. Ainda podem ser consumidos sem nenhum acompanhamento, simplesmente auxiliando na digestão e proporcionando muito prazer ao degustador.

O serviço já tem adeptos até para os aplicativos, temos restaurantes criando propostas de harmonização para delivery; para cada prato entram uma ou duas opções de rótulos que o cliente pode incluir no carrinho. E receber em casa a experiência perfeita; sim no aconchego da sua casa, está é uma experiência potencializada.

Existem várias maneiras de iniciar esta história de sucesso, basta navegar pelos mares de espumantes que o Brasil tem, cada vez mais reconhecidos no mundo todo; ou pelos oceanos dos Brancos e Tintos de todas as nacionalidades. Aqui posso deixar mais uma dica: uma carta com uma variedade mais enxuta, para quem esta começando tem seu  impacto e não confunde o cliente, cartas muito extensas necessitam de um profissional para ajudar a explicar todas as combinações que podem ser realizadas. E o nosso objetivo é levar a experiência da harmonização de maneira descomplicada e leve.

Tudo isso leva o cliente para o universo do “hummm que combinação”! E quem proporcionou isto a ele, a certeza de que ele voltará, para mais do mesmo ou para sempre experimentar algo novo, mas que o leve para o prazer da mesa. O estabelecimento, por sua vez, ganha o cliente e de quebra um lucro bem maior; costumo dizer que todos saem felizes de uma boa harmonização

emfoco

Vanessa Luciane Vaz - Sommelier pelo Centro Europeu 2014 - Nutricionista Coordenadora de Operações na Risotolandia Industria e Comercio Ltda atuando ativamente no desenvolvimento do serviço para a área hospitalar da empresa, que também atende indústrias, escolas e outras entidades públicas e privadas. Formada pela UFPR/98, Especialista em Nutrição Clínica UFPR/2000, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV/2007, trabalhando na área há 22 anos

Seção Acontece - Mercado

banner
Agenda

emfoco

AGENDA 2022

Mercado de Alimentação - Food Service

 

Mostre sua Feira, Evento, Curso, Congresso, para o Setor de Alimentação

Mais de 35.000 Profissionais recebem Notícias e Informações através do nosso Portal Marketing Nutricional e de nossas ações de divulgação do que irá acontecer durante o ano.

Profissionais da área da Alimentação

Nutricionistas, Chefs, Gerentes, Confeiteiros, Cozinheiros, Proprietários de Restaurantes que procuram por novidades, conhecimento e atualização, acompanhem os Cursos e Eventos para os profissionais do segmento.

Vocês poderão através de uma pequena e simples pesquisa na Agenda do Portal Marketing Nutricional conferir o que acontece no seu mercado e os Cursos . Eventos e Feiras que desejam participar.

MERCADO DE ALIMENTAÇÃO 2022 - Feiras, Cursos e Congressos

 

descrição da imagem

Escolha seu módulo ou participe de todos

Marcia Melo - Curso Online - GESTÃO ESTRATÉGICA EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

√ Curso Completo: 4 Módulos

Info e inscrições: Marcia Melo no Link da Bio: Instagram: @nutri.marciamelo

 

Faça sua divulgação: feira, curso ou evento estarem mais perto de quem busca informação no setor Food Service! Faça sua divulgação com o EM FOCO Food Service Marketing Nutricional.

descrição da imagem

Sua Feira, Evento, Congresso com mais visibilidade no Food Service!

Entre em contato conosco para tomarmos um café e conversarmos

Quer saber mais!contato

Seção SND Hospitalar

banner
SND Hospitalar

Hospitalar

A Evolução da Alimentação e Hotelaria Hospitalar nos últimos 5 anos

Por Marisa Resende

emfoco

Para falar sobre a evolução da Alimentação e Hotelaria Hospitalar, acredito que precisamos voltar um pouco da história e entender como nasceram estes serviços dentro de um Hospital.

Podemos achar referência da importância terapêutica dos alimentos, desde a antiguidade.

As características de instituições sociais e hospitais com uma longa trajetória refletem teorias sobre a doença, necessidades impostas pela sociedade e forças históricas. Os hospitais foram instituições religiosas, cujos dogmas orientaram seus propósitos. Estruturaram-se não como local de cura ou de prorrogação da vida, mas sim para a prática da caridade, e acolhiam não só os enfermos, mas todos aqueles que necessitavam asilo. Prestava assistência aos pobres e servia para segregação e exclusão do doente, visando proteger os demais do perigo que estes doentes representavam. A assistência material e espiritual concentrava-se nos últimos cuidados e no sacramento. O processo era coordenado por religiosas, com todo cuidado e asseio.

No fim do século XVIII, o hospital iniciou sua função terapêutica, passou a ser aberto à visitação e observação sistemática dos processos.

Florence Nightingale, já em 1860 relatava nas suas notas de Enfermagem indicadores do descuido com a alimentação do paciente hospitalizado - problemas no horário da alimentação hospitalar e fome na internação devida à inobservância das necessidades do doente.

A recomendação de variedade, personalização, flexibilidade e moderação da alimentação, bem como preconização da ingestão de alimentos cozidos e de fácil digestão eram preceitos de uma dieta saudável recomendados para o doente. A cocção era destacada como um processamento benéfico, que podia proporcionar propriedades terapêuticas ao alimento. Havia um controle rigoroso da dieta pelo médico, caracterizado pelo comedimento na quantidade e por horários regulares da alimentação, visando restabelecer o doente e evitar que outras doenças surgissem.

Na lista de alimentos usualmente utilizados para os pacientes, Florence Nightingale já questionava, em 1860, a crença no valor nutritivo do caldo de carne e as vantagens da araruta como veículo para o vinho e como tônico de preparo rápido. Enaltecia os laticínios como os mais importantes alimentos para o doente, associados a farinhas como araruta, tapioca, sagu, trigo, aveia, cevada e outras, os famosos mingaus.

A alimentação era muito reconhecida para a melhoria do estado de saúde do paciente, mas era mais no alimento mesmo. Fornecia-se alimento, frutas recomendadas pelos médicos e produtos como carnes, cereais, verduras e legumes, mas as preferências, a apresentação, o valor sensorial não eram considerados como importante. Com isso surgiu o famoso ditado “comida de hospital”.

A boa qualidade sensorial é de extrema importância para que um alimento seja consumido, pois o ser humano não se alimenta pensando somente em sua nutrição. Ele se alimenta considerando sua cultura, suas preferências, seu agrado, independentemente de seu valor nutritivo, e rejeita outros, chegando até a se negar a experimentar os que fogem do seu padrão alimentar, à sua herança familiar ou por problemas de ordem psicológica. Se pensarmos no indivíduo enfermo, acamado ou com necessidades especiais, confinado em um ambiente fora do lar, percebemos o quão é importante trabalhar cuidadosamente sua alimentação para uma melhor aceitação.

Considerando a introdução do conceito de Hotelaria, dentro do ambiente hospitalar, baseado no ideal de acolher e bem receber remetendo à qualidade e conforto, a alimentação não poderia ficar de fora.

A atmosfera competitiva entre os hospitais e o surgimento de novos conceitos de atendimento, que influenciam positivamente cada segmento da organização a buscar melhorias e a desafiarem os profissionais, também desafia a Nutrição a prestar assistência que vai além de proporcionar uma dieta equilibrada. O conceito de gastronomia aliada à nutrição passa introduzido e ser um diferencial no atendimento de expectativas crescentes dos clientes. Estes desafios da implantação da gastronomia nas dietas hospitalares vão desde a identificação das necessidades e expectativas dos pacientes, até a tradução mais fidedigna em produtos saudáveis, nutritivos, atrativos e saborosos e, principalmente, que colaborem para a manutenção e recuperação do estado nutricional. E Ainda é necessário resgatar a associação do prazer ao consumo de alimentos, mesmo que façam parte de dietas restritas e controladas.

Nos últimos 5 anos, vejo mais consolidado este conceito de Gastronomia dentro dos Hospitais.

O trabalho voltado para uma melhor aceitação e acolhimento do paciente através da alimentação, a implantação do poder de escolha dos alimentos através de opções de cardápio, a possibilidade do paciente ser atendido nos detalhes que agregam valor ao seu emocional, a implantação de restaurantes e cafeterias para atendimento de acompanhantes e visitantes, vem cada vez se aperfeiçoando mais nos últimos anos, proporcionando uma experiência diferente dentro do ambiente hospitalar e jogando por água abaixo o conceito de “comida de hospital” que é feia e sem gosto.

emfoco

Marisa Resende Coutinho
Gerente de Nutrição do Grupo Santa Joana
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto
Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. MBA em Gestão de Serviços de Saúde. Vasta experiência em processos de Qualidade nas áreas de Nutrição e Hotelaria, com implantação e gerenciamento conforme certificações internacionais Qmentum e Joint Comission

Seção Alimento Seguro

banner
Alimento Seguro

ALIMENTOS SEGUROS

Alimentação Transportada: Principais processos para diminuir o risco de contaminações

Por Fernanda Amorim

emfoco

No mercado de alimentos observa-se crescimento no fornecimento de refeições transportadas como uma realidade nacional. A solução é hoje utilizada por empresas localizadas tanto em grandes centros urbanos como também em locais remotos e de difícil acesso. É um serviço que oferece praticidade aos contratantes, uma vez que todo o trabalho e parte burocrática relacionada com a produção de refeições ou dietas fica por conta de uma cozinha industrial, assim como o seu transporte e distribuição. A entrega dos alimentos, já prontos para consumo, muitas vezes, ocorre em locais onde possivelmente não haveria estrutura apropriada para a sua produção.

São diversos os benefícios que os empregadores em geral podem ofertar a seus colaboradores - dentre eles, os que se destinam a alimentação. Apesar de não ser um dever trabalhista perante a lei, inúmeras empresas distribuídas ao longo de todo o território brasileiro utilizam em seus programas de benefícios corporativos a destinação de recursos para alimentação, visando, entre outros fatores, a manutenção da qualidade de vida de seus funcionários, além dos incentivos fiscais. Caso a empresa empregadora opte pela contratação de refeições ou dietas transportadas, a distribuição pode ser em forma individual - como marmitex, previamente envasadas antes do transporte; ou a granel, em que o alimento é acondicionado em GN's (denominação utilizada para cubas gastronômicas, podendo ser utilizado outro utensílio similar), com porcionamento no local de entrega.

No entanto, trabalhar com este formato compreende alguns desafios: o controle deve ser realizado de forma severa em toda a cadeia de produção, desde a aquisição de matérias-primas até a distribuição das preparações – e principalmente na etapa de transporte, para garantir a integridade e a qualidade dos produtos. É essencial que todo o controle seja ficado em minimizar perdas nas refeições e danos à saúde do consumidor em causadas por DVAs (doenças veiculadas por alimentos). Até mesmo a elaboração do cardápio deve ser realizada de forma mais cuidadosa, atentando para preparações com maior risco de contaminação, uma vez que as condições podem ser favoráveis para um rápido crescimento de microorganismos ou toxinas causadoras de toxinfecções alimentares. Do ponto de vista microbiano, o ambiente (que no caso, são as preparações) é propício, uma vez que há enorme disponibilidade de nutrientes, umidade, pH e temperatura ótimos para sua multiplicação.

Por estes motivos as empresas que executam o fornecimento de refeições transportadas devem ter implementado um sistema de gestão de Boas Práticas de Fabricação com protocolos rígidos, sustentados por processos padronizados e sistemas eficientes, pautados na legislação preconizada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A ANVISA é a principal responsável pela fiscalização e regulamentação do transporte de alimentos no país – contudo, é possível que haja em determinados locais, legislações estaduais e municipais incidindo sobre o assunto, com normas complementares. Em nível nacional, as normas mais utilizadas atualmente, são a Portaria MS nº 326, de 30/07/1997; Resolução RDC nº 275, de 21/10/2002; e Resolução MS n° 216, de 15/09/2004. No estado de São Paulo pode-se ainda citar a Portaria CVS 5, de 09/04/2013.

Dos Pontos Críticos de Controle (PCC) que merecem destaque no controle de qualidade de refeições transportadas, o mais importante é o controle de temperaturas. O monitoramento precisa ser rigoroso: após o término do preparo, quando já se tem as preparações prontas, é preciso cuidado redobrado nas etapas de transporte e espera para a distribuição do alimento. A melhor maneira de minimizar a ocorrência de toxinfecções alimentares é evitar que a temperatura dos alimentos atinja a faixa ideal para a multiplicação microbiana -n como células esporuladas que resistem ao aquecimento e que quando presentes em alimentos destinados a coletividade podem causar doenças atingindo grande número de consumidores. O impacto de uma ocorrência dessas para uma empresa do ramo pode ser sério, de modo a afetar a continuidade de seus negócios.

É recomendado o uso de contêineres isotérmicos (popularmente conhecidos no ramo como "hotboxes" e "marmiboxes") que são ferramentas essenciais para a conservação da temperatura dos alimentos transportados. As preparações, quando armazenadas nestes utensílios para transporte, vão perdendo a temperatura mais lentamente, tendo em vista sua capacidade de isotermia. Ao utilizá-los, no entanto, deve ter um cuidado especial com a higienização dos mesmos antes de cada utilização.

Muitos são os critérios voltados para a integridade das preparações do ponto de vista higiênico-sanitário, mas um outro fator crucial que exige total atenção é a qualidade das mesmas em termos de características sensoriais dos alimentos, de modo a atender as expectativas dos consumidores. Sabe-se que de maneira geral a comida transportada sofre as ações da elevação inadequada da temperatura e do tempo decorrido após a produção, em transporte, reaquecimento e distribuição, acarretando em alterações organolépticas e nutricionais. Para evitar intercorrências, é recomendável limitar nas opções de preparações do cardápio (excluindo ou mantendo determinados pratos), para preservar a apresentação no ato da entrega.

Todas as preocupações e responsabilidades relativas à qualidade das refeições produzidas e transportadas cabem não somente às cozinhas industriais, mas também aos restaurantes comerciais que realizam entrega de pedidos por delivery. Nos tempos atuais, com a agilidade da troca de informações que se dá através do meio digital, qualquer empreendedor do ramo de food service sabe que sua reputação pode ajudar a impulsionar ou derrubar as vendas. Por isso, é importantíssimo manter a produção sob controle, visando o atendimento à legislação sanitária, para evitar reclamações e problemas envolvendo clientes e a comida que é entregue em suas casas.

A padronização de processos de modo a garantir melhor qualidade na elaboração e transporte de refeições e dietas, seguindo todas as exigências estabelecidas é um trabalho complexo, mas que gera maior credibilidade e competitividade das empresas frente ao mercado.

O fornecimento de refeições transportadas é uma das modalidades de benefício previstas no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). O Programa foi regulamentado na década de 90 com objetivo de melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores brasileiros de baixa renda, tornando-os mais resistentes à fadiga e menos suscetíveis a serem acometidos por doenças, além de aumentar a sua produtividade. A lei não obriga empresas a participarem do PAT, trata-se de adesão voluntária. De acordo com a legislação que regulamenta o Programa, sempre que forem destinados recursos aos colaboradores para alimentação, por parte do empregador, estes somente não podem ser concedidos em dinheiro. Tirando essa única hipótese, há outras formas pelas quais o empregador pode optar, tais como:

● Implementação de serviço de distribuição de alimentos aos funcionários dentro do próprio estabelecimento em que o trabalho é prestado, para produção de refeições por autogestão;

● Contratação de empresa terceirizada para preparar e servir os alimentos dentro de seu estabelecimento;

● “Vale-alimentação”, em que o trabalhador utiliza o benefício para comprar alimentos no supermercado;

● “Vale-refeição”, em que o trabalhador pode utilizar o benefício fazendo refeições em qualquer restaurante conveniado ao PAT;

● Fornecimento de cestas de alimentos adquiridas de empresas conveniadas ao PAT;

● E a distribuição de refeições transportadas, em que uma empresa terceirizada é contratada para preparar alimentos para os funcionários em sua própria sede, transporta, e entrega em local determinado pela empresa contratante.

emfoco

Fernanda Amorim - Nutricionista graduada pela Universidade Católica de Santos, com Especialização em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).Gestora de Unidades de Alimentação e Nutrição / Supervisora em Refeições Coletivas / Auditoria e Consultoria Nutricional - em âmbito industrial e hospitalar. Docente em Curso Técnico em Nutrição e Dietética.

Informe Publicitário

banner

Carnes fracionadas e embaladas a vácuo para restaurantes

A Chef Meat quer somar junto com seu negócio.

Queremos oferecer mais praticidade para sua cozinha, somos um açougue que está inovando o modo como vendemos nossos produtos, agregando valor a uma simples compra de carne.

Trabalhamos com produtos frescos com chegada de bois de segunda e quinta-feira, nossos profissionais são qualificados e prezamos pela qualidade que você vai colocar na mesa do cliente.

Nosso principal diferencial são as embalagens a vácuo fracionadas para sua necessidade, assim facilita o seu controle, sua organização fica mais prática, evita desperdícios, facilita o trabalho do cozinheiro, fazendo você ganhar em diversos sentidos.

banner

Entre em contato conosco, que tal batermos um papo sem compromisso?

Quero entrar em contato

CONSULTORIAS

Tecnologia de Resfriamento Adequado para Conservação de Frutas e Vegetais

Por Zoraide Gutierrez

emfoco

No país, cerca 30% das frutas produzidas não chegam até a mesa do consumidor, fato que coloca o Brasil entre os países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Estudos mostram que a maior parte das perdas que ocorrem na pós-colheita, entre as causas mais relevantes está a ausência do armazenamento refrigerado (LIMA, 2016). A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem incentivado em todo o mundo campanhas de estímulo ao consumo de hortaliças e frutas. O desafio é que, tanto frutas, hortaliças e vegetais, são extremamente perecíveis, sendo necessária a utilização de tecnologias que proporcionem maior conservação e melhor armazenamento dos produtos, e principalmente, garantam sua qualidade ao consumidor final.

O resfriamento, além de ser o método mais simples para retardar a deterioração de frutas e hortaliças, ela exige uma gestão eficaz para realmente ter o controle do aspecto com maior influência sobre a manutenção da qualidade do produto em armazenamento, a temperatura (RUIZ-GARCIA; LUNADEI, 2011). Para garantir um controle rígido da temperatura e da umidade relativa desde a colheita, passando pelos contêineres de transporte, é preciso uma cadeia de frio eficaz. Ou seja, um processo logístico de baixa temperatura assegure o controle dessa temperatura por todo esse caminho, garantindo a manutenção das condições de conservação em cada elo da cadeia (CARULLO et al., 2009). Por isso, monitorar e analisar de perto as alterações de temperatura que podem ocorrer no manuseio, transporte e armazenamento em contêineres, caminhões e câmaras refrigeradas, é um dos passos mais importantes a ser implantado pela empresa responsável e garantir a segurança da qualidade (RUIZ-GARCIA; LUNADEI, 2011).

Fellows (2006) define o resfriamento como o processo de redução da temperatura do alimento entre -1 e 8°C e é utilizado para inibir o crescimento microbiológico, prolongando a vida de prateleira tanto de alimentos frescos, quanto processados. A operação ajuda a manter as características sensoriais e nutritivas do alimento, passando a percepção de alimentos de alta qualidade, “saudáveis”, “naturais” e “frescos”. A vida útil dos produtos é aumentada com a refrigeração devido a diminuição de 2 a 3 vezes na velocidade da respiração a cada 10°C diminuídos (FENNEMA et al., 2010).

Esse método ajuda a manter as características naturais do produto e a prolongar um pouco a sua vida útil, mas não elimina totalmente os microrganismos, apenas inibe seu ciclo de reprodução retardando a deterioração do alimento (LINO, 2014).

Para a refrigeração funcionar de forma realmente eficiente, é necessário o estudo das temperaturas ideias para cada tipo de alimento, já que a temperatura errada pode promover o crescimento de microrganismos, causando o efeito contrário ao desejado. É importante também a prática de assepsia para armazenamento do produto, evitando a proliferação de microrganismos que se desenvolvem em temperaturas próximas a 0° C (CESAR, 2008).

Outra questão importante a se considerar é a sensibilidade de alguns alimentos ao frio, principalmente as frutas e hortaliças que podem sofrer danos como alteração da cor, textura e murchamento das folhas em temperaturas entre 10°C e 13°C, além de libração de produtos voláteis (AZEREDO, 2012).

O bom uso do frio por meio da uma cadeia do frio bem estruturada e organizada exerce uma grande importância na manutenção da qualidade das frutas e/ou hortaliças e/ou vegetais. Ao serem removidas da planta, as frutas/hortaliças/vegetais estão respirando e transpirando como qualquer ser vivo. Como ela não pode-se abastecer de nutrientes e água da planta ela deve sobreviver em base a suas próprias reservas acumuladas no campo. Quanto maior for a temperatura, a fruta e/ou hortaliça respira mais rápido, consume antes suas reservas e morre mais rápido. Pelo contrario, com temperatura mais baixa o efeito é o inverso.

Assim o resfriamento tem três finalidades: 1. Reduzir a atividade biológica do vegetal, retardando o processo de maturação; 2. Diminuir a atividade dos microrganismos; 3. Minimizar a perda de água do vegetal. Os fatores que afetam o armazenamento refrigerado são: temperatura, umidade relativa e velocidade de circulação do ar. Dentre eles o mais importante é de longe a temperatura. A temperatura é responsável por aproximadamente 70% de uma boa conservação. Existe uma temperatura específica para cada espécie de fruta e/ou hortaliça.

Os melhores resultados de uma boa conservação são obtidos quando se utiliza essa temperatura sem flutuações na câmara fria. Por isso é importante não interromper nunca a cadeia do frio. Uma variação de 1°C ou 2°C acima ou abaixo a temperatura recomendada é muito prejudicial para a qualidade da fruta e/ou hortaliça. O empilhamento adequado e a circulação de ar apropriada na câmara fria ajuda a diminuir as flutuações de temperatura.

Algumas frutas e/ou hortaliças são armazenadas a baixa temperatura, em torno de 0ºC a 1°C como maçã, pera, pêssego, uvas, morango, ameixa, mirtilo, alho, alface, aspargo, cenoura, beterraba, dentre outros; Outras são armazenadas a temperaturas intermediarias entre 3°C e 8°C como a laranja, bergamota e vagem; outras são armazenadas em altas temperaturas, entre 10°C e 14°C como banana, mamão, lima, limão, manga, pepino, pimentão, abóbora dentre outras. A umidade relativa do ar também afeta a qualidade do produto. A umidade muito baixa produz a desidratação (murchamento) do vegetal. Pelo contrário, se for muito alta os problemas com as podridões aumentam.

Para a maioria das frutas e/ou hortaliças recomenda-se alta umidade relativa do ar, em torno de 90-95%. Por outro lado, o ar deve ter uma velocidade ideal de circulação, para manter a temperatura uniforme. É importante que o empilhamento seja adequado para não bloquear a passagem do ar no interior da câmara fria. A temperatura recomendada para cada fruta e/ou hortaliça deve ser mantida na propriedade rural, no transporte e na comercialização (postos de venda), sem interromper a cadeia do frio, para assim manter da melhor forma a qualidade do vegetal.

Referências Bibliográficas

- AZEREDO, H.M.C. Fundamentos de estabilidade de alimentos. Brasília: Embrapa, 2012.

- CESAR, L. Métodos de conservação de alimentos: Uso do frio. 2008

- CARULLO, A.; CORBELLINI, S.; PARVIS, M.; VALLAN, A. A wireless sensor network for cold-chain monitoring. IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement, v. 58, n. 5, p. 1405-1411, 2009.

- FENNEMA, O. R.; DAMODARAN, S.; PARKIM, K. L. Química de Alimentos de Fennema, 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 900 p.

- FELLOWS, P.J. Tecnologia do Processamento de Alimentos: princípios e práticas. São Paulo: Artmed; 2006.

- LIMA, Julie A. D. Métodos para Conservação de Frutas e Hortaliças. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2016.

- LINO, G.C.L.; LINO, T.H.L. Congelamento e refrigeração. Londrina: UTFPR, 2014.

- PEREDA, J.A.O.; et al. Tecnologia de alimentos. Porto Alegre: Artemed, 2005. 255 p.

- RUIZ-GARCIA, L.; LUNADEI, L. The role of RFID in agriculture: applications, limitations and challenges. Computers and Electronics in Agriculture, v. 79, n. 1, p. 42-50, 2011.

emfoco

Zoraide Gutierrez - Técnica em Alimentos, Bióloga e Especialista em Segurança de Alimentos, com Grande expertise no setor de qualidade de embalagens e alimentos, com trajetória em industrias de médio e grande porte. Supervisora de Qualidade na indústria WBM Alimentos Ltda.

Publicidade

Vigilância Sanitária

 

emfoco

Dr. Êneo Alves da Silva Jr- Traz mais informações sobre as questões Sanitárias, através destas informações você pode estar atualizando-se, informando-se e fazendo um melhor controle - Sócio/Diretor da CDL .

 

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

  Dispõe sobre os padrões microbiológicos de alimentos e sua aplicação

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

Conheça as novas publicações da Anvisa:

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 331, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 60, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

Preencha o formulário e receba o pdf das novas publicações da Anvisa:

Vigilância Sanitária

Oferecimento da Seção

banner
Receita

 

Sanduíche de Tofu

Chef Alexandre Ribeiro


descrição da imagem

 

Ingredientes

✔ 4 fatias de pão integral
✔ 1/2 xícara (chá) de tofu picado
✔ 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
✔ 1 cenoura cozida
✔ Folhas de rúcula a gosto
✔ Pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo:

1. Bata no liquidificador o tofu, o azeite, a cenoura, o sal e a pimenta-do-reino.

2. Depois, passe a mistura sobre os pães e coloque as folhas da rúcula.

3. Sirva em seguida.

Chef Alexandre Ribeiro,
Instagram: @alegastronomia

Sorvete de Frutas

Nutricionista Isabel Kawakami


descrição da imagem

 

Ingredientes

✔ 1 Manga em rodelas.
✔ 5 Fatias de abacaxi.
✔ 6 bananas bem maduras.
✔ 2 colheres de sopa de leite em pó.
✔ ½ xícara de água ou leite vegetal.
✔ 1 galhinho de hortelã para decorar se você gostar

 

Modo de Preparo

Comece descascando as frutas, em seguida corte-as em cubos e congele-as.
Reserve  1 fatia do abacaxi  já cortada em cubinhos.
Depois delas congeladas você vai adicioná-las a um liquidificador juntamente com o leite em pó e a água e bata vagarosamente até que fique na consistência de sorvete, adicione os cubinhos de abacaxi que você reservou, misture bem e coloque em um pote e leve ao freezer por aproximadamente 2 horas e sirva em seguida.
Se você gostar de hortelã, use para decorar.
Nível de dificuldade= 1
Tempo de Preparo= 2 horas
Porções= 4 porções média (8 bolas de sorvete)

Nutricionista Isabel Kawakami,
Atua na área clínica com abordagem comportamental, meus atendimentos acontecem de forma on-line e Personal Diet, sou coaching em mindfulness e mindful eating e coaching nutricional pela ACN. Sempre fui apaixonada pela cozinha, principalmente por receitas fáceis, práticas, saudáveis e econômicas. Na faculdade gostava muito de organizar eventos e nos estágios de UAN sempre me destacava nas receitas com o Aproveitamento Integral dos Alimentos. Antes de ser Nutricionista fui Coordenadora da Pastoral da Criança.

Instagram: @isakawa_nutri

Tartelete de Brigadeiro

Chef Wellington Jacinto


descrição da imagem

 

Ingredientes

Massa podre

✔ 180 gramas de farinha de trigo
✔ 40 gramas de açúcar
✔ 5 gramas de sal
✔ 1 ovo

Recheio

✔ 300 gramas de chocolate
✔ ½ amargo - fracionado ou em barra
✔ 1 caixinha de creme de leite

 

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture com as mãos;
Forre o fundo e as laterais de forminhas de empadinha;
Para deixar com um acabamento mais bonito, retire o excesso de massa com uma faca;
Leve as forminhas para a geladeira por 15 minutos, enquanto isso pré-aqueça o forno a 200ºC;
Quando passar esse tempo retire as forminhas da geladeira e faça furos com um garfo no fundo das forminhas;
Leve ao forno que já pré-aqueceu e deixe por aproximadamente 20 minutos ou até que comece a ficar douradinha.

 

RECHEIO

Derreta o chocolate picado em banho-maria;
Quando derreter adicione o creme de leite e misture bem;
Desenforme as tortinhas e recheie.

Chef de Cozinha Sênior Massima Alimentação - Wellington Jacinto,
15 anos de experiência em restaurantes corporativos, comerciais ( inclusive Cozinhas portuguesa e coreana), buffets, liderança de grandes equipes. Formação em Gastronomia, com cursos de cozinheiro, chef de cozinha, confeitaria, garde manger.

 

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp

Selo do Patrocinador

banner

OFFE

banner

Certificados Conteúdos - Artigos 2018

banner

Fornecedores

banner

Certificados Conteúdos - Artigos 2017

banner

Veja como Anunciar

banner

MERCADO PROFISSIONAL

banner

ENTREVISTA

banner

COLUNISTAS MN

banner

BLOG DOS PROFISSIONAIS

banner

Edições Anteriores - EM FOCO Food Service

banner Saiba mais...

DIVULGAÇÃO - DESCONTO PARA CLIENTES DO EM FOCO FOOD SERVICE

banner

Mantenedores

banner

Emprego

Notícias do Setor de Alimentação. Cadastre-se!

Rafael Duarte - Colunista MN

Chef - SidCoelho Colunista MN

Chef Paulo Silva

CENTRAL FOODS - Distribuidora Completa

Open Offices

Zilma Tavares - Colunista MN

365 - Melhorando as Cozinhas Food Service

EXPOMEAT 2019 - Apoio Mídia Marketing Nutricional

Ger. Corp. Itabom - Camacho Colunista MN

Thais Tami Kenko Assessoria: Colunista MN

DIVULGAÇAO

banner

DIVULGAÇAO

banner

DIVULGAÇAO

banner

O verdadeiro Frango Caipira desde a criação. Cocoricór

DIVULGAÇAO